DIVING DEEP

Sobre o evento

O Devising 21st Century Higher Education é um evento que convida a repensar a educação e seus métodos tradicionais de ensino e aprendizagem. O encontro reúne especialistas em educação, de diferentes partes do mundo, que promovem iniciativas inovadoras na prática educacional. Em 2018, o Devising 21st Century Higher Education ocorre de 22 a 25 de julho, no Câmpus Curitiba da PUCPR.

O evento é destinado a professores e colaboradores da PUCPR e demais Instituições de Ensino Superior.

Thumbnail Vídeo Tour

Higher Education with PUCPR

A conferência

Em sua segunda edição, o Devising 21st Century Higher Education pretende aprofundar o conhecimento sobre as bases da aprendizagem. O evento traz educadores que fazem a diferença pelo mundo, com novas metodologias de ensino para discutir a reorganização da educação e inspirar os participantes a repensar seu papel nesse novo cenário.

Objetivo

O diálogo entre renomados educadores da atualidade, professores e gestores de instituições de ensino superior para tratar dos novos caminhos da educação no século XXI. O evento reúne professores da PUCPR e de outras instituições que, por meio da troca de experiências, aprimoram sua prática, aprendendo com pessoas de referência na área de educação superior de várias partes do mundo: autores, pesquisadores e professores comprometidos com a aprendizagem dos estudantes e a com a formação de seus pares.

A temática

O tema central da edição de 2018 é: Promoção da aprendizagem profunda e significativa, integrando aspectos cognitivos e humanísticos.

As linhas temáticas específicas são:

  • Avaliação da aprendizagem;
  • Autorregulação e metacognição;
  • Motivação e aprendizagem;
  • Criatividade e pensamento crítico;
  • Planejamento do ensino para aprendizagem profunda;
  • Ciência do ensino e aprendizagem.

APROFUNDE-SE E VÁ ALÉM

COMUNIDADE ACADÊMICA PUCPR

  • Lote 01: R$ 130,00 | até 01/07
  • Lote 02: R$ 250,00 | 02/07 até 15/07
  • Lote 03: R$ 490,00 | 16/07 até o dia do evento – 22/07 (somente cartão de crédito)

PÚBLICO EM GERAL

  • Lote 01: R$ 1.210,00 | até 01/07
  • Lote 02: R$ 1.510,00 | 02/07 até 15/07
  • Lote 03: R$ 1.810,00 | 16/07 até o dia do evento – 22/07 (somente cartão de crédito)

FORMAS DE PAGAMENTO

Pag Seguro – cartão de crédito e boleto até o dia 15/07.

De 16/07 até a data inicial do evento (22/07) – somente cartão de crédito.

Acréscimo de R$ 1,00 para pagamentos com boleto.

Palestrantes

Alenoush Saroyan

É professora na Universidade McGill, em Montreal, Canadá. Sua área de especialização e pesquisa é desenvolvimento pedagógico de docentes, liderança acadêmica, garantia de qualidade, e a reforma dos sistemas de pós-secundários. É consultora de várias organizações internacionais, incluindo o Banco Mundial e a OCDE. Suas publicações versam sobre as concepções de ensino de professores universitários sobre o desenvolvimento educacional de nível universitário. É autora de inúmeros artigos e livros, entre os quais a obra “Rethinking teaching in higher education: from a course design workshop to a faculty development framwork”, que embasou o processo de construção de planos de ensino inovadores que estão sendo adotados na PUCPR.

Dianne Bateman

A Dr.ª Dianne Bateman é professora da Universidade McGill e membro do corpo docente da Faculdade Champlain (St-Lambert), tem mestrado em Psicologia Educacional pelo Teachers College, Columbia University e PhD em Psicologia Educacional pela McGill University. Em 2014, foi premiada com o ingresso na 3M National Teaching Fellowship, o mais prestigioso reconhecimento canadense de excelência em liderança educacional e ensino de nível superior. Seu trabalho tem sido fundamental para a criação de um programa de ensino de nível de mestrado para o corpo docente das instituições de ensino pós-secundárias (“colleges”) em Quebec. As disciplinas que ela ensina na Universidade McGill (“Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior” e “Medida e Avaliação Educacional”) lhe renderam uma excelente reputação. Sua expertise se estende ao desenvolvimento de currículos baseados em competências e ambientes de aprendizagem híbrida.

Elizabeth F. Barkley

Elizabeth F. Barkley, Ph.D. é professora de História da Música no Foothill College, Los Altos, Califórnia. Com quatro décadas como professora inovadora e reflexiva, recebeu inúmeras honrarias e prêmios, incluindo ser nomeada professora de educação superior do ano da Califórnia pela Fundação Carnegie para o Avanço do Ensino, formalmente reconhecida pela legislatura do estado da Califórnia por suas contribuições para o ensino de graduação, selecionada como “Inovador do Ano”, em conjunto com a Liga Nacional para a Inovação, agraciada com o Prêmio Hayward de Excelência Educacional, e homenageada pelo Center for Diversity in Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Apresentadora de palestras e workshops, seus interesses incluem envolver os estudantes por meio da aprendizagem ativa e colaborativa; transformando o F2F e o currículo on-line para atender necessidades de diversos estudantes e conectar aprendizagem e objetivos com avaliação.

Jérôme Eneau

Livre docente em Ciências da Educação pela Universidade Rennes 2. Doutor em Andragogia, pela Universidade de Montreal e em Ciências da Educação, Universidade de Estrasburgo. Atualmente, é Professor do Centre for Research on Education, Learning and Teaching (CREAD) da Université de Rennes 2 e seu trabalho enfoca a aprendizagem e ensino no campo da aprendizagem autodirigida (reciprocidade, confiança e reconhecimento, cooperação colaboração). Nos últimos anos, sua pesquisa é no campo da formação profissional, aprendizagem formal, não formal e informal de adultos, em contextos de aprendizagem à distância e híbridos.

Melinda Maris

Melinda Maris, bacharel em Biologia, possui doutorado em Genética e Biologia Molecular da Emory University, e pós-doutorado pela Universidade Johns Hopkins. É uma educadora e cientista premiada, cujo trabalho está transformando o ensino e o aprendizado. Ela é pioneira no ensino e aprendizagem usando métodos baseados em evidências. Com um histórico comprovado de sucesso no lançamento de novas iniciativas acadêmicas, é apaixonada por criar ambientes de aprendizagem centrados no estudante com base em pesquisas sobre como as pessoas aprendem, tendo estabelecido até agora seis centros de suporte de ensino e aprendizagem em diferentes instituições ao longo de sua carreira. Atualmente, é diretora do Centro de Recursos de Instrução e membro do corpo docente do Centro de Educação em Biotecnologia da Universidade Johns Hopkins.

Stéphan Vincent Lancrin

Stéphan Vincent-Lancrin, doutor em economia, mestre em administração de empresas e em filosofia, atuou como professor e pesquisador em economia na Universidade de Paris-Nanterre e na London School of Economics. Atualmente, desenvolve atividades no Centro de Pesquisa e Inovação em Educação (CERI) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sendo líder de projetos nas áreas de inovação em educação e educação para a inovação. Desenvolve estudos em todos os níveis de educação, com destaque para o nível superior, além de muitos artigos e capítulos de livros, é co-autor e editor de vários relatórios da OCDE, Ensuring Quality in Cross-Border Higher Education (2015), Measuring Innovation in Education: A New Perspective (2014), Art for Art’s Sake. The impact of arts education (2014), Review of the Italian Strategy for Digital Schools (2013), Sparking Innovation in STEM education trough Technology and Collaboration (2013).

Tonia Casarin

Tonia Casarin é mestre em Educação pela Universidade de Columbia em Nova York, é Lemann Fellow e Global Salzburg Fellow. Empreendedora na área de educação, Tonia trabalha com o desenvolvimento de competências socioemocionais. É educadora e palestrante, tendo feito um TEDx Talk em 2016 e outro TEDxYouth Maastrich, na Holanda, em 2018. É professora de Pós-Graduação no Instituto Singularidades (SP) e do curso de Empreendedorismo no Google Campus. Foi vencedora do Global Impact Challenge no Brasil, prêmio da Singularity University em 2017, e palestrante no Singularity Brasil Summit em 2018, com um público de mais de 2.000 pessoas.

Programação

22/07 (Domingo)

19h00 às 19h30
Cerimônia de Abertura

19h30 às 21h00
Palestra de abertura
Elizabeth Barkley
Engajamento dos estudantes: teorias, pesquisas e boas práticas

saiba mais

21h00 às 22h00
Coquetel

23/07 (Segunda)

8h30 às 12h30
Oficinas paralelas

09h30 às 10h00
Coffee break

12h30 às 13h30
Almoço

13h30 às 17h30
Oficinas paralelas

24/07 (Terça)

08h30 às 12h30
Oficinas paralelas

09h30 às 10h00
Coffee break

12h30 às 13h30
Almoço

13h30 às 17h30
Oficinas paralelas

25/07 (Quarta)

08h30 às 09h30
Painel com Dianne Bateman e professores da PUCPR
Currículos e avaliações baseados em competências: perspectivas locais e globais
saiba mais

09h30 às 10h00
Coffee break

10h00 às 11h30
Palestra de encerramento – Melinda Maris
É possível criar ambientes de aprendizagem focados no estudante com base em pesquisas sobre como as pessoas aprendem?

Oficinas

Hora Facilitador Tema Título Sala Vagas
8h30/12h30 Elizabeth Barkley Avaliação da aprendizagem Promoção e avaliação da aprendizagem significativa
saiba mais
Sala Jacarandá 003/004 Bl. 02 100
8h30/12h30 Jérôme Eneau Autorregulação e metacognição Autorregulação e metacognição
saiba mais
Sala Ipê 001 Bl. 01 70
8h30/12h30 Melinda Maris Avaliação da aprendizagem Avaliação formativa e feedback
saiba mais
Sala Araucária 112/114 Bl. 03 90
8h30/12h30 Dianne Bateman Planejamento do ensino para aprendizagem profunda Aprendizagem híbrida by design
saiba mais
Sala Jacarandá 001/002 Bl. 02 90
8h30/12h30 Stéphan-Vincent Lancrin Criatividade e pensamento crítico O pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem
saiba mais
Sala Ipê 201 Bl. 01 80
8h30/12h30 Tonia Casarin Motivação e aprendizagem Competências Socioemocionais para Educadores
saiba mais
Sala Jequitibá 111 Bl. 06 90
Hora Facilitador Tema Título Sala Vagas
13h30/17h30 Elizabeth Barkley Avaliação da aprendizagem Promoção e avaliação da aprendizagem significativa
saiba mais
Sala Jacarandá 003/004 Bl. 02 100
13h30/17h30 Jérôme Eneau Autorregulação e metacognição Autorregulação e metacognição
saiba mais
Sala Ipê 001 Bl. 01 70
13h30/17h30 Melinda Maris Avaliação da aprendizagem Avaliação formativa e feedback
saiba mais
Sala Araucária 112/114 Bl. 03 90
13h30/17h30 Dianne Bateman Planejamento do ensino para aprendizagem profunda Aprendizagem híbrida by design
saiba mais
Sala Jacarandá 001/002 Bl. 02 90
13h30/17h30 Stéphan-Vincent Lancrin Criatividade e pensamento crítico O pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem
saiba mais
Sala Ipê 201 Bl. 01 80
13h30/17h30 Tonia Casarin Motivação e aprendizagem Competências Socioemocionais para Educadores
saiba mais
Sala Jequitibá 111 Bl. 06 90
Hora Facilitador Tema Título Sala Vagas
8h30/12h30 Jérôme Eneau Autorregulação e metacognição Autorregulação e metacognição
saiba mais
Sala Ipê 001 Bl. 01 70
8h30/12h30 Melinda Maris Avaliação da aprendizagem Avaliação formativa e feedback
saiba mais
Sala Araucária 112/114 Bl. 03 90
8h30/12h30 Dianne Bateman Avaliação da aprendizagem A avaliação da aprendizagem e o alinhamento do currículo
saiba mais
Sala Jacarandá 001/002 Bl. 02 90
8h30/12h30 Stéphan Vincent-Lancrin Criatividade e pensamento crítico O pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem
saiba mais
Sala Ipê 201 Bl. 01 80
8h30/12h30 Alenoush Saroyan Planejamento do ensino para aprendizagem profunda Ensino universitário para aprendizagem profunda
saiba mais
Sala Jacarandá 003/004 Bl. 02 100
8h30/12h30 Tonia Casarin Motivação e aprendizagem Competências Socioemocionais para Educadores
saiba mais
Sala Jequitibá 111 Bl. 06 90
Hora Facilitador Tema Título Sala Vagas
13h30/17h30 Jérôme Eneau Autorregulação e metacognição Autorregulação e metacognição
saiba mais
Sala Ipê 001 Bl. 01 70
13h30/17h30 Melinda Maris Avaliação da aprendizagem Avaliação formativa e feedback
saiba mais
Sala Araucária 112/114 Bl. 03 90
13h30/17h30 Dianne Bateman Avaliação da aprendizagem A avaliação da aprendizagem e o alinhamento do currículo
saiba mais
Sala Jacarandá 001/002 Bl. 02 90
13h30/17h30 Stéphan Vincent-Lancrin Criatividade e pensamento crítico O pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem
saiba mais
Sala Ipê 201 Bl. 01 80
13h30/17h30 Alenoush Saroyan Planejamento do ensino para aprendizagem profunda Ensino universitário para aprendizagem profunda
saiba mais
Sala Jacarandá 003/004 Bl. 02 100
13h30/17h30 Tonia Casarin Motivação e aprendizagem Competências Socioemocionais para Educadores
saiba mais
Sala Jequitibá 111 Bl. 06 90

Descritivo das palestras e oficinas

Palestra de Abertura (programação)
22/07 - 19h30 às 21h
Engajamento dos estudantes: teorias, pesquisas e boas práticas
Elizabeth Barkley

A preocupação com o engajamento estudantil agora é central nas conversas sobre qualidade na educação superior do século XXI, mas o que realmente significa? E, uma vez que saibamos, como podemos alcançá-lo? Nesta palestra, a Dr.ª Barkley compartilhará um modelo dinâmico para entender o que significa “engajamento estudantil” e utilizará pesquisas, teorias e literatura sobre boas práticas para identificar estratégias para promovê-lo na sala de aula da universidade atual.

Workshop (oficinas)
23/07- Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
Aprendizagem híbrida by design
Dianne Bateman, PhD

Aprendizagem híbrida – o que é isso? Por que todo mundo está falando? Terei que entrar neste mundo e como isso afetará a forma como trabalho? Essas questões permeiam a mente de muitos membros do corpo docente no ensino superior e, como acontece com qualquer mudança, há entusiastas e aqueles que hesitam. Os que hesitam em entrar neste mundo podem ser tranquilizados pelo fato de que uma disciplina de aprendizagem híbrida bem planejada, ao contrário de uma disciplina on-line ou de uma disciplina presencial tradicional, produz resultados mais fortes em termos de aprendizagem do estudante.

Mas como é que isto é feito? O que significa ter uma disciplina de aprendizagem híbrida bem planejada?

A aprendizagem híbrida eficaz requer novas maneiras de pensar sobre o design da disciplina, pois nos desafiamos a reconceitualizar as formas tradicionais de ensino e associá-las a múltiplas formas de entrega.

Usando a estrutura de “Community of Inquiry”, essa oficina ajudará os participantes a reformularem uma disciplina em um formato de aprendizagem híbrida, aplicando princípios de design instrucional. A oficina será focada no uso de resultados claros de aprendizagem, no aprimoramento da avaliação e do feedback, e no desenvolvimento de atividades colaborativas
que promovam a aprendizagem profunda.

Este workshop foi desenvolvido para professores que desejam usar um formato de aprendizagem híbrida, bem como designers instrucionais que os apoiam.

Workshop (oficinas)
23/07 - Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
Promoção e avaliação da aprendizagem significativa
Elizabeth Barkley

Muitos professores universitários buscam criar experiências de aprendizado significativas para os estudantes, mas lutam para conseguir isso de maneiras que também possam ser avaliadas com eficiência e eficácia. Nessa oficina, a Dr.ª Barkley irá guiá-lo através dos passos necessários para promover e avaliar a aprendizagem significativa de uma maneira que seja perfeitamente integrada ao seu ensino. Essas etapas incluem:

  1. identificação de resultados de aprendizagem significativos;
  2. elaboração de atividades instrucionais eficazes e pedagogicamente sólidas;
  3. desenvolvimento uma estratégia para analisar e relatar os resultados da aprendizagem de maneiras aceitáveis para as diversas partes interessadas. A Dr.ª Barkley também compartilhará três técnicas que abordam as dimensões desafiadoras da aprendizagem.

Os participantes receberão várias materiais de apoio que lhes permitirão replicar ou adaptar o processo e as técnicas aos seus próprios contextos instrucionais. Os participantes sairão com orientações claras sobre como elaborar, implementar e avaliar
tarefas de sala de aula de alta qualidade que resultem em aprendizado profundo e significativo.

Workshop (oficinas)
23/07 - Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
24/07 - Turma 3: 08h30 às 12h30 e Turma 4: 13h30 às 17h30
Autorregulação e metacognição
Jérôme Eneau

A oficina será desenvolvida em três etapas:

  1. Apresentação do trabalho sobre autonomia, aprendizagem autodirigida e metacognição e alguns resultados principais da pesquisa em educação de adultos neste campo. Esta apresentação tem como objetivo compartilhar com todos os participantes um entendimento comum sobre esses conceitos e noções.
  2. Organização dos participantes em pequenos grupos, onde serão discutidas propostas de atividades direcionadas a autonomia e o empoderamento dos estudantes.
  3. Apresentação dos temas discutidos nos pequenos grupos o grupo, oportunizando a apresentação das propostas, questões levantadas pelas práticas e uma resposta sobre as contribuições e os limites encontrados.

Workshop (oficinas)
23/07 - Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
24/07 - Turma 3: 08h30 às 12h30 e Turma 4: 13h30 às 17h30
O pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem
Stephan-Vincent Lancrin

Na oficina serão apresentadas e discutidas algumas iniciativas empregadas mundialmente com o objetivo de promover e melhorar o ensino e a aprendizagem na educação superior. Será promovida a discussão referente ao tema, envolvendo os participantes. Em seguida, a oficina será direcionada no uso de rubricas como ferramentas para promover as habilidades de pensamento crítico e criativo dos estudantes no ensino superior. A oficina contará com discussões conceituais e, também, trabalho prático de desenvolvimento em torno de rubricas ou planos de ensino. Pede-se aos participantes que puderem, que tragam um exemplo de plano de ensino para que seja realizado um trabalho colaborativo de melhoria. Finalmente, serão discutidos alguns obstáculos e dificuldades relacionados à inovação no ensino superior, considerando os incentivos existentes.

Workshop (oficinas)
23/07 - Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
24/07 - Turma 3: 08h30 às 12h30 e Turma 4: 13h30 às 17h30
Avaliação formativa e feedback
Melinda Maris

Esta oficina é focada no impacto da aprendizagem profunda e significativa sobre o desenvolvimentos de habilidades em metacognição, auto-avaliação e auto-regulação. Esta oficina permite aos participantes:

  • Aplicar conhecimentos prévios para categorizar as estratégias pedagógicas com base no seu impacto na aprendizagem dos estudantes;
  • Analisar evidências que apoiem a eficácia de estratégias pedagógicas selecionadas;
  • Comparar e contrastar a avaliação formativa e somativa;
  • Empregar técnicas autênticas de avaliação formativa que possam ser aplicadas em sala de aula para promover a aprendizagem profunda.

O workshop é altamente participativo e pragmático. Através da aprendizagem experiencial, os participantes obtêm estratégias práticas, inovadoras e baseadas em evidências que podem aplicar imediatamente em seu ensino para aumentar o envolvimento do aluno e promover uma aprendizagem profunda e significativa. O workshop também explica como podemos usar o que sabemos sobre a ciência da aprendizagem para ajudar a promover uma aprendizagem profunda e significativa.

Workshop (oficinas)
24/07 - Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
A avaliação da aprendizagem e alinhamento do currículo
Dianne Bateman, PhD

A avaliação da aprendizagem é vista por muitos como o componente mais poderoso do currículo, pois é por meio das avaliações que os professores comunicam aos estudantes o que é importante aprender e como eles devem aprender. Essa posição central de avaliação no processo de aprendizagem só pode ser comprovada se as tarefas de avaliação estiverem diretamente ligadas aos resultados de aprendizagem de uma disciplina. Quando estão, pode-se afirmar que a disclplina está alinhada e que as avaliações são válidas.

Trabalhar dentro de uma estrutura curricular baseada em competências requer resultados de aprendizagem que só podem ser medidos com tarefas de avaliação baseadas no desempenho. Essas tarefas complexas apresentam desafios para o professor.

Os participantes deixarão a oficina compreendendo como as avaliações baseadas no desempenho, bem como os itens de testes objetivos tradicionais podem ser analisados e usados intencionalmente para validar o alinhamento de uma disciplina e melhorar a aprendizagem do estudante.

Workshop (oficinas)
24/07 - Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
Ensino universitário para aprendizagem profunda
Alenoush Saroyan, Universidade McGill

Você já colocou no papel seus pensamentos sobre o aprendizado e o que o aprendizado efetivo significa para você? Toda a aprendizagem é igual? Aprendizagem diz respeito apenas à aquisição de conhecimentos? Você transfere a sua concepção do que é aprender nas diferentes disciplina para as quais leciona? Você já pensou no que significa ter estudantes entendendo em um nível profundo ou o que seus alunos devem ser capazes de fazer com o conhecimento que eles obtêm? Quais são os desafios que você enfrentou ou acredita que enfrentará ao incorporar o aprendizado relacionado a processos cognitivos de ordem superior ou aprendizado de atitudes em suas disciplinas?

Este workshop irá ajudar os participantes a contextualizarem e responderem a essas perguntas por meio de exercícios interativos e oportunidades para aplicar conceitos sobre o aprendizado em uma disciplina de sua escolha.

Workshop (oficinas)
23/07 - Turma 1: 08h30 às 12h30 e Turma 2: 13h30 às 17h30
24/07 - Turma 3: 08h30 às 12h30 e Turma 4: 13h30 às 17h30
Competências Socioemocionais para Educadores
Tônia Casarin

As tendências em modelos de ensino e aprendizagem buscam preparar seus alunos para o futuro no século XXI, e resolver no espaço de escolas e modelos inovadores, as questões que deixaram de ser atendidas no modelo de educação tradicional. A importância do desenvolvimento das competências socioemocionais torna-se fundamental para que os jovens tenham sucesso não somente na sua vida de estudante, como também em sua vida profissional, como um todo. Assim, sendo um melhor cidadão, melhor trabalhador e melhor indivíduo.

Dentro desse contexto, Tonia Casarin, mestre em Educação pelo Teachers College em Columbia University – NY, irá trazer sua perspectiva sobre as tendências em modelos de ensino e aprendizagem que buscam preparar os alunos para o futuro no século XXI.

Neste Workshop, serão abordados temas como: o que são competências socioemocionais e porque são importantes; o professor como papel central no desenvolvimento de competências socioemocionais; a afetividade na relação professor – aluno e como desenvolver as competências socioemocionais na sala de aula.

 

Painel com Dianne Bateman e professores da PUCPR
25/07 - 08h30 às 09h30
Currículos e avaliações baseados em competências: perspectivas locais e globais
Dianne Bateman

A construção ou revisão de currículos é, por si só, desafiadora em qualquer contexto, especialmente quando envolve uma mudança de paradigma tendo como foco o desenvolvimento de competências. Mais desafiadora ainda é a concretização do currículo ao longo do curso por meio das várias aprendizagens nas diferentes disciplinas.

Nesse processo, a avaliação da aprendizagem pode ser um grande aliado para estudantes e professores trilharem o caminho juntos. Mas com0 diferentes disciplinas podem realmente contribuir para desenvolver competências? Como é possível avaliar competências? Essas e outras questões serão discutidas no painel sob o ponto de vista de professores da PUC envolvidos diretamente na construção dos currículos por competências e da professora Dianne Bateman que vivenciou esse processo no Canadá.

HOSPEDAGENS

Slaviero Slim Curitiba Alto da XV
Endereço: R. Conselheiro Araújo, 435 – Centro, Curitiba – PR, 80060-230
Telefone: (41) 3017-1050

NH Curitiba The Five
Endereço: R. Nunes Machado, 68 – Centro, Curitiba – PR, 80250-000
Telefone: (41) 3434-9400

Alta Reggia Plaza Hotel
Endereço: R. Dr. Faivre, 846 – Centro, Curitiba – PR, 80060-140
Telefone: (41) 3026-3223

Pestana Curitiba
Endereço: R. Comendador Araújo, 499 – Centro, Curitiba – PR, 80420-000
Telefone: (41) 3017-9900