Projetos em Andamento

O PPGCA possui diversos projetos financiados por agências de fomento, e em parceria com a iniciativa privada. A seguir estão descritos os principais projetos vigentes, distribuídos conforme a fonte de financiamento e a linha de pesquisa associada:

PROJETOS FINANCIADOS POR AGÊNCIAS DE FOMENTO NACIONAIS

LINHA DE PESQUISA BIOTECNOLOGIA, PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO ANIMAL

  • “Perfil sérico de progesterona no ciclo estral de vacas Bos taurus taurus e Bos taurus indicus determinados pela imunoquimioluminescência (CLIA)” – Projeto Produtividade em Pesquisa, Fundação Araucária 2018-2021.
  • Adição da fosfatase alcalina à dieta e seus efeitos sobre o desempenho e a saúde intestinal de leitões desmamados desafiados com Escherichia coli K88+ – Chamada Universal – CNPq – Nº 14/2014, faixa A.
  • Adição da fosfatase alcalina à dieta e seus efeitos sobre o desempenho e a saúde intestinal de leitões desmamados desafiados com Escherichia coli K88+” Bolsas CNPq Produtividade em Pesquisa – PQ 2 – 2018–2021.
  • Diferentes fontes de nanofibras e seus efeitos sobre o desempenho zootécnico e a saúde intestinal de ratos e coelhos em crescimento” – Chamada Universal – CNPq – Nº 14/2014, faixa A
  • Bioprocesso inovador para a produção de L-asparaginase empregando biofilmes fúngicos em biorreator airlift – Projeto Produtividade em Pesquisa, Fundação Araucária 2018-2021.

LINHA DE PESQUISA PATOLOGIA, CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA

  • Proteômica e genômica funcional das interações entre Rhipicephalus sanguineus e Ehrlichia canis para o desenvolvimento de vacinas – Edital Universal 01/2016 CNPq, Faixa C.
  • Potencial imunogênico da aquaporina e antígeno P0 em cães contra Rhipicephalus sanguineus – Bolsas CNPq Produtividade em Pesquisa – PQ 1A – 2014-2019).
  • Avaliação das concentrações dos principais alérgenos na pelagem de cães (Canis familiaris) e gatos (Felis catus domesticus) antes e após o uso de uma solução tópica higienizante e desnaturante proteica” – Programa Universal – Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária, 2014-2019.
  • Desenvolvimento de novos produtos para uso em pedilúvios na espécie bovina – Programa Universal – Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária (2014-2019).

LINHA DE PESQUISA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

  • Óleo essencial de alho como agente antifúngico e descontaminante de micotoxinas em milho estocado – Pesquisa Básica Aplicada/ Fundação Araucária, 2016 – 2021.
  • Combinação de óleos essenciais e ácidos fenólicos contra Listeria monocytogenes, Salmonella Enteritidis e Escherichia coli O157:H7 em embutidos cárneos, sob a coordenação do Prof. Fernando Luciano (Chamada Universal – CNPq – Nº 14/2014, faixa A) – 2014-2019.
  • Avaliação de matrizes imobilizantes para a produção de salame probiótico com reduzido teor de sódio e gordura animal – Chamada CNPq Nº 09/2018 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ. 2019-2022.

PROJETOS FINANCIADOS POR AGÊNCIAS DE FOMENTO INTERNACIONAIS

DESARROLLO DE INMUNÓGENOS COMPATIBLES CON ESTRATEGIAS DE MANEJO INTEGRAL PARA EL CONTROL DE GARRAPATAS

(INCOGARR) (2017-2022)

Coordenação da Dra. Alina Mallon-Rodrigues, CIGB, Cuba, financiado pelo CYTED.

PROJETOS FINANCIADOS POR EMPRESAS E COORDENADOS POR DOCENTES DO PPGCA VIGENTES EM 2019-2020:

LINHA DE PESQUISA BIOTECNOLOGIA, PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO ANIMAL

  • BASF S/A (2016-2019): Efeito de uma 6-fitase híbrida de origem bacteriana no desempenho de leitões-desmamados.
  • KERA DO BRASIL Ltda (2019-2021): Efeito do uso de probióticos para suínos nas fases de gestação, lactação, crescimento e terminação.
  • FAZENDAS Oeste do Paraná (2018-2019): Ação da somatotropina bovina recombinante na inseminação artificial em tempo fixo.
  • GRASP

LINHA DE PESQUISA PATOLOGIA, CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA

  • DEXTER LATINA (2016-2019): Avaliação comparativa da eficácia “in vitro” de ectoparasiticidas em associação a reguladores do crescimento no controle de pulgas Ctenocephalides felis felis e do carrapato do cão Rhipicephalus sanguineus.
  • VIRBAC DO BRASIL (2018-2020): Assessment of healing process in dairy cows treated with CURACEF DUO for various common conditions in Paraná state (Brazil).
  • Laboratório BIO CELL (2017-2020): Terapia Celular com Células-Tronco Mesenquimais em Cães com Doença Renal Crônica”
  • DROGAVET (2018-2019): Dicloroacetato de Sódio (DCA) como adjuvante na quimioterapia de neoplasias caninas.
  • DROGAVET (2019-2023): Avaliação do canabidiol (CBD) como neoadjuvante na terapia de tumores em cães.
  • ZENOAQ – NIPON ZENYAKU KOGY (2017-2019). Desenvolvimento de testes sorológicos para avaliação da sensibilização alérgica em cães com dermatite atópica, e de extratos alergênicos para imunoterapia alérgeno específica para Der f 2 e Zen 1 em cães;

LINHA DE PESQUISA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

  • FRIGORÍFICO THOMS (2019-2019): Definição de limites críticos de temperatura da água de escalda para controle de Salmonella sp. em abatedouro de suínos.
  • FAST ARIAM EQUIPAMENTOS (2019-2020): Definição de parâmetros para maturação a seco da carne bovina.
  • KEF´S COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA (2019-2020): Avaliação da estabilidade e inocuidade de carne bovina maturada a seco em estabelecimento comercialPHILEO LESAFFRE (2019-2020): Efeito de selênio orgânico na dieta de suínos sobre a qualidade e estabilidade da carne.

LINHA DE PESQUISA SAÚDE E BEM-ESTAR

  • NIKKO, PET GAMES, ROYAL CANIN, NOVIBAC, VETOQUINOL (2017-2019): Diferentes formas de avaliar a reabilitação e a sociabilização de cães de abrigo para adoção

EMPRESAS PARCEIRAS

Exigências para Obtenção de Títulos

Impacto na Sociedade e Repercussão

Em pouco mais de 10 anos de existência, o PPGCA obteve várias conquistas que demonstram a qualidade e o impacto científico e social do programa.

 O programa conta com um corpo docente qualificado, atualmente formado por 14 docentes permanentes e 2 docentes colaboradores.

 

O programa incentiva a internacionalização discente por meio de estágio sanduíche no exterior e incentivo à participação em eventos e congressos internacionais.

 

Foram titulados 142 mestres e 18 doutores até fevereiro de 2020

 

 

O programa possui acordos de parceria e co-tutela com renomadas Instituições estrangeiras

 

 

70% do corpo docente realizou estágio pós-doutoral no exterior

 

 

Anualmente, ao menos uma disciplina internacional é oferecida

 

 

77% do corpo docente possui projetos em parceria com a iniciativa privada. Docentes também possuem 14 pedidos de depósito de patentes, mostrando viés tecnológico e de inovação.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no Stricto Sensu, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a transdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.

A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.

Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.

Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.

Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:

i. Missão e Visão do programa;

ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;

iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;

iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;

v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para  pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;

vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;

O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e road map, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.