Destaque - 10 abr 2018

Jornalista traz à PUCPR formato inovador de reportagens

Patricia Maria Alves, da Folha de Londrina, mostrou a série "Especial Transmídia", em mais uma edição do Papo de Bastidores

A premiada série de reportagens “Especial Transmídia”, do jornal Folha de Londrina, foi tema de uma palestra apresentada pela jornalista Patricia Maria Alves aos estudantes de Jornalismo e Publicidade de Propaganda da PUCPR na última sexta-feira (9). O evento fez parte do Papo de Bastidores, evento do curso de Jornalismo que esteve na 7ª edição e que recebe convidados para a partilha de experiências juntos aos estudantes do curso. A palestra aconteceu no campus de Curitiba da PUCPR.

A série “Especial Transmídia” é desenvolvida desde 2017 pela Folha de Londrina e consiste na construção de reportagens com o uso de diferentes mídias e canais de comunicação, como jornal impresso, portal de notícia e redes sociais, que se complementam na apresentação da história. O material oferece ao público uma proposta de imersão no conteúdo e se caracteriza por uso intenso de novas tecnologias e linguagens, como vídeos captados em 360º. Essa estrutura é tendência no jornalismo mundial.

As matérias retratam temas como o Campeonato Paranaense de Futebol, a importância do Rio Tigabi e a estrutura do Porto de Paranaguá. A reportagem inaugural da série – “Rota do Café: uma aventura em duas rodas pelo Norte Pioneiro do Paraná”, publicada em 16 de setembro de 2017 – foi agraciada com o Prêmio Abraciclo de Jornalismo. A série completa está disponível aqui.

Os estudantes, que lotaram o auditório e fizeram muitas perguntas à palestrante, aprovaram a apresentação. “A palestra nos mostrou novas perspectivas em relação à produção de conteúdo. Hoje o consumidor de notícias espera integração de diferentes mídias, e a palestrante nos deu exemplos de como podemos fazer isso”, disse Letícia Garib, estudante do 5º período do curso de Jornalismo.

Novas edições do Papo de Bastidores estão programadas ainda para este ano.

* Escrito pelo professor de Jornalismo da PUCPR Renan Colombo.