Destaque - 18 out 2018

Congresso que acontece na PUCPR aborda Direito e Desenvolvimento Sustentável

VIII Congresso Internacional de Direito e Sustentabilidade será realizado nos dias 7 e 8 de novembro

Nos dias 7 e 8 de novembro, o auditório TUCA da PUCPR receberá o VIII Congresso Internacional de Direito e Sustentabilidade, organizado pelo Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público – IBAEDP e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito de diversas universidades brasileiras. O foco central da programação é o futuro do Direito e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A coordenação executiva é das professoras Larissa Milkiewicz (PUCPR) e Maria Cristina Lima Pastre (UniBrasil). As inscrições gratuitas poderão ser feitas aqui.

A palestra de abertura sobre “Constituição e Agenda 2030” será apresentada, no primeiro dia de evento às 8h30, pelo professor Juarez Freitas, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador científico do encontro. Na sequência, a partir das 8h45, começarão as apresentações do primeiro painel sobre “Direito Público e sustentabilidade” com os professores Vladimir Passos de Freitas (PUCPR) e Daniel Wunder Hachem (PUCPR e UFPR), Suely Araújo (IBAMA) e do desembargador federal Fernando Quadros (TRF4).

O professor Rafael Moreira (Ajufergs – Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul) preside o quinto painel, que versará sobre “Sustentabilidade e controle”, às 10h30. O tema será apresentado pelo conselheiro Sebastião Helvecio (TCE-MG – Tribunal de Constas de Minas Geais) e pelos professores Edilson Nobre (Universidade Federal de Pernambuco), Orlando Javier Moreno (Universidade de Buenos Aires) e Vivian Lima López Valle (PUCPR).

Às 19h15, começará o sexto painel do congresso sobre “Sustentabilidade na Administração Pública: Estado e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. A professora Marilena Winter (PUCPR) preside o painel que terá explanações dos professores Sergio Guerra (FGVRJ), Adriana da Costa Ricardo Schier (UniBrasil e diretora do IPDA), Celina Botin (ITSRIO – Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio) e da conselheira Sabrina Iocken (TCESC – Tribunal de Contas de Santa Catarina). O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler e o professor Juarez Freitas encerram o Congresso, às 21 horas. Para a programação completa e mais informações, clique aqui.

Serviço:

VIII Congresso Internacional de Direito e Sustentabilidade

Data: 7 e 8 de novembro, das 8h45 às 12h e das 19h às 21h

Local: Auditório TUCA – Anfiteatro da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, prédio da Biblioteca, 1155 – Prado Velho – Curitiba (PR))

Inscrições gratuitas e vagas limitadas: clique aqui.

Para a programação completa e mais informações, clique aqui.

* Texto escrito pela assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, com adaptações da PUCPR.