HUCP - Herbário da Universidade Católica do Paraná

Fundado em 1970, o Herbário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná possui hoje 25 mil amostras vegetais das mais variadas espécies, sendo o quarto maior herbário do Estado do Paraná.

Com o apoio do HUCP, são desenvolvidas pesquisas por alunos e professores de diversos cursos nas áreas de Botânica, Taxonomia, Ecologia, Morfologia Vegetal, Bioquímica, Fisiologia Vegetal, Agronomia e Engenharia Florestal.

Herbários

Os herbários têm como função primordial a documentação de atividades científicas que envolvam plantas, tais como a botânica, ecologia, agronomia, zoologia, geografia, farmacologia, fisiologia vegetal, bioquímica, patologia e genética assim como pesquisas para usos medicinais, tóxicos, forrageiros, alimentícios, entre muitos outros.
Contribuem também com o reconhecimento da flora além de fornecer material didático e científico para estudantes de graduação e de pós-graduação. São, por tanto, valiosos bancos de dados que armazenam informação sobre a biodiversidade mundial.

Quem somos

O Herbário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná começou na década de 1970 por iniciativa dos professores Rudolf Bruno Lange e Estefano Francisco Jablonski que, em 1973 fundaram o Museu de Biologia da Universidade Católica do Paraná. Como o crescimento das coleções Zoológica e Botânica elas foram separadas e em abril de 1979 foi fundado o herbário HUCP, mas apenas em 1999 passou a ocupar o espaço atual. No ano de 1995 o herbário foi incluído no Index Herbariorum, do New York Botanical Garden mantendo a sigla consagrada.

Herbário da PUCPR, Localizado no segundo andar do Bloco verde, escola de ciências da Vida.

Atualmente o herbário abriga mais de 28.000 exemplares e mais de 3.600 espécies de algas, fungos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, em 2.300 gêneros e 400 famílias, coletadas por mais de 5000 pessoas em 21 estados do Brasil e 12 diferentes países. No ano de 2022 o Herbário da Faculdade Espírita, com cerca de 9.000 exemplares foi incorporada à coleção do HUCO. Aos poucos este material está sendo processado e integrados ao acervo.

Ainda, 256 de nossos registros correspondem à espécies ameaçadas de extinção, sendo 154 classificadas como ameaçadas, 94 vulneráveis e 8 criticamente ameaçadas para o Brasil, fazendo de nossa coleção um importante instrumento de pesquisa e conservação da flora do estado do Paraná.

O herbário recebe plantas de outras coleções do Brasil e do Mundo

Entre as espécies estão algumas ameaçadas de extinção no estado do Paraná, como a araucária, imbuia, o sassafrás e o pau-marfim, vítimas da exploração predatória.

As coletas mais antigas datam de 1943, um exemplar de Helicteres ovata Lam., popularmente conhecida como saca-rolha devido ao seu fruto com formato espiralado e um exemplar de Eupatorium itatiayense Hieron. conhecida como vassourinha.

As exsicatas mais antigas de nossa coleção

Nossa coleção abriga plantas de 14 países além do Brasil (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Áustria, China e Austrália) e uma alga da Antartida. A maior parte dos exemplares da coleção provém estado do Paraná, seguido de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Dentro do Paraná, predominam coletas da região do Planalto de Curitiba (Floresta Ombrófila Mista), seguindo-se da Serra do Mar e Litoral (Floresta Ombrófila Densa), do Planalto de Ponta Grossa (Campos Gerais) e do Planalto de Foz do Iguaçu (Floresta Estacional Semidecidual).

Fig 6. As plantas de nosso herbário são provenientes de diversos países do mundo.
Fig 6. As plantas de nosso herbário são provenientes de diversos países do mundo.

Todas as regiões Brasileiras e do Estado do Paraná estão representadas em nossa coleção

 

Professores e Alunos de Graduação em Ciências Biológicas em trabalho no HUCP

O acervo do herbário HUCP está também indexado no Global Registry of Scientific Collections (GRSciColl), e sua coleção, completamente informatizada, está integrada às redes: GBIF (Global Biodiversity Information Facility), SIBBr (Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira),  Reflora (Flora do Brasil), CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental), Species Link (Sistema de informações sobre coleções biológica), INCT (Herbário Virtual da Flora e dos Fungos), Rede Brasileira de Herbários, e TAXon-line (Rede Paranaense de Coleções Biológicas).

Infraestrutura

Consulta ao Acervo do HUCP

As imagens e os dados das coletas podem ser consultadas via SpeciesLink ou via Herbário Virtual Reflora. Estes sistemas integram dezenas de instituições nacionais e internacionais permitindo a consulta on-line ao acervo o que facilita a elaboração de listagens, levantamentos e conhecimentos sobre plantas para todas as modalidades de estudos anteriormente mencionados.

Typus

A coleção inclui quatro Typus (planta utilizada para descrever uma nova espécie) sendo três Paratypus (Oxalis paranaensis Lourteig, Mimosa tucumensis Barneby ex Ribas, Campyloneurum atlanticum R.C.Moran & Labiak) e um Isotypus (Vernonia gertii M. Dematt.). Estas coletas tem grande importância por serem as que melhor representam as características das espécies, servindo assim como base segura de orientação para a identificação de outros exemplares.

Fig 11. Typus depositados em nossa coleção

 

Fig 11. Typus depositados em nossa coleção

 

Fig 11. Typus depositados em nossa coleção

 

Fig 11. Typus depositados em nossa coleção
Typus depositados em nossa coleção

Jardim da Vida

Anexo ao Herbário está o Jardim da Vida, um jardim de inverno fechado dentro da Escola de Medicina e Ciências da Vida com 40 x 15m. Nele estão cultivadas cerca de 250 espécies de plantas, incluindo 130 epífitas, 67 herbáceas, 15 árvores e 7 arbustos, sendo 70 orquídeas, 28 bromélias e 13 cactáceas. O jardim abriga plantas provenientes de estudos realizados por professores e alunos da PUC, plantas utilizadas em pesquisas farmacológicas e bioquímicas, plantas utilizadas em aulas práticas além de experimentos realizados em pesquisas ou aulas práticas.

 

Jardim da Vida, utilizado para pesquisa, conservação da flora e educação ambiental

Vegetação do Paraná – Exposição Didática

Possuímos em nosso acervo diversos painéis educativos sobre a vegetação e os biomas Brasileiros e os ecossistemas paranaenses com fotos ilustrativas, mapas e exemplares das principais espécies de plantas dos diferentes ecossistemas paranaenses que é utilizado em atividades didáticas tanto com alunos de graduação como com as escolas visitantes.

Fig 13. Painéis didáticos sobre os Biomas Brasileiros e Vegetação do Paraná

 

Fig 13. Painéis didáticos sobre os Biomas Brasileiros e Vegetação do Paraná
Painéis didáticos sobre os Biomas Brasileiros e Vegetação do Paraná

Parcerias

     

 

 

 

 

 

 

Serviços

O HUCP, em parceria com os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas, também atua na educação recebendo alunos de ensino fundamental e médio para atividades práticas em botânica e de educação ambiental com visitas pré-agendadas.

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Pesquisas

Ecologia de Comunidades

Epífitas

Felipe Martins Correa. Epífitas de uma área da floresta estadual do palmito. 2021. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inst. financiadora: Fundação Araucária

Eduardo Prodocimo Ramos. Efeito de clareiras sobre a comunidade de epífitas vasculares. 2017. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eduardo Prodocimo Ramos. Comunidade de epífitos em fragmentos de Floresta Ombrófila Densa. 2017. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Publio Bonin. Epífitas de uma área de Floresta Avançada da Fazenda Gralha Azul – PR. 2015. Curso (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Claudielly dos Santos Hekavey. Componente epifítico vascular da Reserva Nhandara Guaricana – Paraná. 2013. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Claudielly dos Santos Hekavey. Comunidade de Epífitos Em Fragmentos de Floresta Ombrófila Densa Em Diferentes Estágios Sucessionais. 2013. Iniciação científica (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Claudielly dos Santos Hekavey. Epífitas vasculares de um trecho de Floresta Ombrófila Densa na serra do mar. 2012. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do

Vanessa Ariati. Epífitas vasculares em um gradiente altitudinal da Floresta Ombrófila Densa do Pico Caratuva – Parque Estadual Pico Paraná. 2011. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Rubia Tatiana Secco. Biomassa Fotossintetizante e Índice de área foliar de epífitas vasculares em uma floresta Ombrófila Densa do Paraná. 2010. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vanessa Ariati. O gradiente altitudinal sobre as epífitas em floresta do parque estadual do pico paraná. 2010. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Juliana Santos Bianchi. Efeito de borda sobre sinúsia epifítica vascular num fragmento de mata atlântica no Paraná. 2010. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Helen Keller de Melo Silva. Epífitas vasculares de uma Floresta OmbrófIla Densa Submontana secundária no Parque Estadual do Marumbi, Paraná, Brasil. 2009. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Juliana Santos Bianchi. 2009 Epífitas vasculares em fragmentos de Floresta Ombrófila Mista em diferentes estágios Sucessionais,. Curso (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Jaqueline Maas. Distribuição de briófitas epífitas em um Remanescente de Floresta Ombrófila Mista no município de Curitiba, Paraná, Brasil. 2008. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Juliana Santos Bianchi. Epífitas vasculares nas proximidades das barragens de Carvalho e Carvalhinho, reserva Cayuguava, Piraquara, PR.. 2008. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Arbóreas

João Francisco Schadeck Randi. O estrato arbustivo/arbóreo de uma área da floresta estadual do palmito. 2021. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Irineu José Gonçalves de Oliveira. Caracterização da comunidade arbórea da app rio belém (pucpr campus curitiba) como subsídio ao plano de restauração ambiental. 2020. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eduardo Prodocimo Ramos. Levantamento florístico da vegetação arbórea da serra da Igreja. 2016. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Franciele dos Santos David. Levantamento Florístico da vegetação arbórea do Bosque do Museu da Vida, Curitiba. 2015. Iniciação científica (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Paula de Freitas Larocca. As variações floristicas da floresta Ombrófila Mista no estado do Paraná. 2015. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Paula de Freitas Larocca. Caracterização florística e estrutural de um remanescente Florestal do Segundo Planalto Paranaense, Tibagi – PR. 2015. Iniciação científica (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Paula de Freitas Larocca. A comunidade vegetal de uma área de Floresta Ombrófila Mista do segundo planalto Paranaense. 2014. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Publio Bonin Junior. A comunidade vegetal de uma floresta urbana de Curitiba. 2015. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Alex da Costa Picoli. O componente arbóreo em duas áreas de restinga do P.N. Superagui. 2014. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eduardo Maes Portela. Estrutura de uma Floresta Ombrófila Mista em Regeneração, Fazenda Rio Grande – PR. 2011. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Erika Jonge Ronconi. Florística e Fitossociologia da floresta aluvial de um trecho do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul, Paraná, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Erbert Lobato de alcantara. Caracterização Florística e Fitossociológica de um trecho de Floresta com Araucária no Parque Estadual Prof. José Wachowicz, Araucária – PR.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Gabriele Caroline de Cristo. Levantamento Florístico e fitossocioológico de um capão de Floresta com araucária no distrito de São Luiz do Purunã, Balsa Nova, PR.. 2010. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Calina Martins Greiner. Composição Florística e Fitossociológica do componente arbóreo de um remanescente de Floresta Ombrófila Mista no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Cristiane Páris. Levantamento Fitossociológico de Floresta Ombrófila Densa Montana, no Parque Estadual Marumbi – PR.. 2009. Monografia (Conservação da Natureza e Educação Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Rodolfo de Almeida Bonaldi. Florística e fitossociologia de um segmento de floresta ombrófila densa em paranaguá, PR, BR.. 2009. Monografia (Conservação da Natureza e Educação Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Angelita Aparecida Bernal. Fitossociologia e florística de Áreas Preservadas de Floresta Ombrófila Mista do Santa Mônica Clube de campo, Colombo PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Hanna Kamila Salomão. Levantamento fitossociológico da Mata Ciliar do Rio Belém, Curitiba, Paraná.. 2008. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Marlon Alves Selusniaki. Florística e fitossociologia de um remanescente de Floresta com Araucária em Curitiba, Pr, Br.. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Regeneração/Subosque

Amanda Tomazi. Avaliação do estrato herbáceo-arbustivo de duas florestas em diferentes estágios de sucessão ecológica na Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA). 2021. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Amanda Tomazi. Levantamento florístico do estrato arbustivo de duas florestas da fega. 2021. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná<br/>Inst. financiadora: Fundação Araucária

Ricardo Carvalho do Nascimeto Fungatti. Efeito de clareiras sobre a comunidade herbáceo-arbustiva. 2017. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Patricia Cristina da Costa Ferreira. O estrato herbáceo-arbustivo de uma área de Floresta Ombrófila Mista em estágio médio de regeneração na Fazenda Gralha Azul. 2016. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bianca Kalinowski Canestraro. A relação entre o relevo e a comunidade herbácea em uma área de Floresta Ombrófila Densa no sul do Brasil.. 2015. Monografia (Conservação da Natureza e Educação Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Alex da Costa Picoli. A influência do tamanho do fragmento sobre a regeneração natural. 2013. Iniciação científica (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eli Carlos de Nardin. A Comunidade de Sub-bosque em Floresta com Araucária no município de Curitiba, PR.. 2013. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Guilheme Fellito da Costa. A Regeneração de Uma Floresta Ombrófila Mista Em Estágio Avançado de Regeneração. 2013. Iniciação científica (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Guilherme Felitto da Costa. Dinâmica estrutural das espécies de subosque em diferentes estágios sucessionais de uma Floresta Ombrófila Mista – Fazenda Rio Grande – PR.. 2013. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Guilherme Felitto da Costa. Espécies do subosque de uma Floresta Ombrófila Mista em estágio médio de regeneração. 2012. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Priscila Fatima Bohrer. O componente herbáceo-arbustivo em duas áreas de restinga de Pontal do Sul no Paraná. 2012. Curso (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eduardo Damasceno Lozano. Regeneração natural de área alterada por fogo na serra do mar paranaense. 2011. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vitor Heringer Rôxo da Motta. Florística do subosque de uma área em estágio médio de sucessão no Parque Estadual do Marumbi, Morretes, Paraná.. 2009. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Aline Machado. Análise da regeneração natural em Floresta Ombrófila Mista no município de Colombo, PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Orquídeas

Publio Bonin Junior. Família Orquidácea de um Fragmento de Floresta Ombrófila Mista Montana, Localizado na Fazenda Experimental Gralha Azul. Município de Fazenda Rio Grande. PR. 2016. Iniciação científica (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Thiago Faria dos Santos. A comunidade de orquídeas em uma área da Floresta Estadual do Palmito – PR.. 2015. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Thiago Faria dos Santos. Orchidaceas de uma área de Mata Atlântica no Estado do Paraná. 2014. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Ana Paula Caron. Florística e ecologia de Orchidaceae em área de restinga do litoral Paranaense.. 2014. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Giselle Aparecida Fronza. Levantamento qualitativo da família Orchidaceae da região de Pontal Do Paraná. 2007. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pteridófitas

Bruna Eduarda Waldenski Wittmann. A relação da hidrologia com a comunidade de pteridófitas no Parque Estadual do Palmito. 2022. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bruna Eduarda Waldenski Wittmann. Pteridófitas de uma área do Parque Estadual do Palmito. 2021. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Caroline Murback Bora. Pteridófitas dos Paredões do Parque Estadual do Monge. Lapa, PR. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2013. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vania Alves Daniel. A comunidade de licófitas e monilófitas em uma Floresta Ombrófila Densa Submontana paranaense. 2012. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bianca Canestraro. A comunidade de pteridófitas terrícolas em diferentes estágios sucessionais de uma Floresta Ombrófila Mista,  Fazenda Rio Grande, Paraná. 2011. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Karine Baptista de Sousa. Pteridoflora em diferentes estágios sucessionais de Floresta Ombrófila Mista no Paraná. 2010. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Lais Romaniuk. Pteridófitas de uma área em estágio médio de sucessão no Parque Estadual do Marumbi, Morretes, Paraná.. 2009. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Joelma Farconde. Levantamento qualitativo das pteridophyta do Parque Municipal do Tanguá, Curitiba, PR.. 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Ecologia Geral

Bruna Karoline da Silva Alves. Valoração ambiental de espécies arbóreas da área de preservação permanente da bacia do rio belém. 2020. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Guilherme Batista Lago. Colonização de bromélias em estruturas da rede elétrica de Morretes, PR. 2017. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Guilherme Batista Lago. Reinfestação de bromélias em fios de luz no município de Ponta Grossa, Paraná – Etapa II. 2017. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Guilherme Batista Lago. Reinfestação de bromélias em fios de luz no município de Ponta Grossa, Paraná. 2016. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vanessa Ariati. Biomassa e capacidade de retenção hídrica de epífitos avasculares em uma Floresta Tropical Altomontana do Sul do Brasil.. 2011. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Edna Aparecida Bonato e Fernanda de Fátima Ribaski. Efeito alelopático de Pinus taeda na germinação de Glycyne max (soja), Zea mays (milho) e Phaseolus vulgaris (feijão comum). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Axel Helmut Rulf Cofré. Variação da temperatura, umidade e pH do solo e temperatura do ambiente em uma área florestada, solo nu, solo com cobertura morta e solo gramado. 2008. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Biologia Floral e Fenologia

Kallyandra Lee Silva de Brito. Biologia floral, fenologia e polinização de Calliandra brevipes Benth (Fabaceae). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Marco Baccaro Rodrigues. Fenologia de uma área de campo nativo em São Luiz do Purunã. 2013. Curso (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Amanda de Oliveira Souto Schendroski. Biologia reprodutiva de Epidendrum secundum Jacq. (Orchidaceae). 2010. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bruna Dias de Castro. Biologia Floral de Tabebuia cassynoides. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Gisele Leocádia Bassan. Fenologia de Podocarpus lambertii no clube Santa Mônica, Curitiba, Paraná, Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Tatiara Griz. Fenologia de Chenopodium ambrosiodes L. (Chenopodiaceae). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Amanda Murmel Gasperin. Biologia Floral e fenologia de Tabebuia alba (Cham.) Sandwith (Bignoniaceae). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Arthur Gomiero Hadler. Ecologia Floral De Senna macranthera (Colladon) Irwin & Barneby. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Diogo Maurício Zen. Biologia Floral e Reprodutiva de Agapanthus africanus (L.) Hoffmanns. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Ecologia de Populações

Allyson Felipe da Silva. Dinâmica populacional de Araucaria angustifolia (bertol.) kuntze e Podocarpus lambertii klotzch ex endlicher no parque Newton Freire Maia, Pinhais, PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Jaqueline Aparecida da Cruz. Análise da dinâmica da população de espécies do gênero pinus na serra do Araçatuba, estado do Paraná. 2013. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Dulce Francisca de Carvalho. Estrutura populacional de Araucaria angustifolia (Bertoni) Kuntz. (Araucariaceae) em diferentes estágios sucessionais de uma Floresta Ombrófila Mista, Fazenda Rio Grande, Paraná. 2012. Curso (Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Thuane Bochorny de Souza Braga. Estrutura populacional de Ocotea odorífera (Vellozo) Rower (Sassafrás) – Lauraceae em uma cronosequência de Floresta Ombrófila Mista. 2011. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Diogo Maurício Zen. Biologia Floral e Reprodutiva de Agapanthus africanus (L.) Hoffmanns. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Botânica Estrutural

Gabriela Baptista. Análise Morfológica Interna de Acianthera calopedilon Toscano & Luer. E Acianthera pubescens (Lindl.) Pridgeon & M.W.Chase. (ORCHIDACEAE). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Mayara Oliveira Justus. Técnica de Cultivo de Orquídeas para o aprendizado de Anatomia e Fisiologia Vegetal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Audia Brito Rodrigues. Morfologia interna de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze e Podocarpus lambertii Klotzsch.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Edna de Freitas Fogaça. Estudo da morfologia interna de Handroanthus albus (Cham) Mattos (Bignoniaceae Juss). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Letícia de Barros Arsie. Interpretação morfológica de Tibouchina sellowiana (Cham.) Cogn.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Patricia Bosquetto. Estudo morfológico externo e interno Achyrocline satureoides (Lam) DC, Asteraceae Martynov. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Evelyn Williams Motta E Freire. Estudo morfológico de Strelitzia reginae Banks (Strelitziaceae Hutch.). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Juliana Carolina Pereira Martins. Estudo morfológico de Pleurothallis sonderana Rchb. f. Orchidaceae Juss.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Camila Tomal Ribas. Caracterização morfológica interna e externa de Chenopodium ambrosioides L. (Chenopodiaceae). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Educação Ambiental

Milene Larissa de Almeida dos Santos. Adaptações de brincadeiras populares voltadas ao ensino de botânica e meio ambiente para o ensino fundamental i. 2021. Iniciação científica (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bruna Karoline da Silva Alves. Trilha Interpretativa Em Uma Área Verde Da Região Norte Do Curitiba. 2020. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Ana Clara Rogoski Ferreira da Silva. Manual para atividade de educação ambiental no museu da vida – pastoral da criança. 2019. Iniciação científica (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Fernanda Felisbino Ferreira da Silva. “Vida de Tartaruga”: a elaboração de um Board Game didático. 2018. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Yasmin Leon Gomes. Natureza em todo Canto: um guia de atividades para Educação Ambiental baseado em músicas. 2018. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Yasmin Leon Gomes. PRODUÇÃO DE MANUAL PARA TRILHAS INTERPRETATIVAS EM BOTÂNICA E MEIO AMBIENTE. 2017. Iniciação científica (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vanessa Costa. PRODUÇÃO DE CARTAZES E MANUAL PARA VISITAS A HERBÁRIOS. 2017. Iniciação científica (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Maurício Bisetto. Considerações sobre ética e educação ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Maurício Vital Ferreira. Etnobotânica da aldeia dos índios Kaingang do Município de Curitiba. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Roseli Nunes. Educação ambiental como tema transversal em escola de rede pública e privada na Região Metropolitana de Curitiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Thayse Andrea Boddy Toth. Elaboração de módulos práticos de Educação Ambiental com base no currículo das Escolas Públicas do Paraná. 2009. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Verônica Beatriz Paludo. Livreto sobre as unidades de conservação do paraná para ser utilizado no ensino médio. 2010. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Restauração Ambiental/Conservação

Bruna Nascimento. Projeto de Restauração das Matas Ciliares da Fazenda Experimental Gralha Azul, Fazenda RIo Grande, PR.. 2017. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Paula Larroca. A escala geopolítica na avaliação de risco de extinção é relevante? Uma abordagem sobre o status de conservação de Psidium rufum Mart. ex DC. (Myrtaceae). 2017. Monografia (Conservação da Natureza e Educação Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Yolanda de Jesus Schwartz. Proposta de Criação da RPPN Marcelino Champganat na Fazenda Experimental Gralha Azul, Fazenda Rio Grande, PR.. 2017. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Franciele Santos David. Plano de restauração da comunidade vegetal do Bosque Museu da Vida, Curitiba-PR. 2016. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Jéssica Jasinski. Guia de espécies utilizadas em recuperação ambiental nas Florestas Ombrófilas paranaenses. 2014. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Nataly Melo Ostrowski. Mapeamento da vegetação remanescente da bacia do rio Cubatão do Norte, Santa Catarina.. 2011. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Educação em Botânica

Isabella Glock. Sequência didática sobre impacto de pinus sp. na floresta com araucária. 2017. Monografia (Conservação da Natureza e Educação Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Paulo Ricardo Portella da Silva. Material didático de para curso de atualização em Botânica para professores da rede estadual de ensino. 2016. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Amanda Thais da Silva. Aplicação do Conteúdo de Fungos no Ensino Médio. 2015. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Keila Taiana Vaz da Luz. Guia para aulas práticas de botânica do ensino médio. 2015. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eluana Bernardi de Castro. Educação ambiental no ensino fundamental através do ensino de botânica e zoologia. 2014. Curso (Ciências Biológicas Licenciatura) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Taxonomia Vegetal

Amanda de Oliveira Souto Schendroski. O Gênero Dryadella Luer. (Orchidaceae) no estado do Paraná, Brasil. 2011. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Marcela Baptista Lacerda. A Família Cruciferae (Brassicaceae) em Curitiba e região metropolitana. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Biologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Luiz Antônio Acra.

Guias de Campo

Patrícia Cristina da Costa Ferreira. Chave de identificação baseada em caracteres vegetativos para espécies arbóreas da Planície Litorânea do Estado do Paraná. 2016. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Franciele Santos David. Elaboração de um guia ilustrado de identificação de espécies arbóreas e arbustivas do campus Curitiba da PUCPR. 2015. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Fungos

Mirelle Nunes Hein. Comunidade de macrofungos em um fragmento da mata atlântica, Morretes, PR. 2021. Iniciação científica (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná<br/>Inst. financiadora: Fundação Araucária

Marilene Belão. Levantamento de fungos macroscópicos no jardim botânico de Curitiba. 2012. Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Publicações

Em preparação

ARIATI, V., LOZANO, E. D. & KERSTEN, R. A. Epífitas Vasculares de quatro Florestas Ombrófilas Densas Altomontanas do Paraná e padrões de similaridade e diversidade de florestas altomontanas do sul e sudeste do Brasil

2022

Milani, J.E.F.; Galvão, F.; Roderjan, C. V.; Kersten, R.A. Interannual variation in the phenological behavior of two native tree species in alluvial forest. FLORESTA 52: 231 – 241, 2022.

Santos, T. F.; Kersten, R.A. A influência de fatores ambientais sobre a comunidade de Orchidaceae Juss. epífitas em duas áreas de floresta ombrófila densa de terras baixas da Floresta Estadual do Palmito, PR In: Pesquisas e impactos em regiões costeiras do Paraná. 1 ed.Curitiba: CRV, 2022, v.1, p. 139-156.

BOHRER, P. F.; Kersten, R.A. Diversidade e conservação da vegetação de dunas em duas áreas de restinga no Paraná In: Pesquisas e impactos em regiões costeiras do Paraná. 1 ed.Curitiba: CRV, 2022, v.1, p. 121-138.

2021

Milani, J.E.F.; KERSTEN, R. A. Phenology and Tree Radial Growth of Schinus terebinthifolius in a Subtropical Forest. FLORAM. , v.28, p.36 – , 2021.

BUENO, P. A. A.; BUENO, R. O.; PERON, A. P.; SILVA, C. C.; Kersten, R.A.; SCHUHLI, G. S. E.; SOUZA, D. C. Indicadores microbiológicos de qualidade do solo em recuperação de um sistema agroflorestal In: Responsabilidade social, produção e meio ambiente nas ciências agrárias. 1 ed. Ponta Grossa: Atena, 2021, v.1, p. 154-164.

2019

RAMOS, F. N., et al. 2019  ATLANTIC EPIPHYTES: a data set of vascular and non-vascular epiphyte plants and lichens from the Atlantic Forest. Ecology 100(2):e02541.

2018

CANESTRARO, B. K. & KERSTEN, R. A. 2018. The slope does not influence understory community on a Brazilian Montane Atlantic Forest. Darwiniana 6(1):5-23.

2017

FELITTO, G., LOZANO, E. D., CANESTRARO, B. K. & KERSTEN, R. A. 2017. Riqueza, composição e estrutura da comunidade arbustivo-regenerante em diferentes estágios sucessionais de uma Floresta Subtropical do Brasil. Hoehnea 44(4):490-504.

LEAL, L., SANTOS, J. J. D. S., GLEICIANE, F. C., HACK, R. O., PIAZZETTA, K. D., LIPSKI, B., LAGO, G., B., KERSTEN, R. A. & RODRIGUES, J. M. 2017. Estudos sobre ocorrência de bromélias nas redes de distribuição energia elétrica in ANEEL, A. N. d. E. E. (ed.). IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (IX CITENEL). Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, João Pessoa – Paraíba.

2015

KERSTEN, R. A. 2015. Herbário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná (HUCP). Unisanta BioScience 4(6):217-220.

KERSTEN, R. A., BORGO, M. & GALVÃO, F. 2015. Floresta Ombrófila Mista: aspectos fitogeográficos, ecológicos e métodos de estudo. in Eisenlohr, P. V., Melo, M. M. R. F., Andrade, L. A. & Meira Neto, J. A. A. (eds.). Fitossociologia no Brasil Vol 2: Ecossistemas. UFV, Viçosa.

MILANI, J. E. D. F., RODERJAN, C. V., BRAGHINI, A. & KERSTEN, R. A. 2015. Phenology of two tree species of understory in an alluvial forest in Paraná state, Brazil. Spanish Journal of Rural Development 6(1-2):145-150.

2014

BIANCHI, J. S. & KERSTEN, R. A. 2014. Edge effect on vascular epiphytes in a subtropical Atlantic Forest. Acta Botanica Brasilica 28(1):120-126.

KERSTEN, R. A. & GALVÃO, F. 2014. Curitiba das aves: aspectos da paisagem do município. Pp. 39-81 in Straube, F. C., Carrano, E., Santos, R. E. F., Scherer-Neto, P., Ribas, C. F., Meijer, A. A. R. d., Vallejos, M. A. V., Lanzer, M., Klemann-Júnior, L., Aurélio-Silva, M., Urben-Filho, A., Arzua, M., Lima, A. M. X. d., Sobânia, R. L. d. M., Deconto, L. R., Bispo, A. Â., Jesus, S. d. & Abilhôa, V. (eds.). Aves de Curitiba: coletânea de registros. 2ª edição. Disponível em http://archive.org. Hori Consultoria Ambiental, Curitiba. 39-81 pp.

NOYA, M. G.; CUQUEL, F. L. ; ARMINDO, R. A. ; Souza, J. L. M. . Cultivo de Stenachaenium megapotamicum em diferentes regimes de irrigação. Ciência Rural, v. 44, p. 79-84, 2014.

2013

KERSTEN, R. A. & RIOS, R. C. 2013. Epífitos vasculares em áreas de ecótono entre Floresta Ombrófila Mista e Estacional Semidecidual em Missiones, Argentina. Estudos de Biologia: ambiente e diversidade 34(84):49-57.

 

 

2012

BIANCHI, J. S., MICHELON, C. & KERSTEN, R. A. 2012. Epífitas vasculares de uma área de ecótono entre as Florestas Ombrófilas Densa e Mista, no Parque Estadual do Marumbi, PR. Estudos de Biologia: ambiente e diversidade 34:37-44.

KERSTEN, R. A. & ACRA, L. A. 2012. Ralph João George Hertel. Estudos de Biologia: ambiente e diversidade 34(83):269-279.

2011

KERSTEN, R. A. & GALVÃO, F. 2011. Suficiência amostral em inventários florísticos e fitossociológicos. Pp. 156-173 in Felfili-Fagg, J. M., Eisenlohr, P. V., Melo, M. M. R. F., Andrade, L. A. & Meira Neto, J. A. A. (eds.). Fitossociologia no Brasil: métodos e estudos de caso. Editora UFV, Viçosa. 156-173 pp.

KERSTEN, R. A. & WAECHTER, J. L. 2011. Florística e Estrutura das epífitas vasculares em zona ecotonal entre as Florestas Ombrófilas Mista e Densa, vertente oeste da Serra do Mar paranaense. Pp. 479-503 in Felfili-Fagg, J. M., Eisenlohr, P. V., Melo, M. M. R. F., Andrade, L. A. & Meira Neto, J. A. A. (eds.). Fitossociologia no Brasil: métodos e estudos de caso. Editora UFV, Viçosa. 479-503 pp.

KERSTEN, R. A. & WAECHTER, J. L. 2011. Métodos quantitativos no estudo de comunidades epifíticas. Pp. 231-254 in Felfili-Fagg, J. M., Eisenlohr, P. V., Melo, M. M. R. F., Andrade, L. A. & Meira Neto, J. A. A. (eds.). Fitossociologia no Brasil: métodos e estudos de caso. Editora UFV, Viçosa. 231-254 pp.

2010

KERSTEN, R. A. 2010. Epífitas vasculares – Histórico, participação taxonômica e aspectos relevantes, com ênfase na Mata Atlântica. Hoehnea 37(1):9-38.

2009

KERSTEN, R. A., BORGO, M. & SILVA, S. M. 2009. Diversity and distribution of vascular epiphytes in an insular Brazilian coastal forest. Revista de biología tropical 57(3):749-759.

KERSTEN, R. A. & KUNIYOSHI, Y. S. 2009. Conservação das florestas na bacia do alto Iguaçu, Paraná–Avaliação da comunidade de epífitas vasculares em diferentes estágios serais. Floresta 39(1):51-66.

KERSTEN, R. A., KUNIYOSHI, Y. S. & RODERJAN, C. V. 2009. Epífitas vasculares em duas formações ribeirinhas adjacentes na bacia do rio Iguaçú – Terceiro Planalto Paranaense. Iheringia, Série Botânica 64(1):33-43.

BONALDI, R. A.; KERSTEN, R. A. Levantamento Florístico em um trecho de Floresta Ombrófila Densa no muncípio de Paranaguá, Paraná, Brasil. In: 3º Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço, MG.  Anais do III Congresso Latino Americano de Ecologia. São Lourenço: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2009. v.1. p.1 – 2

2006

KERSTEN, R. A. 2006. Métodos quantitativos de estudo da flora epífita. Pp. 331-335 in Mariath, J. E. A. & Santos, R. P. (eds.). Os avanços da Botânica no início do séulo XXI. Sociedade Botânica do Brasil, Porto Alegre. 331-335 pp.

KERSTEN, R. A. & KUNIYOSHI, Y. S. 2006. Epífitos vasculares na bacia do alto Iguaçu, Paraná – Composição florística. Estudos de Biologia 28(64):55-71.

KERSTEN, R. A. & SILVA, S. M. 2006. The floristic compositions of vascular epiphytes of a seasonally inundated forest on the coastal plain of Ilha do Mel Island, Brazil. Revista de biología tropical 54(3):935-942.

KERSTEN, R. A.; Rios, R. C. Epífitas vasculares de duas áreas protegidas em Missiones, Argentina In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado, RS

2005

KERSTEN, R. A. & SILVA, S. M. 2005. Florística e estrutura de comunidades de epífitas vasculares da planície litorânea. Pp. 125-144 in Marques, M. C. M. & Britez, R. M. (eds.). História natural e conservação da Ilha do Mel Editora da UFPR, Curitiba. 125-144 pp.

2002

KERSTEN, R. A. & SILVA, S. M. 2002. Florística e estrutura do componente epifíitico vascular em floresta ombrófila mista aluvial do rio Barigüi, Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Botânica 25(3):259-267.

2001

KERSTEN, R. A. & SILVA, S. M. 2001. Composição florística e estrutura do componente epifítico vascular em floresta da planície litorânea na Ilha do Mel , Paraná , Brasil. Revista Brasileira de Botânica 24(2):213-226.