Sobre a Escola

A estrutura da Escola de Arquitetura e Design é constituída pelo equilíbrio entre conceituação e realização. A conceituação está relacionada aos conteúdos criativos, inovadores e interdisciplinares voltados aos projetos no âmbito da Arquitetura e Urbanismo e do Design. A realização busca concretizar os conceitos em estratégias, sistemas, produtos e espaços, orientados para a construção do bem comum.

 

Em suas diretrizes a Escola busca formar profissionais:

  • Conscientes de seu papel na sociedade, com visão crítica, com ética, autonomia e dedicação, para buscar de forma colaborativa e interdisciplinar, o bem estar comum;
  • Conhecedores dos processos, linguagens e habilidades necessários para a avaliação e concretização de conceitos e estratégias, aplicáveis a produtos, sistemas e espaços;
  • Qualificados para determinar os critérios necessários para estruturar projetos arquitetônicos, urbanísticos e de design, a partir de um amplo diagnóstico com base em cenários e necessidades reais, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômico da sociedade.

 

Em busca de uma nova abordagem para a formação dos profissionais das áreas da Arquitetura e Urbanismo e do Design, a Escola aposta nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, onde o estudante passa de espectador para tornar-se protagonista atuante em sua própria formação. Desta forma, a metodologia por projetos é extremamente presente na vida acadêmica, fazendo com que o estudante em seu percurso de estudo tenha sempre contato com a prática.

Os cursos da Escola têm como princípios orientadores a excelência, a autonomia, a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, a internacionalização, a sustentabilidade, a empregabilidade e acima de tudo, a formação humana e social alinhada aos valores maristas.