Escola de Ciências da Vida - 22 fev 2019

4 fatores que contribuem para a qualidade de vida

Equilíbrio entre seres humanos, outros seres vivos e meio ambiente com saúde e em harmonia podem resultar em um mundo melhor

Você sabe o que é qualidade de vida? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Ela pode ser variável conforme a cultura, localidade e outros aspectos, mas é singular no quesito saúde: é preciso tê-la para viver com satisfação.

Para isso, vários fatores estão envolvidos, com o meio em que se vive, as rotinas do dia a dia, cuidados adotados pelas pessoas, entre outros. Acompanhe uma série de tópicos que contribuem para manter a qualidade de vida, algumas das preocupações da pós-graduação da Escola de Ciências da Vida, da PUCPR.

Meio Ambiente

As interações entre o homem e a natureza estão em constante evolução. A complexidade da vida social e a sedentarização foram crescendo. Enquanto o homem primitivo que necessitava conhecer o ambiente para sobreviver, o homem moderno passou a ser dependente da tecnologia se distanciando da natureza.

relacao_meio_ambiente

Mesmo com esse afastamento, as áreas naturais, em especial as Unidades de Conservação, desempenham fundamental importância para aproximar o homem da natureza. Essas unidades têm entre seus objetivos proporcionar melhoria da qualidade de vida na sociedade por meio da promoção da educação ambiental, recreação ao ar livre e ecoturismo, além de aliar manutenção da qualidade ambiental com o desenvolvimento socioeconômico, questões políticas e sociais.

Saúde Humana

O Brasil vive um processo de envelhecimento populacional, já sentido por países como os Estados Unidos e de nações europeias. O envelhecimento da população é natural e hoje ocorre em paralelo aos avanços em saúde pública, nutrição e medicina personalizada. Muito em breve, teremos mais adultos e idosos do que crianças e jovens, invertendo a pirâmide populacional.

exercicio_fisico

Essa evolução é reflexo do desenvolvimento da biotecnologia: melhor controle de doenças infecciosas; produção de alimentos com características nutricionais melhoradas; busca pelo desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis empregando tecnologias inovadoras, desenvolvimento de drogas (biofármacos) com alvos específicos. A redução dos custos das técnicas moleculares, tendo como base o perfil genético, promove diagnósticos prévios e permite terapias personalizadas.

A OMS define saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças. Sendo assim, a qualidade de vida também está relacionada à saúde bucal, pois quando o indivíduo não está satisfeito com a sua condição bucal, respostas psicossociais típicas são encontradas, como ansiedade, insegurança, diminuição de autoestima e introversão, as quais afetam a vida de forma negativa.

Qualidade de Vida em sua terminalidade

idosos_bicicleta

Diante de enfermidades que ameaçam a vida, os cuidados paliativos visam melhorar o bem-estar do paciente e de seus familiares promovendo a sensibilização para um cuidado mais humanizado, por meio do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Animais de Companhia

gatos_pets

Os animais de estimação são considerados amigos incondicionais e auxiliam o idoso – e os demais familiares – a enfrentar momentos difíceis, como dores e perdas. A presença dos cães promove expansão do círculo social, facilitando a interação com outros tutores. Favorece a realização de atividades físicas, como caminhadas, que podem auxiliar e promover uma melhora na saúde, além da troca de afeto gerada pelo carinho recíproco, ocasionado pela presença de um animal de estimação.

Os cursos de Pós-Graduação da Escola de Ciências da Vida capacitam profissionais para atuarem em mercados inovadores, que buscam especialização, comprovação de boas práticas e resultados otimizados.

Confira os cursos da área de Saúde, Medicina Veterinária e Meio Ambiente, oferecidos pela Escola de Ciências da Vida da PUCPR.