Assessoria em Bioética Clínica

É inerente à Bioética atuar na mediação e solução de conflitos que surgem especialmente na assistência em saúde. Devido à ausência de Comitês de Bioética Clínica em muitas de nossas instituições de saúde, o PPGB oferece à comunidade esta Assessoria.

O que é esta Assessoria em Bioética Clínica?

Trata-se de uma ação realizada por docentes do PPGB que consiste em dar aconselhamento e auxílio sobre bioética para pessoas que estão envolvidas na assistência em saúde.

O que se pode esperar desta Assessoria?

Pode-se esperar uma avaliação criteriosa, baseada na literatura em Bioética, para o assunto ou caso apresentado.

O que não esperar desta Assessoria?

Não se deve esperar respostas prontas, acabadas e definitivas para casos concretos. Pois a Bioética ajuda as pessoas a tomar decisões, mas não substitui a decisão de profissionais, nem apresenta soluções automáticas ou obrigatórias.

Que tipo de assuntos/temas podem ser objetos de consultas?

Dúvidas ou conflitos éticos relacionados à prática clínica. Conflitos surgem: a) da necessidade de harmonizar conceitos (melhorar a comunicação); b) da falta de integração de visões diversas oriundas das profissões em saúde (promover a interdisciplinaridade); c) da dificuldade em hierarquizar princípios éticos; d) da resistência em reconhecer que as pessoas podem ter visões de mundo distintas (pluralismo moral).

Que tipos de assuntos não serão respondidos?

A Assessoria em Bioética não se destina a resolver questões específicas de área de conhecimento (questões técnicas). Também não é o espaço para denúncias de má prática profissional (compreende-se que tais denúncias devem ser enviadas aos comitês de éticas dos conselhos específicos). Não analisa casos já ocorridos.

Comissão de Assessoria em Bioética Clínica do PPGB

Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira

  • Médico
  • Coordenação da comissão

Profa. Dra. Carla Corradi-Perini

  • Nutricionista
  • Coordenação da comissão

Mestranda Jociane Casellas

  •  Secretária da Comissão

Outros Assessores:

Mário Antonio Sanches

Doutor em Teologia

Thiago Rocha da Cunha

Doutor em Bioética

E-mail: [email protected] ou entre em contato através do formulário abaixo.

No contato é importante e recomendável uma identificação profissional/pessoal. Iremos retornar confirmando o recebimento e a resposta será dada com a brevidade possível.

Possibilidade de contato pessoal: Estamos abertos a uma conversa/atendimento pessoal a combinar.