DIVING DEEP

Sobre o evento

O Devising 21st Century Higher Education é um evento que convida a repensar a educação e seus métodos tradicionais de ensino e aprendizagem. O encontro reúne especialistas em educação, de diferentes partes do mundo, que promovem iniciativas inovadoras na prática educacional. Em 2018, o Devising 21st Century Higher Education ocorre de 22 a 25 de julho, no Câmpus Curitiba da PUCPR.

O evento é destinado a professores e colaboradores da PUCPR e demais Instituições de Ensino Superior.

Thumbnail Vídeo Tour

Higher Education with PUCPR

Sobre o Evento

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) convida professores, dirigentes da educação superior e pesquisadores para participar da quarta edição do Devising 21st Century Higher Education with PUCPR.

Tradicionalmente, o evento reúne professores da PUCPR e de outras instituições que, por meio do compartilhamento de experiências, aprimoram sua prática, aprendendo com pessoas de referência na área de educação superior de várias partes do mundo: autores, pesquisadores e professores comprometidos com a aprendizagem dos estudantes e a formação de seus pares.

A temática desta quarta edição é “Embracing new realities” – Abraçando novas realidades. O evento abordará a aprendizagem experiencial mediada ou não por realidade estendida. A aprendizagem experiencial é um processo pelo qual os estudantes “aprendem fazendo” e refletindo sobre a experiência. A realidade estendida compreende realidade aumentada, virtual e mista, implementada com diferentes tecnologias tais como smartphones, dispositivos de realidade virtual (VR) ou realidade mista (MR), projeções 360 graus.

Assim como em 2021, o Devising será realizado em conjunto com o PUC ID na sua 2ª Edição de 2023. O PUC ID tem por objetivo difundir o modo PUC de educar embasado nos valores Cristãos e Maristas.

O evento ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2023, de forma online, nos dias 26 e 27, e presencial no dia 28. O evento presencial será no novo Centro de Realidade Estendida, localizado no segundo andar do Bloco 1 (Amarelo), no Câmpus da PUCPR em Curitiba

Venham refletir conosco sobre a aprendizagem experiencial e o uso de realidade estendida no ensino superior!

Objetivo

Promover o diálogo entre renomados educadores da atualidade, professores e gestores de instituições de ensino superior para tratar dos novos caminhos a serem desbravados na educação no século XXI.

Nossa História

Para chegarmos aonde estamos hoje, é importante que revisitemos como foi o percurso até aqui. No ano de 2015, a PUCPR iniciava sua trajetória para grandes mudanças no processo de Ensino e Aprendizagem: o foco na aprendizagem do estudante; a abordagem por competência; estabelecimento do CrEAre, um Centro de Ensino e Aprendizagem para apoio contínuo ao processo de inovação, dentre outras. Isto fez com que, em 2016, a instituição buscasse vozes nacionais e internacionais que pudessem inspirar esta jornada. Surgiu então o primeiro Devising 21st Century Higher Education with PUCPR

AnteriorPróximo
Professores da PUCPR, participantes do Devising21 de 2018 posam junto com o então reitor, professor Waldemiro Gremski (terceiro da esquerda para direita). Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Professores da PUCPR, participantes do Devising21 de 2018 posam junto com o então reitor, professor Waldemiro Gremski (terceiro da esquerda para direita). Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Momento de perguntas e respostas após palestra da professora Elizabeth Barkley no Devising 21 de 2018. À direita professora Aline von Bahten, então membro do CREARE faz a mediação. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Momento de perguntas e respostas após palestra da professora Elizabeth Barkley no Devising 21 de 2018. À direita professora Aline von Bahten, então membro do CREARE faz a mediação. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Participantes do Devising21 de 2018, majoritariamente professores da PUCPR, assistem a palestra da professora Elizabeth Barkley.  Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Participantes do Devising21 de 2018, majoritariamente professores da PUCPR, assistem a palestra da professora Elizabeth Barkley. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Professora Elizabeth Barkley apresenta sua palestra no Devising21 de 2018. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Professora Elizabeth Barkley apresenta sua palestra no Devising21 de 2018. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

VIce-Reitor da PUC – Professor Vidal Martins fala durante o Devising21 de 2018. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

VIce-Reitor da PUC – Professor Vidal Martins fala durante o Devising21 de 2018. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Reitor da PUC em 2018 – Professor Waldemiro Gremski abrindo o Devising21 daquele ano. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Reitor da PUC em 2018 – Professor Waldemiro Gremski abrindo o Devising21 daquele ano. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1957631830948413/)

Dr Alex Aberg Cobo profere palestra durante a edição de 2016 do Devisin21. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1184781044900166)

Dr Alex Aberg Cobo profere palestra durante a edição de 2016 do Devisin21. Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1184781044900166)

Sessão de perguntas e respostas após a palestra do Dr. Anas Shalah (à esquerda) mediada pela professora Cinthia Spricigo (à direita).  Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1184781044900166)

Sessão de perguntas e respostas após a palestra do Dr. Anas Shalah (à esquerda) mediada pela professora Cinthia Spricigo (à direita). Fonte: mídia social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1184781044900166)

Participantes do Devising21 de 2016, majoritariamente professores da PUCPR, ouve

Participantes do Devising21 de 2016, majoritariamente professores da PUCPR, ouve

Reitor, vice-reitor, pró-reitores e professoras da equipe CREARE de 2016 posam para foto junto com palestrantes do Devising21, edição de 2016. Fonte: Mídia Social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1184781044900166)

Reitor, vice-reitor, pró-reitores e professoras da equipe CREARE de 2016 posam para foto junto com palestrantes do Devising21, edição de 2016. Fonte: Mídia Social da PUCPR (https://www.facebook.com/pucproficial/posts/1184781044900166)

Em sua logo publicitária, o primeiro Devising 2016 continha a imagem de uma gaivota que trazia como significado do voo panorâmico tudo aquilo que precisávamos fazer naquele momento para encontrar opções de caminhos a serem trilhados. O assunto central abordado no evento foi aprendizagem ativa e foram apresentadas várias estratégias para promovê-la tais como instrução por pares, método 300, sala de aula invertida, estudo de caso, aprendizagem baseada em projetos, design thinking.

No ano de 2018 os caminhos já estavam sendo percorridos: muitas mudanças nas práticas dos professores, revisão das matrizes curriculares para implantar o ensino por competências, dentre outras. Tudo isso fez com que a instituição percebesse que era necessário um aprofundamento nas opções realizadas, surgindo assim o Devising 21st Century Higher Education with PUCPR – Diving Deep, representando o mergulho que estávamos realizando. No evento foram abordados avaliação para aprendizagem, planejamento do ensino (course design), competências socioemocionais, autorregulação, aprendizagem híbrida, pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem.  Para mais informações, clique aqui.

Para o ano de 2020, estava prevista a realização do Devising 21st Century Higher Education with PUCPR – Breaking new ground. As inovações idealizadas em 2016 já haviam sido implementadas e a universidade já estava desbravando novos caminhos. A logo publicitária foi um leopardo buscando expandir seu território. Devido à pandemia, tivemos que adiar o evento para 2021. O tema central escolhido em 2020 era ensino digital sendo extremamente relevante naquele cenário. As palestras e oficinas abordavam planejamento e estratégias para aprendizagem híbrida (Blended Learning), engajamento discente na aprendizagem híbrida e online, sobrecarga cognitiva na aprendizagem online, transformação digital na educação online.

PROGRAMAÇÃO

ONLINE – Evento Gratuito

19h às 19h30 Abertura do PUC ID e do Devising21
  • Ir. Rogério Mateucci (Reitor da PUCPR)
  • Ericson Savio Falabretti (Pró-Reitor de Desenvolvimento Eduacional da PUCPR)
19h30 às 21h
PUC ID Mesa Amarela – Tecnologias e processos educativos: desafios para o nosso tempo
  • Claudia Lúcia Menegatti – Curso de Psicologia da PUCPR
  • Laura Ferraz – Diretoria de Identidade PUCPR
  • Jelson Oliveira – Programa de Pós-Graduação em Filosofia PUCPR
  • Vidal Martins – Vice-Reitor da PUCPR

ONLINE

8h30 às 9h30 Webconferência de Abertura
Aprendizagem imersiva no ensino superior
  • Leonel Morgado – Universidade Aberta, Portugal
9h30 às 9h50 Intervalo
9h50 às 11h Webconferência
Acessibilidade e compartilhamento de experiências de realidade estendida (XR)
Evento com tradução simultânea.
  • Pilar Orero –  Universidade autônoma de Barcelona
11h às 11h10 Intervalo
11h às 12h Webconferência
Realidade estendida na educação. O que funciona? Qual o futuro?
Evento com tradução simultânea.
  • Jesse Schell – Universidade Carnegie Mellon
14h às 16h Mesa redonda
Possibilidades do metaverso na educação
Evento com tradução simultânea.
  • Sofie Hvitved and Bugge Holm Hansen – Copenhagen Institute for Futures Studies
16h às 16h30 Intervalo
16h30 às 17h30 Metaverso na educação: recursos e funcionalidades.
  • Liane Tarouco – UFRGS

PRESENCIAL NO CENTRO DE REALIDADE ESTENDIDA DA PUCPR – 2º ANDAR BLOCO 1 – AMARELO

Duas turmas:

8h30 às 12h
ou
14h às 17h30

Oficina
Como implementar aprendizagem experiencial em sala de aula.
Evento com tradução simultânea.
  • Jenny Amos – Universidade de Illinois Urbana-Champaign
8h30 às 9h30 Business labs
  • Prof. Solange de Lima Barbosa
9h30 às 10h30 Coffee break
10h às 11h Projeto XR Simulação Entrevista Médica
  • Prof Paulo Ricardo Góis
10h às 12h  Experiências Imersivas no Centro de Realidade Estendida – demonstrações paralelas aos eventos.
  • Equipe de desenvolvedores do Centro de Realidade Estendida PUCPR
11h às 12h Projeto VR Health Pro Gam
  • Prof Eduardo Mendonça Sheeren
14h às 14h30 Aprendizagem experiencial no Instagram: Gestão ágil de projetos em Comunicação.
  • Prof Evary Elys Anghinoni
  • Prof Juliana Del Secchi
14h30 às 15h Labcine – Uma experiência na produção de filmes que vai além da tela.
  • Prof Marcelo Munhoz
  • Prof Suyanne Tolentino de Souza
15h às 15h30
Educação Interprofissional e Aprendizagem Experiencial – produção discente de um livro-reportagem literário.
  • Prof Paulo Camargo
  • Prof Paulo Zaniol
  • Prof Rosane Nicola
  • Prof Luis Kasprzak
15h30 às 16h  O uso de tecnologias imersivas no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência em jornalismo imersivo.
  • Prof Rafael de Oliveira Andrade
  • Prof Renan Colombo
  • Prof Luana Assis Navarro
16h às 16h30 Coffee break
16h30 às 17h Projeto XR Entomologia
  • Prof Airton Rodrigues Pinto Jr
17h às 17h30 Projeto XR Instrumentação Elétrica
  • Prof Voldi Costa Zambenedetti

LOTE 1 – Até 30/06

Online
27/07
Online e
presencial
27/07 e 28/07
Público interno R$ 150 R$ 250
Público externo R$ 350 R$ 500

LOTE 2 – De 01/07 até 25/07

Online
27/07
Online
e presencial
27/07 e 28/08
Público interno R$ 350 R$ 450
Público externo R$ 600 R$ 700

FORMAS DE PAGAMENTO

Palestrantes

Bugge

Bugge Holm Hansen

Bugge Holm Hansen é futurista, consultor sênior e chefe de inovação e tecnologia do Copenhagen Institute for Futures Studies. Ele passou os últimos anos explorando como o Metaverso e a Web3 afetarão a cultura, a sociedade, as empresas e os indivíduos. Bugge tem mais de 20 anos de experiência trabalhando nas áreas de mídia e educação em funções de consultoria e indústria. Ele fez parte de vários think tanks e comitês políticos e esteve envolvido no desenvolvimento do primeiro whitepaper do metaverso nórdico no The Copenhagen Institute for Future Studies e agora está trabalhando com o primeiro estudo Delphi do mundo sobre o Metaverso, além de ser chefe de programa no Encontro do Metaverso Nórdico. Ele viveu e trabalhou em várias cidades ao redor do mundo na Europa e América do Sul e atualmente vive em Copenhague. Ele tem um mestrado em Ciências da Educação e Semiótica.

Claudia Lucia Menegatti

Psicóloga (PUCPR), Especilizada em Psicologia Clínica (UFPR e em Terapias Contextuais (Miscpsy – Madrid), Mestre em Psicologia da Infância e Adolescência (UFPR),  e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR). Professora da PUCPR na área de Psicologia da Saúde, Psicopatologia e Psicóloga Clínica. Atua no Magistério desde 1997 e como Psicóloga Clínica desde 1993.

Jenny

Jenny Amos

Jenny Amos, Ph.D. é professora de Bioengenharia na Universidade de Illinois Urbana-Champaign. Ela é bolsista da AIMBE, membro do conselho diretor da BMES, comissária da ABET e duas vezes especialista da Fulbright em educação em engenharia. Amos ganhou vários prêmios e reconhecimentos por seu ensino e bolsa de estudos, incluindo servir como parte da equipe de pesquisa reconhecida nacionalmente Illinois NSF RED (Revolucionando os Departamentos de Engenharia e Ciência da Computação), liderando esforços para inovar as práticas de avaliação de engenharia para produzir engenheiros mais holísticos. Amos tem projetos atuais financiados pela NSF para estudar o desenvolvimento de habilidades de escrita em estudantes de engenharia e para entender melhor como os alunos tomam decisões sobre o curso a seguir e os fatores que influenciam uma mudança no curso.

Jelson

Jelson Oliveira

É professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas e do GT de Filosofia da Tecnologia e da Técnica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, Fenomenologia da Vida, Filosofia da Técnica e da Tecnologia e Ética Ambiental, atuando principalmente em torno de autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. Atualmente é bolsista produtividade da Fundação Araucária. É autor de vários artigos e livros, entre os quais Negação e poder: do desafio do niilismo ao perigo da tecnologia (EDUCS, 2018). É coautor de O nó do ser: para uma ontologia do corpo (EDUCS, 2020) e coorganizador do Vocabulário Hans Jonas (EDUCS, 2019).

Jesse

Jesse Schell

Jesse Schell é o fundador e CEO da Schell Games. Desde o início da Schell Games em 2002, Jesse a transformou na maior empresa de desenvolvimento de jogos e VR educacional e de entretenimento completo dos Estados Unidos. Ele é o autor do livro aclamado pela crítica The Art of Game Design: A Book of Lenses. O livro conquistou o cobiçado “Front Line Award” da revista Game Developer em 2008. Uma terceira edição do livro foi publicada em 2019. Jesse também atua como Distinguished Professor of the Practice of Entertainment Technology na Universidade Carnegie Mellon. Antes de iniciar a Schell Games, Jesse foi o Diretor Criativo do Disney Imagineering Virtual Reality Studio, onde trabalhou e jogou por sete anos como designer, programador e gerente em vários projetos para parques temáticos da Disney e DisneyQuest.

Laura Ferraz

Formada em Direito pela Univel, pós-graduada em direito aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná, atualmente é estudante do curso de psicologia pela Unicesumar. Sua caminhada Marista se inicia aqui, no Colégio Marista Cascavel, em 2014, na pastoral. Em 2016 começa a integrar o Setor de Pastoral, em Curitiba, passa pela Província Marista Brasil Centro-Sul, pela Diretoria Executiva de Educação Básica e, desde 2022, compõe a Diretoria de Identidade da PUC Paraná.

Liane

Liane Tarouco

Liane Margarida Rockenbach Tarouco: Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Ciências da Computação pela UFRGS e Doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo. Professora da UFRGS. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde exerceu de 2017 a 2020 a função de Coordenadora. Desenvolve pesquisa em mundos virtuais imersivos, aprendizagem experiencial, metodologias ativas e mobile learning. Em 2021, recebeu o prêmio Internet Hall of Fame da Internet Society. Autora de mais de 300 artigos publicados em periódicos e eventos, nacionais e internacionais.

Leonel

Leonel Morgado

Leonel Morgado é Professor Associado com Habilitação na Universidade Aberta, Portugal. Anteriormente foi Gestor Técnico e Comercial na Suprides (Lisboa), Terminologista Microsoft Office 97 na IDOC S.A. (Rio de Janeiro, Brasil) e engenheiro profissional independente cooperando com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde iniciou a sua carreira acadêmica. Ele é autor de mais de 200 artigos e detém uma patente, pesquisando ambientes de aprendizagem imersivos e didática de engenharia de software. Membro da Direção da Immersive Learning Research Network, Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e Standards Liaison do IEEE Education Society Technical Committee on Immersive Learning Environments.

Pilar Orero

Pilar Orero PhD (UMIST, UK) trabalha na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) no TransMedia Catalonia Lab. Ela escreveu e editou muitos livros, cerca de 100 trabalhos acadêmicos e quase o mesmo número de capítulos de livros – todos sobre acessibilidade de mídia. Líder e participante em vários projetos de pesquisa financiados pela UE com foco em acessibilidade de mídia, atua na padronização e participa do UN ITU IRG-AVA – Intersector Rapporteur Group Audiovisual Media Accessibility, ISO, SAGA e ANEC. Ela tem trabalhado em Acessibilidade Imersiva nos últimos 4 anos, primeiro em um projeto chamado ImAc, cujos resultados agora são desenvolvidos em TRACTION, MEDIAVERSE, MILE, e acaba de começar a trabalhar em acessibilidade verde em GREENSCENT. Liderou até dezembro de 2022 a rede europeia LEADME on Media Accessibility.

Sofie

Sofie Hvitved

Sofie Hvitved é Futurista, Conselheira Sênior e Chefe de Mídia no Copenhagen Institute for Futures Studies, onde atualmente trabalha no futuro do Metaverso e como isso afetará nossas vidas, sociedade e negócios. Ela está fortemente engajada na interseção entre mídia, tecnologia e entretenimento e tem experiência estratégica na indústria de mídia, entre outras na DR (Danish Broadcasting Corporation). Ela também é membro do Conselho de Mídia Dinamarquês sob o Ministério da Cultura. Ela morou e trabalhou em várias cidades ao redor do mundo na Europa e América do Sul, e atualmente mora em Copenhague. Ela tem mestrado em Estudos de Mídia pela Universidade de Aarhus, Dinamarca.

Vidal

Vidal Martins

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e doutorado em Informática pela Université de Nantes (2007). Atualmente é vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na PUCPR, também exerceu as funções de decano da Escola Politécnica, diretor de educação continuada, editor chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: replicação de dados, reconciliação semântica, sistemas peer-to-peer, banco de dados, orientação a objetos e arquitetura de software.

DEVISINGS ANTERIORES

2021

Palestrantes

  • Charles R. Graham (Universidade Birgham Young)
  • Flower Darby
  • Diane Bateman (Universidade de Sherbrooke)
  • Martín Grassi (Universidade Católica da Argentina)
  • Norm Vaughan (Universidade de Mount Royal)
  • Ruberval Monteiro (Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo)

2018

Palestrantes

  • Alenoush Saroyan (McGill)
  • Dianne Bateman (McGill)
  • Elizabeth Barkley (Foothill College, de Los Altos, CA (EUA))
  • Jerome Eneau (Universite de Rennes)
  • Melinda Maris (John Hopkins)
  • Stephan Vincent-Lancrin (OCDE)
  • Tonia Casarin (Columbia University – NY)

2016

Palestrantes

  • Alenoush Saroyan (McGill)
  • Alex Cobo (Universidade Minerva)
  • Alvaro Neves (UFV)
  • Anastassis Kozanitis (Universidade de Montreal)
  • Anas Chalah (Harvard)
  • William Ellet (Harvard)
  • Ricardo Fragelli (UnB)
sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Comissão Organizadora

Coordenação do evento

  • Elisangela Ferretti Manffra

Equipe de Organização

  • Cinthia Bittencourt Spricigo
  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau
  • Anna Carolina Legroski
  • Denise Padilha Alves Ribeiro

Realização