Direito - 05 out 2018

Projeto “Justiça se aprende na escola” faz com que estudantes de Direito ensinem e aprendam

Acadêmicos colaboram com ações em escolas municipais

Estudantes de Direito da PUCPR concluíram o projeto “Justiça se aprende na escola”, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que tem o objetivo de orientar alunos da rede pública municipal por meio de palestras e atividades com desembargadores, juízes, promotores e advogados.

Os profissionais explicam seu papel na sociedade, esclarece questões sobre cidadania e justiça. O programa é divido em três fases: na primeira, as crianças recebem, juntamente com revistas, orientações sobre o exercício da cidadania. Na seguinte, escolas são visitadas por um advogado, um promotor, um desembargador e/ou juiz.

Na última etapa, cerca de 200 estudantes são levados para conhecer o Tribunal de Justiça e têm acesso à sala do Desembargador presidente, ao Esplanada e ao Tribunal Pleno.

Para a professora Fernanda Pinheiro, que leciona no curso, essa ação trouxe experiência e aprendizado aos acadêmicos: “Esse foi um projeto piloto. Quando começou, a gente nem imaginou que nossos estudantes participaram. Mas participaram e foi muito produtivo. Os funcionários e juízes elogiaram bastante.”