Infraestrutura

A Escola de Arquitetura e Design conta com ampla infraestrutura e com núcleos específicos de estudo, com salas de aula no formato “Atelier” e com um conjunto de laboratórios que viabilizam o trabalho acadêmico voltado à experimentação e à associação entre teoria e prática, por meio do desenvolvimento de pesquisa e projeto.

Laboratório de Conforto

É um laboratório de aprendizagem do Curso de Arquitetura e Urbanismo, onde os estudantes desenvolvem equipamentos, projetos e pesquisas voltados à área de conforto térmico/ventilação, acústico e ambiental. A estrutura de equipamentos ofertada pelo laboratório proporciona ao estudante pesquisa e experimentação na área de conforto que posteriormente são aplicadas a projetos arquitetônicos e urbanísticos, com o objetivo de ampliar a sustentabilidade dos espaços planejados. As atividades deste laboratório são supervisionadas por professores com domínio deste conteúdo e que ministram disciplinas do curso relacionadas a esta área.

É um ambiente de aprendizagem fortemente recomendado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA.

Laboratório de Restauro

É um ambiente de aprendizagem voltado à área da conservação e restauração de bens culturais móveis, de edifícios e conjuntos históricos. Este espaço proporciona ao estudante de Arquitetura e Urbanismo, experiências supervisionadas pelos professores, voltadas à atuação na área de projetos e pesquisas de restauro. No Laboratório de Restauro os estudantes estudam os critérios de classificação, preservação e intervenção em edifícios e conjuntos urbanos históricos e praticam a execução de modelos em escala real ou reduzida. No âmbito do restauro de bens integrados e obras de arte, praticam a aplicação de técnicas de pinturas e representações envolvidas nas restaurações de projetos reais.

É um ambiente de aprendizagem fortemente recomendado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA.

Oficina de Máquinas

Nesse ambiente de aprendizagem, estão disponíveis os equipamentos necessários para a realização de diversos tipos de protótipos, maquetes e modelos. Entre os equipamentos temos serras, lixadeiras, fornos, furadeiras profissionais e demais equipamentos.

Antes da utilização do maquinário disponível, os estudantes são orientados e recebem os treinamentos quanto à forma mais segura de utilização. São disponibilizados todos os equipamentos de proteção e, além disso, as máquinas possuem sistema de exaustação de ferragens, partículas de pinturas e pós, de forma não se tenha contato com esses resíduos.

Laboratório de Modelagem Fina

O Laboratório de Modelagem Fina possibilita a impressão de modelos tridimensionais a partir da Impressora 3D (ainda em experimento), além de corte em laser e fresagem de materiais. São modelagens que utilizam programas como o CAD e são, em geral, processos digitais de modelagem.

Laboratório de modelos

O Laboratório de Modelos (Maquetaria) é um espaço de mais de 4.000m2 que reúne tecnologia de ponta, disponível para a formação de profissionais altamente capacitados nas áreas da Arquitetura e do Design.

Esse ambiente configura-se como um grande laboratório de criação que estimula a autonomia e a proposição inovadora dos estudantes no desenvolvimento de seus projetos, protótipos, maquetes e modelos. É composto por um conjunto de ateliers livres, salas de aula e salas de apoio, espaços plenamente equipados com ferramentas e maquinário. Os usuários são previamente instruídos quanto aos aspectos de segurança, inteirando-se dos processos de limpeza, de filtragem e contenção de resíduos, sobre a manutenção e conservação do laboratório, obtendo assim, capacitação para o uso dos espaços e para o manuseio da ferramentaria e dos equipamentos.

Escritório modelo integrado

O Escritório localiza-se junto aos ateliers de estudo e desenho. Nesse ambiente nossos estudantes desenvolvem projetos completos para as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto, Design Digital e Design de Moda, simulando a rotina de trabalho dos profissionais ligados a estas áreas de atuação.

Esse espaço tem como objetivo desenvolver pesquisa aplicada e projetos inovadores, que levem o estudante a vivenciar experiências profissionais ainda no ambiente acadêmico. Nosso Escritório desenvolve atividades práticas constantemente supervisionadas por professores, reunindo de maneira integrada e colaborativa, os estudantes de todas as áreas de conhecimento da Escola de Arquitetura e Design.

Laboratório de cidades

É o espaço de aprendizagem voltado às atividades de ações comunitárias, ao planejamento e aos projetos urbanos de pequena e média escala. Os estudantes supervisionados por professores participam de grupos interdisciplinares de Arquitetura e Design. Trabalham em atividades voltadas ao fortalecimento de comunidades locais, onde têm a oportunidade de vivenciar experiências de processos de planejamento participativo que envolve os diversos atores incidentes no território, integrando as questões da vizinhança e suas representações às prerrogativas de políticas públicas.

Tanto as pesquisas, quanto os planos de ordenação territorial são direcionados à qualificação de espaços contíguos a partir de intervenções de segurança, mobilidade e acessibilidade universais, quanto aos espaços de convívio e à paisagem urbana, entre outros.

saiba mais

Labmakers

É o espaço tecnológico voltado à prototipagem com alta capacidade de desenvolvimento de pesquisa, projetos colaborativos e prestação de serviços ao mercado. As atividades desenvolvidas pelo Labmaker pressupõem uma dinâmica com forte teor de inovação, oportunizando ao estudante, além do aprendizado prático e empreendedor, o convívio com profissionais e empresas. Atende ao padrão global de Fab Labtecnologia e é equipado com impressoras 3D de tecnologia FDM, extrusão de filamento plástico e impressora por camadas de gesso; conta também com scanner 3D, plotter de recorte, corte a laser, usinagem CNC, vácuo-formagem, micro-retíficas, solda metálica, furadeira de precisão e torno mecânico.

Laboratório de usabilidade

É o espaço de aprendizagem voltado aos conteúdos de Ergonomia, Fatores Humanos, Usabilidade, Interação humano-Computador, Experiência do Usuário Design e Arquitetura; tem como objetivo desenvolver pesquisa e prestar serviços de avaliação e laudo técnico. As atividades desenvolvidas são de cunho bastante prático e pressupõem uma dinâmica de envolvimento entre a Academia e o mercado, oportunizando ao estudante o convívio com profissionais e empresas e a vivência da rotina profissional (atendimento ao cliente, desenvolvimento e administração de projetos, pesquisa, análise, experimentação/ensaios, execução e apresentação de relatórios). O laboratório de Usabilidade da PUCPR é o primeiro com esse formato no Sul do Brasil, proporcionando estágios, pesquisa de iniciação científica em parceria com inúmeras áreas estratégicas.

Laboratórios de imagens

É um laboratório de aprendizagem onde o estudante desenvolve produtos voltados às áreas da Arquitetura e Urbanismo, Design Digital, Design Gráfico, Design de Produto e Design de Moda. É estruturado com equipamentos, materiais e tecnologia voltados para a produção de imagens através de métodos fotográficos e filmográficos, que possibilitam ao estudante não apenas a prática dos conhecimentos adquiridos em sala, mas também a ampliação e a inovação da capacidade de comunicação e proposição de projetos. Com atividades supervisionadas pelo professor, esse espaço estimula fortemente a interdisciplinaridade e o uso de metodologias ativas de aprendizado.