FAQ

Respondemos abaixo as principais perguntas dos estudantes a respeito da criação da Escola de Medicina e Ciências da Vida PUCPR

 

1 – Qual o objetivo da união das duas Escolas?
A Escola de Medicina e a Escola de Ciências da Vida compartilham da mesma essência: cuidar da vida e proporcionar cuidados. Trata-se de uma oportunidade de construir ainda mais interação e sinergia entre os cursos dessas Escolas com o propósito de cumprir a missão de formação com ainda mais qualidade e fortalecer as ações acadêmicas e de gestão.

2 – O que meu curso ganhará com essa mudança?
Um ambiente mais favorável à integração dos diversos cursos da nova Escola, o que irá trazer um ganho significativo na formação profissional. Ainda, seguindo o modelo de gestão da própria Universidade, a nova Escola está redesenhando seus processos de jornadas dos estudantes para proporcionar uma vivência universitária ainda melhor.

3 – Haverá diminuição do quadro de professores/colaboradores?
Não, as mudanças não irão impactar no número de professores e colaboradores.

4 – Haverá também a fusão das coordenações?
Não, as coordenações permanecerão da mesma forma, assim como os cursos que não terão sofrerão qualquer modificação de nome ou grade decorrentes dessa mudança.

5 – As matrizes curriculares dos cursos também serão modificadas com essa reestruturação?
Não, as modificações nas matrizes estão vinculadas à coordenação acadêmica e sem dependência do processo de reestruturação.

6 – Essas mudanças irão aumentar as mensalidades?
Não, a junção das Escolas não criará impacto nas mensalidades.

7 – Haverá perda de espaços acadêmicos (laboratórios/salas de aula) e de convívio mútuo?
Não, os espaços atualmente destinados aos diversos cursos das duas Escolas serão mantidos após a fusão.

8 – Os estudantes de outros cursos passarão a compartilhar das mesmas aulas que eu e meus colegas?
A Escola de Ciências da Vida já possui as disciplinas comuns e compartilhadas e clínicas que são frequentadas de modo combinado por cursos de saúde. A integração de todos os cursos na mesma Escola irá permitir que toda a formação específica mantenha sua profundidade mas que os alunos também tenham oportunidade de construir soluções em conjunto e façam interações com colegas de outros cursos, principalmente em ambiente prático, centrado no cuidado ao paciente e ao meio ambiente.

9 – Caso eu tenha alguma dúvida durante o processo de reestruturação, com quem posso falar?
O primeiro ponto de contato é o coordenador de seu curso por email ou outros canais pelos quais você já está acostumado a interagir com ele/ela.