Infraestrutura

O Laboratório de Comunicação (LABCOM) da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é um espaço de mais de 3300 metros quadrados que reúne tecnologia de ponta, disponível para a formação de profissionais altamente capacitados em novas tecnologias nas áreas de Comunicação e Artes.

O Laboratório conta com diferentes espaços que atendem os diversos cursos da ECA PUCPR. Profissionais qualificados auxiliam professores e estudantes no desenvolvimento das habilidades necessárias ao mercado de trabalho.

Amplos estúdios para gravação, produção e mixagem de áudio com tecnologia de som 5.1. Ambientes com sistemas de monitoração de áudio e vídeo, microfone profissionais, mesas de áudio alto padrão, softwares de mercado (ProTools Play List) e equipamentos de transmissão via web. Ambientes preparados para receber trabalhos de gravação de locuções, dublagens, programas jornalísticos, jingles, designer sonoro, instrumentais e vários outros ligados à produção de áudio. Os estúdios comportam até 35 pessoas sentadas para acompanhamento das práticas.

  • Cinco laboratórios de informática, totalizando 150 postos de trabalho equipados com PCs e MACs de última geração. Todas as máquinas são equipadas com o pacote Adobe Creative Cloud 2015, possibilitando a edição de áudio, imagens e vídeo no padrão profissional. Ambientes dispõem de quadros brancos para apoio ao professor e equipamentos multimídia para a projeção de vídeos.

Dois estúdios para gravação de produtos audiovisuais, sendo um com 200 metros quadrados e outro com 40 metros quadrados. Ambos equipados com câmeras e equipamentos em FullLHD, microfones sem fio, sistema de iluminação flexível, variedades de fundos e cenários, o que possibilita a criação de materiais de alta qualidade que podem ser gravados ou transmitidos ao vivo. Ambos são conectados a um switcherpadrão broadcast com mesaGrassValley, com comunicação direta ao servidor.

Ilhas de edição máster
Ilhas de edição MACs preparadas para edição de vídeo com pacote Adobe Creative Cloud 2015. Estações de trabalho interligadas aos estúdios e servidor do LABCOM, possibilitando fluxo de trabalho rápido e flexível. 

Equipamentos de áudio

Dois gravadores zoom H4, 8 mini Gravadores sony, 2 microfones Rode Videomic, Microfones de boom e dinâmicos dão suporte às necessidades de áudio. 

Câmera de cinema 16mm

Aaton xtr plus – câmera cinema super 16 

Câmera de cinema 4k

Câmera Sony NEX-fs700r Super 35 com lente 18-200mm

Unidade de externa

Visando qualidade e flexibilidade produzindo conteúdo em FullHD conta com:

  • Mesa corte Sony Anycast Touch Live
  • Gravador e monitor OLED Convergent Design Odyssey7Q
  • 2 Câmeras Sony HXR-NX5
  • Rádios Porttáteis 

Equipamentos de vídeo

15 câmeras Sony NX30 com microfones sem fio lapela ou de mão

Amplo espaço conta com cinco mesas still de fotografia com girafas Tripes, Flash e difusores Mako. Possui ainda mini-mac integrado a uma TV 65”.

Equipamentos Fotografia

Câmeras fotográficas profissionais Canon e Nikon (60D, 6D, D80, D90 e D40) têm ampla opções de lentes de macro a tele.

Acessórios para vídeo e fotografia
Tripes manfrotto para foto/vídeo, libec para vídeo, kits mako flash com bateria portátil e refletores diversos dão suporte às diversas necessidades dos projetos.

A webrádio Comunicare  é a rádio online laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR. Conta com sistemas que possibilitam a produção de programas ao vivo com participações no estúdio e por telefone. Além disso, com o uso do software Playlist (presente nas maiores emissoras de rádio) os estudantes e técnicos da Escola têm condições de manter uma programação com notícias e música 24 horas por dia.

Espaço multiuso com 50 metros quadrados úteis para as mais diversas experiências artísticas. Conta com lotação máxima de 50 pessoas sentadas. Equipado com sistema de som, iluminação cênica e projetor de imagens. Ambiente preparado para atividades cênicas inovadoras.

Camarim
Amplo espaço com condições para uso em aulas e atividades de maquiagem e trocas de figurino.  

Salas de expressão corporal
Duas salas equipadas com espelhos em uma das faces, tablado de 42m² com linóleo, colchonetes, projetor, computador e quadro branco.

Newsroomcriado a partir das mais inovadoras experiências de redação multimídia mundiais. Capacidade para abrigar 20 pessoas produzindo informações e veiculando em programas em tempo real. Espaço interligado com uma switcher própria em padrão FullLHD. Postos de trabalho com computadores MACs e PCs, todos interligados e com acesso ao servidor e equipados com softwares do pacote  Adobe Creative Cloud.

Switcher Estúdio de TV

Tem espaço para 4 operadores e 20 Estudantes.

  • Retorno referência Sony
  • Mesa de corte não linear Gv director com multiview em TV 50”
  • Mesa de som digital (01v96vcm)
  • PC para Teleprompter
  • Notebook para playlist vídeo (Adobe Premiere)
  • PC para playlist áudio
  • Minimac para acesso remoto ao ingest (MOG)
  • Microfones sem fio senhreiser e vários profissionais para uso diverso.
  • Comunicação com headset para produção e câmeras.
  • Ponto eletrônico 

Switcher Newsroom

  • Sistema de corte blackmagic ATEM
  • PC Teleprompter
  • PC playlist áudio
  • Note playlist vídeo

Minimac para selo nos monitores

Possui 2 mini-mac e 6 PC em uma sala com 18m² é um laboratório de aprendizagem Escola de Comunicação e Artes da PUCPR

Com 3 iMac, 4 notebooks e 7 PC: tem forma de escritório para dar suporte a agência de publicidade e relações públicas da Escola.

Com 16m² tem mesa para dez pessoas e um sistema de áudio e vídeo que possibilita visualizar o material na sala de observação com cadeiras para 20 estudantes, quadro branco, sistema de ponto para comunicação com a sala principal e plataforma de gravação e edição com imac.

Gravação através do Premiere e operação de câmera BRC Cony pelo controle remoto RM-BR300.

A sala lúdica tem 75m² e possui cinco mesas redondas para seis pessoas, confortável sofá para três pessoas, poltrona e pufes. Equipada com projetor, computador, TV de 32” e quadro branco, é aconchegante e bem iluminada.