Relações Públicas

Toda mudança, na vida ou nas empresas, pede bons relacionamentos. Por isso, no curso de Relações Públicas da PUCPR você já começa a se relacionar com o mercado logo no início. A formação que oferecemos tem olhar na diversidade, cidadania, autonomia e justiça social. E essa nova forma de aprender e interagir com o mundo só é possível com professores com titulação e experiência no mercado e uma infinidade de projetos integrados. Se a sua vontade é se tornar especialista em gestão de relacionamentos, comunicação interna ou relações com a mídia, nosso curso foi feito pra você.

CONFIRA AS FORMAS DE INGRESSO

*Valor da mensalidade conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Válido para ingressantes 2018. O valor da parcela fixa e dos créditos das disciplinas estarão sujeitos a reajustes anuais. Para informações de Investimento do seu curso consulte a Minha PUC ou Atendimento Online.

 

Rankings Avaliações

Ícone Troféu Capes

3

GUIA DO ESTUDANTE

Ícone Troféu Capes

4

MEC

Galeria de Fotos

Ver galeria completa

Experiências de Aprendizagem

Revista RP em Foco

Revista RP em Foco

A Revista RP em Foco é a publicação do curso de Relações Públicas, dirigida a estudantes da área e também profissionais. Criada em 2013, a publicação é inteiramente produzida pelos estudantes do curso de Relações Públicas e procura colocar em pauta os grandes temas relacionados à atividade no Brasil, sob ótica dos estudantes do curso.

Sua proposta editorial engloba assuntos acadêmicos, mas também tendências de mercado, entrevistas, perfis e outros grandes temas. Com periodicidade bimestral, o RP em Foco é distribuído também para outras universidades e entidades representativas das Relações Públicas.

Acesse aqui a Revista RP em Foco


Ver mais

Fala Egresso

Fala Egresso

O Fala Egresso foi criado pelo curso de Relações Públicas da PUCPR em 2013. A proposta do projeto é trazer ao Câmpus da universidade egressos para compartilharem experiências com os acadêmicos. As palestras são abertas ao público e a entrada é franca.

Saiba mais sobre as edições passadas:

A atuação do profissional de relações públicas na comunicação interna – Anne Maezuka

Anne Maezuka falou sobre seu dia a dia na GVT

A fim de promover a interação entre atuais e egressos do curso de Relações Públicas da PUCPR, nasceu, em 2013, o Projeto Fala Egresso. Idealizado pela coordenação e Professores do Núcleo Docente Estruturante do Curso, ele deve contemplar encontros que acontecerão no fim de cada mês do ano letivo. A expectativa é que sirvam de estímulo e motivação para os acadêmicos. “A troca de experiências é muito rica e reforça as possibilidades de atuação profissional no mercado de trabalho”, explica a coordenadora do curso de RP, Francieli Mognon.

O primeiro bate-papo aconteceu no dia 19 de março e contou com a presença da egressa Anne Maezuka, que hoje coordena os veículos de comunicação interna da GVT. Para ela, o projeto é genial. “Eu gostaria de ter tido essa chance quando estava na faculdade também. Ouvir de um profissional o que o mercado está demandando, saber quais são as competências que precisamos aprimorar e quais são as oportunidades que estão surgindo, contribui muito para a formação dos estudantes”, disse.

03 Experiências de Aprendizagem - Fala Egresso - Anne Maezuka

A aluna do último ano, Andreia Tanaka, também esteve presente e complementou a fala de Anne se declarando entusiasmada e satisfeita com a conversa. “Esclareci diversas dúvidas naturais para quem está nessa etapa do curso, acho que todos os estudantes precisam participar de eventos como este”, afirmou.

O próximo bate-papo já está marcado para o dia 30 de abril. Outras informações devem ser confirmadas pela coordenação em breve.


Relações públicas no marketing promocional – Letícia Krasnhak

Estudantes de Relações Públicas assistiram atentos à palestra de Letícia Krasnhak

Na segunda edição do Fala Egresso, evento promovido pelo curso de Relações Públicas da PUCPR, os estudantes obtiveram informações importantes sobre a vivência no marketing promocional com Letícia Krasnhak. A ex-aluna é Coordenadora de Atendimento na Agência CeCIA.

Durante a palestra, que durou pouco mais de uma hora, Letícia falou sobre sua rotina, desafios e experiência, apresentando cases diversos de empresas que atende, a exemplo da imobiliária Thá e a marca Schweppes.

De acordo com a aluna Mariana Zipperer Ribas, que cursa o 3º período, o evento foi produtivo e lhe revelou uma área diferenciada, que é a do marketing promocional. “É interessante ver que, mesmo nesse ramo, precisa-se diariamente de todos os conhecimentos que adquirimos ao longo do curso”, conta.

Letícia, que se formou em 2010, reforçou diversas vezes o quanto sua graduação foi valiosa e complementou: “Eu nunca deixei de participar de uma palestra sequer quando fui aluna e isso fez diferença no mercado de trabalho. Essas iniciativas são essenciais para a formação dos acadêmicos”.

A coordenadora do curso de Relações Públicas da PUCPR, Francieli Mognon, com Letícia Krasnhak, coordenadora de Atendimento na Agência CeCIA.

A coordenadora do Curso de Relações Públicas da PUCPR, Francieli Mognon, e Letícia Krasnhak, coordenadora de Atendimento na Agência CeCIA

03 Experiências de Aprendizagem - Fala Egresso - Letícia Krasnhak

Fotos: Jéssica Carvalho


Atitudes de sucesso para o profissional de comunicação – Lisley Chiquini

Lisley Chiquini palestrou para os estudantes de Relações Públicas

03 Experiências de Aprendizagem - Fala Egresso - Lisley Chiquini

Em sua terceira edição, o projeto Fala Egresso, organizado pela coordenação do Curso de Relações Públicas da PUCPR, contou com a presença da comunicadora Lisley Chiquini, que atualmente é repórter na TV Igreja Mundial pela emissora TVCI – canal 14 e CNT.

Formada em Relações Públicas pela PUCPR em 2009, a ex-aluna atuou em diversos veículos de comunicação paranaenses. Hoje, trabalha em uma emissora de cunho religioso e garante que sua formação é o seu diferencial. “Mesmo com o microfone na mão, eu sou de fato uma profissional de relações públicas. O que faço na TV é vender a imagem da minha empresa e perpetuar seus valores diariamente”, explica.

Nery Júnior, que cursa o primeiro período do Curso de Relações Públicas, garante que sua visão sobre o mercado de trabalho ficou muito mais ampla depois do evento. “Eu não tinha imaginado que poderia atuar nesse ramo e no início até me assustei, mas conforme a Lisley foi falando, percebi que a formação dela é essencial”, discorre e finaliza: “Essa é a importância do projeto, abrir nossos olhos para todas as possibilidades e nos ajudar na escolha do que faremos num futuro próximo”.


Relações públicas no contexto da comunicação integrada ao marketing – Fernando de Oliveira

Fernando de Oliveira falou aos estudantes sobre sua rotina como Analista de Marketing no Grupo Marista

Na última quarta-feira (28), o Fala Egresso, evento organizado pela coordenação do curso de Relações Públicas da PUCPR, recebeu o Analista de Marketing do Grupo Marista, Fernando de Oliveira, para falar sobre o mercado de trabalho para o egresso de Relações Públicas.

De acordo com Fernando, a ocasião foi importante para que ele pudesse orientar os estudantes sobre experiências pelas quais já passou e serão decisivas no futuro deles. “No início do curso, grande parte dos acadêmicos ainda não tem muita certeza sobre a área em que atuará, então é bacana que sejam apresentadas coisas interessantes e que estão em crescimento, como é o caso da atuação do Relações Públicas na área corporativa”, explica.

03 Experiências de Aprendizagem - Fala Egresso - Fernando de Oliveira

Após o evento, o egresso, que é graduado em Relações Públicas e pós graduado em Marketing pela PUCPR, também ressaltou a boa sensação que sentiu ao ser convidado para voltar à universidade. “Fiquei muito lisonjeado com o convite e procurei retribuir apresentando aos estudantes um tema que provavelmente fará parte de um futuro próximo em suas vidas, porém de uma forma um pouco descontraída e compreensível”, conta.

Para a aluna de Relações Públicas Lorena Sagati, a intenção de Fernando foi concretizada. “Foi bom ele ter mencionado suas experiências acadêmicas e principalmente profissionais, porque ele tem uma visão das funções do profissional de Relações Públicas que é muito ampla e nos ajudou a entender melhor o mercado de trabalho”, justifica, finalizando: “Foi uma palestra breve, porém muito gratificante”.


Atuação do relações públicas no marketing digital – Vanessa Niro Machado

Evento de Relações Públicas teve palestra ministrada pela egressa Vanessa Niro

Na última terça-feira (15), o Fala Egresso, evento organizado pela coordenação do curso de Relações Públicas da PUCPR, recebeu a social media Vanessa Niro, que falou sobre o Marketing Digital, abordando o dinamismo da evolução das ferramentas, crescimento da área e perfil do profissional de comunicação do meio.

03 Experiências de Aprendizagem - Fala Egresso - Vanessa Niro 01

Vanessa Niro (Foto: Francieli Mognon)

De acordo com Vanessa, a ocasião foi importante para que os estudantes pudessem conhecer um pouco da vivência do profissional de Marketing Digital. “Hoje, depois de formada, vejo que um jeito de conhecer uma área é trabalhando, ou seja, colocando as teorias aprendidas na faculdade em prática. Ainda na graduação, conversar com profissionais que já tiveram essa oportunidade pode ser uma opção mais prática”, afirma.

 

Ela ainda reiterou que o encontro trouxe benefícios mútuos. “Foi bom para todos. Os estudantes aprenderam coisas novas e eu, como profissional, conheci acadêmicos que poderão ser colegas de profissão no futuro”, conta.

Para Gabriel Abreu, atual estudante do curso de Relações Públicas da PUCPR, o Fala Egresso ampliou sua visão durante todo o ano e na edição de outubro não foi diferente: “Um evento desse não só divulga o curso como dá uma chacoalhada nos estudantes. Escolher uma profissão é difícil, escolher uma área dentro de RP é pior ainda. Cada edição nos deu uma nova visão da profissão, com novas áreas de atuação e novas opções”.


Comunicação interna: o poder do engajamento – Érica Morais Lage

No último evento do ano, que será realizado na próxima semana, Érica Lages fala sobre sua experiência aos atuais estudantes do curso

Na próxima terça-feira (5), o curso de Relações Públicas promove a última edição do Fala Egresso de 2013. Desta vez, a ex-aluna Érica Morais Lages palestrará sobre o tema “Comunicação Interna: o poder do engajamento. Estratégias para conquistar o público interno e alcançar a excelência operacional”.

O evento será realizado no auditório irmão Albano, no bloco vermelho, às 8h.

Érica Morais Lages é formada em Relações Públicas pela PUCPR (2010) e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV. Com 7 anos de experiência na área de comunicação corporativa, já atuou em empresas nacionais e multinacionais como a Bayer S.A, ALL – América Latina Logística e Coca-Cola Company – Leão Alimentos e Bebidas (Matte Leão).

Atualmente a egressa é Analista de Comunicação na empresa Ouro Verde Locação e Serviço, onde desenvolve ações estratégicas de comunicação interna, social media e relações com a imprensa.

A participação no Fala Egresso é gratuita e aberta ao público.


Perfil flexível do profissional de RP nos desafios do mercado de mídia e marketing – Suzana Nogiri

Convidada desta edição é Suzana Nogiri

Na edição de abril do “Fala Egresso”, a convidada é Suzana Nogiri, que já atuou como executiva de contas da RBS, com expertise Suzana em comercialização de mídia em rádio, televisão, jornal e plataformas digitais. Formada em Relações Públicas pela PUCPR; Pós-Graduada em Gestão da Comunicação Organizacional pela FAE, Suzana trabalhou também nas áreas de Comunicação Interna e Marketing e atua como professora no curso de publicidade do TECPUC.

03 Experiências de Aprendizagem - Fala Egresso - Suzana Nogiri

O tema do encontro é o perfil flexível do profissional de RP nos desafios do mercado de mídia e marketing. O evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço:

Fala Egresso com Suzana Nogiri

Data: 23/04, às 8h

Local: Auditório Irmão Albano (Térreo do Bloco Vermleho – Cãmpus Curitiba)


Perfil flexível do profissional de RP nos desafios do mercado de mídia e marketing – Roberta Munhoz

 


Visão empreendedora aliada a duas paixões: comunicação e dança – Camila Zeglin

 


O papel do profissional de relações públicos no mercado de trabalho – Leonardo Lima

Leonardo Lima falou aos estudantes sobre o papel do profissional de relações públicos no mercado de trabalho

O Fala Egresso de novembro foi realizado na segunda-feira (03) às 8h no Auditório Irmão Albano, no bloco vermelho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A palestra da vez, cujo título era “Comunicando para empreender: o papel do relações públicas no mercado de trabalho”, foi ministrada pelo egresso Leonardo Lima.

Lima, que é sócio-diretor da HUSSEIN KS Consultoria em Imigração e Relações Internacionais, conversou com os acadêmicos sobre sua experiência de mais de 15 anos no mercado. Ele é especialista em legislação imigratória e ressaltou a importância de encontrar um nicho e fazer bom uso das habilidades adquiridas na universidade. “Além de Relações Públicas, tenho outras formações e a minha rotina não é exatamente a de um profissional da área, mas o que aprendi no curso de RP está comigo sempre que me comunico; isso faz a diferença no dia-a-dia”, explica.

Sobre a volta ao campus, Lima diz que foi gratificante. “É bom ver que ainda sou jovem, não saí da faculdade há tanto tempo assim, mas adquiri uma experiência interessante e já posso compartilhar com os estudantes e contribuir um pouco com suas carreiras”, finaliza.


Nômades digitais S/A: como construir uma carreira de comunicador online (e poder trabalhar de qualquer lugar do mundo!)

Camila Neves trabalha na Editora Abril

No dia 30 de Março de 2015, no Auditório Carlos Costa aconteceu mais uma edição do projeto Fala Egresso que contou com a presença de professores, 120 estudantes de Relações Públicas e dez de outra habilitações. O projeto visa trazer egressos do curso de Relações Públicas para compartilhar suas experiências profissionais com os estudantes. Desta vez a convidada foi a ex-aluna Camila Neves, formada em Relações Públicas em 2010. Contratada pela Editora Abril viaja para os mais diversos países e cidades à procura de novidades e tendências produzindo conteúdo de moda, beleza e lifestyle para as revistas ELLE, Glamour, Claudia.

O tema da conversa foi “Nômades digitais S/A: como construir uma carreira de comunicador online (e poder trabalhar de qualquer lugar do mundo!)” e durante o bate-papo destacou a importância do networking para alavancar oportunidades e abrir vários canais de comunicação em setores diversos. Outra dica é aproveitar as várias experiências como: projetos voluntários, estágios não-remunerado, intercâmbio de curta duração e imersões nas culturas das regiões visitadas para construir o seu repertório profissional.

Camila valoriza os conhecimentos adquiridos no curso Relações Públicas da PUCPR, além da nostalgia declarada, lembrou de trabalhos, eventos e leituras feitas, essenciais para a construção de sua carreira.

Recentemente criou o blog/site “Beauty and the city”, dedicado a suas viagens de fins exploratórios culturais, onde relata suas experiências, dicas turísticas, hotspots, hábitos, marcas e produtos locais. Entre suas postagens internacionais, o site conta com dicas de Nova Iorque, México, Tailândia e Peru e matérias de moda e beleza.

Segundo a estudante Larissa Collini do terceiro período de Relações Públicas a conversa foi interessante e descontraída: “Camila mostrou suas diversas experiências na Comunicação e como ela pode ser integrada com outras áreas. Simpática, respondeu a várias perguntas. Foi bem interessante e inspirador!”.


Gestor ou Produtor Cultural? 

Evento discutiu qual o campo de atuação para o profissional de Relações Públicas na área da cultura?

No dia 26 de maio, o curso de Relações Públicas trouxe a egressa Karla Adriana Nascimento Cunico para conversar com os estudantes sobre a sua carreira e os projetos como gestora cultural.

Em sua trajetória profissional, Karla focou na área de produção cultural. Trabalhou como coordenadora do Centro Cultural da UFPR Litoral e dirigiu o documentário “Pelos Traços de Poty” (2013). Ela mostrou habilidade com questões legislativas e burocráticas, que são necessárias para capitação de recursos voltados ao desenvolvimento de projetos culturais junto à Fundação Cultural de Curitiba e Ministério da Cultura.

Na palestra Karla falou sobre a importância de ter um foco durante a vida acadêmica e na carreira. Ao final da palestra, aconselhou os futuros RP’s a buscarem por uma especialização após concluírem a faculdade.

Karla Adriana Nascimento Cunico  e Prof. Marcos José Zablonki


Carreira Sustentável e Empreender na Internet – Bruno Bonamigo 

Bruno Bonamigo conta como decidiu deixar de ser funcionário para virar empreendedor

Nesta segunda-feira (04) aconteceu o 13° Fala Egresso, com a palestra do Relações Públicas e Publicitário Bruno Bonamigo, com o tema “Carreira Sustentável e Empreender na Internet”. O evento ocorreu no auditório Irmão Albano e contou com a presença de professores e estudantes do curso de Relações Públicas da PUCPR.

03 Experiências de Aprendizagem - Fala Egresso - Bruno Bonamigo 01

No primeiro momento o egresso apresentou um case sobre gerenciamento de crises, que vivenciou em umas das empresas que trabalhou. Bruno também conta os motivos que o levaram a ser empreendedor, pontuando que: “ Estava ficando doente”, porque virava a noite trabalhando para entregar o Job no dia estipulado. O RP também detalhou os desafios em ter seu próprio negócio, e a dificuldade em adquirir a responsabilidade necessária para poder criar seu horário e ser eficiente nas suas funções podendo trabalhar no conforto de sua casa.

Ao final da palestra os estudantes tiraram algumas dúvidas e pegaram o contato do Bruno para futuras parcerias profissionais. Para acadêmica Gabrielly Balão do 5° período de Relações Públicas da PUC PR: “ A palestra foi dinâmica, e mostrou várias atuações do RP nas mídias digitais”.


Ver mais

Ver mais Experiências

Notícias

Ver Mais Notícias