Pesquisa e Inovação

A pesquisa na ECA está concentrada em dois principais grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo eles: Estudos Comunicacionais, com linhas em gestão, tecnologias e ambientes midiáticos Comunicação e Artes, com linhas em estética, arte, tecnologia, criatividade, estilo e linguagens.

· Estudos Comunicacionais, com linhas em gestão, tecnologias e ambientes midiáticos.
· Comunicação e Artes, com linhas em estética, arte, tecnologia, criatividade, estilo e linguagens.

Os grupos são formados de professores pesquisadores e estudantes com projetos de final de curso, PIBICs, ou demais modalidades de pesquisa.

Coordenação: Profº. Suyanne Toletino

Ementa:

Estudos de Comunicação, gestão e tecnologias da comunicação, com ênfase em estudos de Gestão e Tecnologias da Comunicação e Cultura e Ambientes Midiáticos.

Linha de pesquisa: Gestão e Tecnologias da Comunicação

Estudos das aplicações tecnológicas, em seus âmbitos cultural, social e econômico, nas práticas de comunicação. São objetos de Investigação a comunicação, organizacional ou mercadológica, em instituições privadas, governamentais ou não governamentais.

Linha de pesquisa: Cultura e Ambientes Midiáticos

Estudos da produção cultural e suas relações com o contexto midiático. Envolvem processos de criação, produção, recepção, consumo e apropriação. São temas de interesse: formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Coordenação: Profª. Dra. Adalgisa Oliveira

Ementa

Este Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes busca repercussão nos campos da Estética, Arte e Tecnologia; as interfaces entre arte, ciência, tecnologia e mídia; a estética na comunicação e nas artes e performance e ação comunicativa. Temas como novas tecnologias corporais; assim como no campo da Criatividade e Inovação e estilo, discurso e linguagem.

Linha de pesquisa: Estética, Arte e Tecnologia

Estudos sobre a percepção, observação e construção do belo. As interfaces entre arte, ciência, tecnologia e mídia. A estética na comunicação e nas artes. História da arte. Performance e ação comunicativa. Novas tecnologias corporais.

Linha de pesquisa: Criatividade e Inovação

Estudos de processos criativos nas artes e na comunicação. Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Práticas transmidiáticas, criação e inovação colaborativa. Processos do conhecimento e gestão de ideias. Inventividade e experimentação.

Linha de pesquisa: Estilo, Discurso e Linguagem

Estudos sobre expressão, produção e análise de conteúdos. Gêneros, formatos, estilo e linguagem nos discursos. Evolução histórica e social do conteúdo comunicacional e artístico. A segmentação e a especialização dos discursos.

Linha de pesquisa: Estilo e Linguagem

Estudos dos aspectos históricos e sociais; Gêneros e formas de discurso e expressão artística; Processos comunicacionais; Estilo e linguagem nos discursos; Segmentação e Especialização; Expressão, produção e análise de conteúdo.

Por meio da pesquisa temos a chance de descobrir novos caminhos, olhares e perspectivas. Temos estímulos para ampliar nossa capacidade criativa e crítica. Temos condições de construímos um caminho único e autêntico no caminho da formação acadêmica.

A pesquisa ocorre de forma transversal ao longo do curso, como método de ensino em diversas áreas do conhecimento. Mas, além disto, também é estimulada por programas institucionais próprios, como o PIBIC e o PIBITI. Atualmente cerca de 50% dos professores lotados na ECA estão envolvidos nesta modalidade de pesquisa. Estudantes do 2º ao 7º período são convidados à participar.