Pesquisa e Inovação

A pesquisa na ECA está concentrada em dois principais grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo eles:

• Estudos Comunicacionais, com linhas em gestão, tecnologias e ambientes midiáticos.
  • Comunicação e Artes, com linhas em estética, arte, tecnologia, criatividade, estilo e linguagens.

Os grupos são formados de professores pesquisadores e estudantes com projetos de final de curso, PIBICs, ou demais modalidades de pesquisa.

Coordenação: Profº. Suyanne Toletino

Ementa:

Estudos de Comunicação, gestão e tecnologias da comunicação, com ênfase em estudos de Gestão e Tecnologias da Comunicação e Cultura e Ambientes Midiáticos.

1﴿ linha de pesquisa: Gestão e Tecnologias da Comunicação

Estudos das aplicações tecnológicas, em seus âmbitos cultural, social e econômico, nas práticas de comunicação. São objetos de Investigação a comunicação, organizacional ou mercadológica, em instituições privadas, governamentais ou não governamentais.

2﴿ Linha de pesquisa: Cultura e Ambientes Midiáticos

Estudos da produção cultural e suas relações com o contexto midiático. Envolvem processos de criação, produção, recepção, consumo e apropriação. São temas de interesse: formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Coordenação: Profª. Dra. Adalgisa Oliveira

Ementa

Este Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes busca repercussão nos campos da Estética, Arte e Tecnologia; as interfaces entre arte, ciência, tecnologia e mídia; a estética na comunicação e nas artes e performance e ação comunicativa. Temas como novas tecnologias corporais; assim como no campo da Criatividade e Inovação e estilo, discurso e linguagem.

Linha de pesquisa: Estética, Arte e Tecnologia

Estudos sobre a percepção, observação e construção do belo. As interfaces entre arte, ciência, tecnologia e mídia. A estética na comunicação e nas artes. História da arte. Performance e ação comunicativa. Novas tecnologias corporais.

Linha de pesquisa: Criatividade e Inovação

Estudos de processos criativos nas artes e na comunicação. Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Práticas transmidiáticas, criação e inovação colaborativa. Processos do conhecimento e gestão de ideias. Inventividade e experimentação.

Linha de pesquisa: Estilo, Discurso e Linguagem

Estudos sobre expressão, produção e análise de conteúdos. Gêneros, formatos, estilo e linguagem nos discursos. Evolução histórica e social do conteúdo comunicacional e artístico. A segmentação e a especialização dos discursos.

Linha de pesquisa: Estilo e Linguagem

Estudos dos aspectos históricos e sociais; Gêneros e formas de discurso e expressão artística; Processos comunicacionais; Estilo e linguagem nos discursos; Segmentação e Especialização; Expressão, produção e análise de conteúdo.

Saiba Mais

A pesquisa na ECA da PUCPR é tema prioritário. Por meio da pesquisa temos a chance de descobrir novos caminhos, olhares e perspectivas. Temos estímulos para ampliar nossa capacidade criativa e crítica. Temos condições de construímos um caminho único e autêntico no caminho da formação acadêmica.

A pesquisa ocorre de forma transversal ao longo do curso, como método de ensino em diversas áreas do conhecimento. Mas, além disto, também é estimulada por programas institucionais próprios, como o PIBIC e o PIBITI. Atualmente cerca de 50% dos professores lotados na ECA estão envolvidos nesta modalidade de pesquisa. Estudantes do 2º ao 7º período são convidados à participar!

Sobre o PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação em pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, servindo de incentivo à formação em pesquisa.

Sobre o PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os estudantes de graduação do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias voltadas ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC Jr/PIBIC-EM) favorece a interação da universidade com escolas de ensino médio, com o objetivo de criar uma cultura científica no ensino médio. A participação dos estudantes ocorre em atividades de educação científica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior.

O ciclo de Iniciação Cientifica para o estudante termina com a apresentação no SEMIC (Seminário de Iniciação Científica) que acontece todos os anos entre os meses de outubro e novembro. Neste ano de 2016 acontecerá nos dias 18, 19 e 20/10.