Sobre a Escola

Atenta às mudanças nos campos da comunicação e das artes, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR mudou. A partir de 2018, seu portfólio apresenta, por meio de seus cursos:

• Visão sistêmica e trabalho por projetos: olhar menos fragmentado do conhecimento
  • Integração vertical de 25% (min) das cargas horárias
  • Maior flexibilidade de formação com possibilidade de duas formações (4+1 ou 4+2)
  • Projetos integrados híbridos (DNA ECA)
  • Novo olhar sobre os ambientes de aprendizagem: prática em ambientes simulados com projetos reais; uso eficiente de espaços.

Os cursos da ECA são reconhecidos entre os melhores do país pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Guia do Estudante, RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo), dentre outros órgãos avaliadores.

As novas interfaces digitais trouxeram diferentes modelos de relacionamento e trabalho, e o profissional moderno precisa estar apto a lidar com essa nova realidade. A Escola de Comunicação e Artes da PUCPR está na vanguarda deste desafio, inclusive por meio de seu mais novo curso de graduação: Tecnologia em Produção Digital Multiplataformas. O uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, a formação ética, teórica e artística, a pesquisa, a alta tecnologia de seus equipamentos, estúdios e laboratórios, são diferenciais de conteúdo no desenvolvimento das competências dos estudantes.

A ECA da PUCPR possui infraestrutura de ponta, padrão Full HD broadcast. Oferece Laboratórios de Comunicação e Artes e Laboratórios de Música com mais de 6.000m², equipamentos de última geração, professores e técnicos qualificados para a produção de programas para diversas plataformas audiovisuais, além de materiais impressos e digitais.

A internacionalização é um componente importante para a formação dos estudantes da ECA PUCPR. O estudante conta com dezenas de opções de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras para intercâmbios em mais de três continentes. Em especial, a ECA PUCPR é a única IES do sul do Brasil a oferecer dupla diplomação nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em parceria com a Universidade de VIC, na Espanha. Estudantes que realizam esta modalidade de intercâmbio podem, ao final do curso, ter um diploma da PUCPR, válido no Brasil, e um diploma espanhol, válido em todo o território europeu.

A Escola de Comunicação e Artes da PUCPR está na vanguarda da tecnologia, do conhecimento e da pesquisa nas áreas de Comunicação e Artes, com o objetivo de formar profissionais que possam disseminar boas práticas de comunicação e manifestações culturais que impactem positivamente na comunidade.

Produções

A Escola de Comunicação e Artes contam com uma excelente estrutura e expertise para desenvolver os mais eficientes produtos multiplataforma. Contamos com equipes de técnicos, professores e profissionais para dar o atendimento especializado que sua empresa precisa nos seguintes produtos:

• Vídeos: Produção, captação e edição de vídeos em padrão HD.
  • Fotos: Registros fotográficos de eventos e produções em estúdio.
  • EAD: Realização de conteúdo audiovisual para treinamentos empresariais.
  • Áudios: Gravação de trilhas, jingles, artísticas, culturais e corporativas.
  • Transmissões web: Entrega de conteúdo audiovisual em plataforma de streaming.
  • Casting: Atores, músicos, bailarinos, locutores, apresentadores e demais profissionais de comunicação e artes.

Entre em contato para receber mais informações.