Sobre a Escola

Atenta às mudanças nos campos da comunicação e das artes, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR mudou. A partir de 2018, seu portfólio apresenta, por meio de seus cursos:

• Visão sistêmica e trabalho por projetos: olhar menos fragmentado do conhecimento
  • Integração vertical de 25% (min) das cargas horárias
  • Maior flexibilidade de formação com possibilidade de duas formações (4+1 ou 4+2)
  • Projetos integrados híbridos (DNA ECA)
  • Novo olhar sobre os ambientes de aprendizagem: prática em ambientes simulados com projetos reais; uso eficiente de espaços.

Os cursos da ECA são reconhecidos entre os melhores do país pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Guia do Estudante, RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo), dentre outros órgãos avaliadores.

As novas interfaces digitais trouxeram diferentes modelos de relacionamento e trabalho, e o profissional moderno precisa estar apto a lidar com essa nova realidade. A Escola de Comunicação e Artes da PUCPR está na vanguarda deste desafio, inclusive por meio de seu mais novo curso de graduação: Tecnologia em Produção Digital Multiplataformas. O uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, a formação ética, teórica e artística, a pesquisa, a alta tecnologia de seus equipamentos, estúdios e laboratórios, são diferenciais de conteúdo no desenvolvimento das competências dos estudantes.

A ECA da PUCPR possui infraestrutura de ponta, padrão Full HD broadcast. Oferece Laboratórios de Comunicação e Artes e Laboratórios de Música com mais de 6.000m², equipamentos de última geração, professores e técnicos qualificados para a produção de programas para diversas plataformas audiovisuais, além de materiais impressos e digitais.

A internacionalização é um componente importante para a formação dos estudantes da ECA PUCPR. O estudante conta com dezenas de opções de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras para intercâmbios em mais de três continentes. Em especial, a ECA PUCPR é a única IES do sul do Brasil a oferecer dupla diplomação nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em parceria com a Universidade de VIC, na Espanha. Estudantes que realizam esta modalidade de intercâmbio podem, ao final do curso, ter um diploma da PUCPR, válido no Brasil, e um diploma espanhol, válido em todo o território europeu.

A Escola de Comunicação e Artes da PUCPR está na vanguarda da tecnologia, do conhecimento e da pesquisa nas áreas de Comunicação e Artes, com o objetivo de formar profissionais que possam disseminar boas práticas de comunicação e manifestações culturais que impactem positivamente na comunidade.

A ECA da PUCPR possui infraestrutura de ponta, padrão Full HD broadcast. Oferece Laboratórios de Comunicação e Artes e Laboratórios de Música com mais de 6.000m², equipamentos de última geração, professores e técnicos qualificados para a produção de programas para diversas plataformas audiovisuais, além de materiais impressos e digitais.

Infraestrutura

O Laboratório de Comunicação (LABCOM) da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é um espaço de mais de 3300 metros quadrados que reúne tecnologia de ponta, disponível para a formação de profissionais altamente capacitados em novas tecnologias nas áreas de Comunicação e Artes.

Conheça os laboratórios

Pesquisa e Inovação

A pesquisa na ECA está concentrada em dois principais grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo eles:

• Estudos Comunicacionais, com linhas em gestão, tecnologias e ambientes midiáticos.
  • Comunicação e Artes, com linhas em estética, arte, tecnologia, criatividade, estilo e linguagens.

Os grupos são formados de professores pesquisadores e estudantes com projetos de final de curso, PIBICs, ou demais modalidades de pesquisa.

Iniciativas Internacionais

We are glad to inform that PUCPR School of Communication and Arts is offering courses in the areas of areas of communication and theater entirely in English. These courses are primarily available to our students from the School of Communication and Arts School but students from other Schools are welcomed to participate. International students can also attend our English Semester, so you will have a chance to interact with people from various cultures and have an international perspective on the topics you will be learning in class.