PUCPR

PUCPR - 19 set 2017

PUCPR promove evento sobre educação alimentar

Feira Cultura de Sabores acontece na Universidade nos dias 20 e 21 de setembro e terá degustações, oficinas e workshops gratuitos

Trazer conhecimento sobre como unir a alimentação com sustentabilidade, cultura, saúde e também desenvolvimento da comunidade local é o principal objetivo da Feira Cultura de Sabores da PUCPR. O evento gratuito e aberto à comunidade acontece nos dias 20 e 21 de setembro e terá pratos preparados por estudantes de Gastronomia, degustação de alimentos, palestras e oficinas com profissionais de Nutrição, Biotecnologia, Ciência Animal e Saúde e também a comercialização de produtos orgânicos. 

A Feira acontece no hall do bloco verde da PUCPR das 09h às 20h e irá promover a educação alimentar integrando conhecimentos culturais, produção de alimentos e economia local. A iniciativa auxilia na conscientização da necessidade de preservar a cozinha regional, produtos tradicionais e artesanais, assim como a produção de alimentos sem agrotóxico. Além disso, proporcionará o encontro social de pequenos produtores locais e consumidores. 

“Com o evento, queremos estimular o comércio baseado nos princípios do movimento Slow Food, de produtos limpos, bons e justos. Ou seja, que a produção seja ambientalmente sustentável, que os produtos tenham excelente qualidade e que os preços praticados sejam justos, tanto para o produtor quanto ao consumidor”, explica Alexandre Dhein, coordenador do curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade.

No dia 20 serão realizados workshops sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e nutrição alimentar nos grandes centros urbanos, às 14h e às 15h, respectivamente. Já no dia 21, serão ofertados workshops sobre alimentos ultraprocessados (09h45), temperos e fitoterapia (14h), e contaminação de alimentos por agrotóxicos (15h). 

 

Feira Cultura de Sabores