Odontologia

A Odontologia é uma área essencial para a qualidade de vida da sociedade. Dedicação, atenção e essência humanista são características que definem este profissional. Sempre preparado para ajudar o outro, o Cirurgião Dentista deve ser responsável e cuidadoso no trato com os pacientes. A busca pelo conhecimento das novas técnicas que surgem são a base para o aperfeiçoamento constante. Disciplinas como Dentística, Periodontia, Endodontia, Cirurgia, Implantodontia, Prótese e Saúde Coletiva, entre outras, colaboram para a formação de um profissional que atua na melhoria da qualidade de vida e autoestima da população.

Inscreva-se

ingresso via nota do ENEMtransferência externaisenção de vestibular para diplomadosReabertura de matrícula

*Valor da mensalidade conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Válido para ingressantes 2018. Para informações de Investimento do seu curso consulte a Minha PUC ou pelo Atendimento Online.

 

Rankings Avaliações

Ícone Troféu Capes

4

GUIA DO ESTUDANTE

Ícone Troféu Capes

3

ENADE

Ícone Troféu Capes

4

MEC

Galeria de Fotos

Ver galeria completa

Experiências de Aprendizagem

Programa Educação e Trabalho - Tutorial

Programa Educação e Trabalho - Tutorial

O Programa de Educação em Trabalho Tutorial (PETT) do curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi concebido com base no Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação, oficializado no ano de 2007, de acordo com a Ata nº 04/2007, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCPR, inicialmente com a denominação de GAT, Grupo de Aprendizagem Tutorial.

O Programa visa fundamentalmente propiciar a um grupo de estudantes de graduação uma formação que ultrapasse os conhecimentos técnicos e científicos da profissão, por meio de atividades extracurriculares. Para o PETT, o aprimoramento de cada estudante como pessoa e a conscientização da maneira de como podem melhor contribuir com a sociedade, tornam-se pontos essenciais. Para tanto, reuniões semanais são realizadas, nas quais os estudantes apresentam seminários sobre temas científicos selecionados previamente e, principalmente, sobre temas culturais.

Mais do que as apresentações em si, as reuniões representam momentos de conversa entre os estudantes e tutores, compartilhando suas visões de mundo e anseios. Como se trata de um grupo diferenciado de estudantes que buscam mais do que a profissão Odontologia, são os principais responsáveis por organizar todas as atividades e, ao final de cada semestre, os “Pettianos” promovem um grande seminário para os colegas de graduação sobre os temas científicos e culturais desenvolvidos ao longo do período.

Além disso, com a crescente vinda de estudantes internacionais para intercâmbio no curso de Odontologia, estes também são convidados a participar das nossas reuniões, apresentando temas culturais do país de origem e expandindo as fronteiras. Finalmente, momentos sociais como a comemoração de aniversários e uma confraternização ao final de cada semestre, aproximam mais os integrantes do grupo.

Os principais objetivos do PETT são:

  • Proporcionar aos estudantes a formação de seres humanos e profissionais críticos e atuantes.
  • Desenvolver atividades acadêmicas extracurriculares, por meio de aprendizagem tutorial coletiva e interdisciplinar.
  • Estimular a formação de profissionais técnicos, científicos, tecnológicos e acadêmicos.
  • Promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, em especial na carreira universitária.
  • Estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela ética, cidadania e função social da educação superior.
  • Contribuir para elevar a qualidade do ensino de graduação, mediante a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

 

Os estudantes da graduação que participam do PETT devem:

  • Zelar pela qualidade acadêmica.
  • Participar de todas as atividades programadas pelo coordenador e professores tutores.
  • Os “Pettianos” são incentivados a participar de programas de iniciação científica.
  • Após um tempo mínimo de dois anos de participação efetiva e comprovada no PETT, os estudantes receberão uma declaração de participação emitida pela PUCPR e terão acumulados 14 pontos nas Atividades de Conclusão de Curso (ACC).

 

Atividades previstas

As atividades previstas extracurriculares desenvolvidas pelo PETT buscam garantir a formação global do estudante, além de permitir ampliação e aprofundamento dos objetivos das disciplinas que compõem a grade curricular. 

Algumas atividades do PETT são:

PETT Discute: Apresentação e discussão semanal de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Seminário PETT: Apresentação de palestras com temas extracurriculares da Odontologia pelos estudantes do PETT. Essa atividade é aberta à comunidade da PUCPR. As palestras acontecem ao final de cada semestre letivo, e, em seguida, os “Pettianos” confraternizam com a comunidade acadêmica em um coffee break.

Oficinas PETT: capacitação dos estudantes por meio de oficinas com os temas “Introdução à Metodologia Científica e visita à biblioteca”, “Manipulação de Animais de Laboratório”, “Confecção de Pôster e Apresentação em Power Point” e “Como escrever resumos de artigos científicos”.

PETT Convida: Professores da PUCPR e de outras Instituições são convidados a apresentar palestras aos estudantes do PETT.

PETT Lê: Leitura e discussão semanal de textos literários e biografia de autores consagrados da literatura nacional e internacional.

PETT Cultura: Discussões sobre filmes, documentários, exposições, peças teatrais, livros e artigos de jornais e revistas.

PETT Jornal: Os “Pettianos” são responsáveis pela elaboração de um jornal com edição semestral, no qual cada um dos estudantes participa ativamente.

Processo de Seleção

O processo de seleção para participação no PETT é conduzido pelo coordenador e pelos professores tutores colaboradores do grupo. Poderão participar deste processo estudantes que estejam cursando do 1º ao 5º período do curso de graduação em Odontologia da PUCPR. Os estudantes participarão do grupo até o 9º período.

O processo de seleção é composto por três etapas, a primeira é a avaliação do histórico acadêmico pelo coordenador e professores tutores, a segunda consiste na realização de uma prova escrita e, a última etapa, inclui uma entrevista com o coordenador e os professores tutores do Programa.

O candidato deve estar matriculado regularmente no curso de graduação, apresentar bom rendimento acadêmico, sem cursar disciplinas em dependência e, ainda, ter disponibilidade para dedicar pelo menos duas horas semanais às atividades do Programa.


Ver mais