CCURSOS

Teatro – Multiartes
Novo

Licenciatura

Prepare-se para estudar no único curso de TEATRO do Brasil, com formação integrada por  meio dos Bacharelados ou Licenciaturas, voltada ao empreendedorismo e que desenvolve um profissional multiskills alinhado ao mercado.   Você terá uma visão mais ampla da área de artes, através de 2 eixos: o eixo do Bacharelado ou eixo da Licenciatura (dependendo da sua escolha), pois na PUCPR os cursos de artes aumentam as possibilidades de troca entre os estudantes, já que eles participam de projetos integrados entre as artes durante o curso independente de sua formação (ex: aluno de Dança participa dos projetos com alunos de Teatro, etc.)

Os cursos de Artes da PUCPR são perfeitos para quem tem a cultura correndo nas veias e está em busca de uma formação ampla na área, unindo diferentes contextos da arte com a visão empreendedora e independente.

O Mercado de Atuação

Quem estuda Teatro possui um leque de possibilidade de atuações dentro da dramaturgia para seguir carreira. Além de ator, você pode trabalhar na direção, iluminação, sonoplastia, cenário, e criação de identidade para personagens e outras atividades da dramaturgia. É possível ainda atuar na área do cinema, televisão, publicidade, dublagem de filmes, séries, games, produção e gestão cultural.

CONHEÇA O EIXO MULTIARTES

Por que fazer o curso de Teatro na PUCPR?  

O curso de Teatro da PUCPR é baseado no conhecimento do teatro brasileiro e mundial,     com domínio técnico expressivo do corpo e da voz. São trabalhadas metodologias ativas como role-playing (ensaios de cenas e espetáculos), salas invertidas, co-teaching e instrução por pares e pequenos grupos. Além disso, o curso possui o TEATRAR (Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro), que tem como objetivo pesquisar a teatralidade em diversos âmbitos, criar e produzir intervenções cênicas em espaços e contextos não convencionais, seja na PUCPR, praças, ruas, pátios de escolas, ou empresas públicas e privadas.

O corpo docente é formado por professores com formação acadêmica de alto nível, com experiência de mercado, que trabalham com a nova matriz curricular atualizada.

Internacionalização

Os estudantes de Teatro da PUCPR têm acesso a programas universitários para adquirir experiências fora do país. Além da oportunidade de dominar novos idiomas, o intercâmbio permite estar em contato com uma comunidade acadêmica internacional, participando de aulas entre estudantes e professores estrangeiros.

A PUCPR chegou à Itália
O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.

Os participantes têm a oportunidade de participar de aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA).

Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

Luciane Hilú

Coordenação

Graduada em Comunicação Visual pela UFPR (1990) e em Música pela EMBAP (1993), possui mestrado em Música pela UFRJ (1998) e especialização em Comunicação e semiótica: teoria e crítica da sociedade de informação pela PUCPR (2006). Tem doutorado em Educação pela PUCPR (2016). Atuou como coordenadora dos cursos de Licencitura em Música (2011 a 2013), Design Gráfico da PUCPR de 2013 a 2017, Design digital (2016). Atua professora do curso superior de Design da PUCPR. Atuou durante 15 anos como coordenadora de design e designer de interfaces digitais na Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) da PUCPR. Foi assessora para EAD da vice-reitoria da PUCPR (2017, 2018).

Docente Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello.

Mestre

Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello

Coordenação

Mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atriz, diretora, dramaturga e professora de Teatro. Formada pelo Curso Permanente de Teatro/Teatro Guaíra PR (CPT 1982-1985). Possui Graduação, Licenciatura e Atualmente é Coordenadora do Bacharelado em Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e diretora de pesquisas e diretora artística da Confraria Cênica/PR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pesquisa em linguagens cênicas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, mulher, epistemologia naturalizada, solidão e direção de encontro. Orienta o TEATRAR: Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro/PUCPR e o Centro de Pesquisa do Teatro Barracão Encena.

Escola de Belas Artes

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 950,00*

Status

Inscrições abertas