cookie __utmz não existe
CCURSOS

Jogos Digitais – Ao Vivo
Novo

Tecnólogo

A área de jogos é uma das indústrias criativas que mais se expandiu nos últimos anos. Mais que uma paixão, desenvolver jogos é uma profissão na qual se pode atuar principalmente no mercado internacional com bastante abrangência e em diferentes áreas. Programação, Arte 2d, Arte 3d, Sonorização, Game Design, Produção, são apenas algumas disciplinas que compõem essas áreas multidisciplinares e interconectadas. A formação de profissionais pelo curso de Tecnologia em Jogos Digitais Ao Vivo da PUCPR é completa e voltada para a publicação de jogos principalmente para computadores, dispositivos móveis e consoles.

Além de contar com professores referência em desenvolvimento de jogos, os quais publicam jogos com alcance mundial, o curso também dá suporte ao estudante através de um ambiente de apoio no contraturno: o LAJE – Laboratório de Jogos Eletrônicos da PUCPR. O principal diferencial do Tecnólogo Ao Vivo é a acessibilidade focada no estudante do lugar aonde estiver aceitando totalmente um mundo no qual o trabalho remoto é uma realidade. Todas as aulas são construídas para serem interativas, síncronas, com atividades em grupo e com três dias de aula semanais ao vivo sempre com o professor da disciplina em uma live. O estudante tem a opção de acompanhar as aulas utilizando meios digitais remotos ou hyflex e as atividades são planejadas para terem como foco esse acolhimento.

Outro diferencial do Tecnólogo Ao Vivo é a promoção anual de Game Jams integradas no currículo. Momento de networking e interação presencial, no qual os estudantes ficam imersos no desenvolvimento de jogos e são avaliados em profundidade por suas competências através de um evento de um fim de semana hospedados dentro da PUCPR. O curso também possui boa flexibilidade curricular, sendo que o estudante pode selecionar atuar nas trilhas de Programação ou Arte e se especializar em uma dessas áreas.

Além do tecnólogo Ao Vivo, a PUCPR também oferece outras opções para formação do profissional em jogos, o Bacharelado e o Tecnólogo Presencial. O Bacharelado oferece uma formação geral tanto na área de arte e programação quanto na formação do pesquisador em jogos. E o Tecnólogo presencial é uma opção voltada ao estudante que vai trabalhar ativamente e diariamente na PUCPR sempre com aulas dentro da universidade e com práticas ativas entre os estudantes em sala de aula.

 

CONHEÇA O portal de jogos digitais criados na PUCPR

Blog Jogos Digitais

Vídeos PUCPR

Bruno Campagnolo de Paula

Coordenação

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Especialização em Jogos de Computador (UP) e Mestrado em Informática (PUCPR) Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da mesma, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial para Games, Desenvolvimento de Jogos, História dos Jogos.

Doutor

Alcides Calsavara

Docentes

Mestre

Anderson Vermonde Hamilko

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Eletrônica/Telecom. pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2011), graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná(2007), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná(2014), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Militar de Curitiba(2002) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Militar de Curitiba(2005). Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuando principalmente nos seguintes temas:Credibilidade, Personagens, Jogos Eletrônicos.

Mestre

Artur de Franca Mittelbach

Docentes

Mestre

Breno Azevedo da Silva

Docentes

Mestre

Bruno Campagnolo de Paula

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Especialização em Jogos de Computador (UP) e Mestrado em Informática (PUCPR) Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da mesma, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial para Games, Desenvolvimento de Jogos, História dos Jogos.

Doutor

Carlos Nascimento Silla Junior

Docentes | Lattes

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aluno do Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB) de Curitiba e do Curso de Licenciatura em Música da PUCPR. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Comunicação e Semiótica: Teoria e crítica da sociedade da informação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e doutorado em Computer Science pela University of Kent (2011). Foi Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) da Fundação Araucária (2014-2018).

Mestre

Claudio Ricardo Vieira Carvilhe

Docentes

Doutor

Edson Jose Rodrigues Justino

Docentes

Doutor

Glaucio Henrique Matsushita Moro

Docentes | Lattes

Doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, área de Tecnologia e Sociedade . Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Técnico em Desenho de Comunicação pela ETE Carlos de Campos. Coordenador do curso de Pós Graduação em Animação Digital e Efeitos Visuais pela PUCPR. Leciona na Pós Graduação de Jogos Digitais pela PUCPR e nos cursos de Design Digital e Desenho Industrial pela PUCPR na área de Design Informacional, Vídeo, Interatividade e Animação. Trabalhou em empresas como Editora Abril, PUC-SP, e TV Cultura. Atua nas áreas de pesquisa nos seguintes temas: imagem, design, tecnologia e sociedade.

Especialista

Jose Geraldo Lopes de Noronha Filho

Docentes

Mestre

Luiz Antonio Pavao

Docentes

Maicris Fernandes

Docentes | Lattes

Maicris Fernandes é formado em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações e especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui como área principal de atuação o desenvolvimento de jogos e aplicativos para dispositivos móveis em sistemas operacionais Android e iOS, área na qual atua como professor de graduação, extensão e especialização na PUCPR desde 2010. Mais especificamente, atua como professor da Apple Developer Academy, em nível de extensão, há 5 anos. Este curso proporciona trabalhar com projetos das mais diversas áreas, em que teve seus primeiros contatos com aplicativos na área de saúde e educação. Atualmente é mestrando do programa PPGTS da PUCPR onde pesquisa sobre desenvolvimento de jogos para a educação especial.

 

Doutor

Mark Eirik Scortegagna Joselli

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrica enfase Eletronica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2005), graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2013), especialização em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2016), especialização em PSICOLOGIA NA ABORDAGEM TR pelo ASSOCIACAO DE ENSINO SUPERIOR SAO JUDAS TADEU(2013), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2007) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2013). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Revisor de periódico da Simulation Modelling Practice and Theory, Sócio da MJ Software, Revisor de periódico da International Journal of Computer Systems Science and Engineering, Professor Visitante da ESIGELEC – GRADUATE SCHOOL OF ENGINEERING, Revisor de periódico da JMIR Serious Games, Revisor de periódico da International Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations e Revisor de periódico da REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:GPGPU, data structure, particle system, crowd simulation.

Mestre

Thais Arrias Weiller

Docentes

Mestre

Vinicius Godoy de Mendonça

Docentes

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialização em Desenvolvimento de Jogos de Computadores pela Universidade Positivo (2007) e Mestrado em Visão Computacional pela PUCPR (2013). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em tempo integral, atuando nos cursos de graduação e especialização em desenvolvimento de jogos digitais e no projeto BEPiD É sócio, idealizador, organizador e articulista no Portal de Desenvolvimento de Jogos Ponto V!: http://www.pontov.com.br Tem interesse nas áreas de Desenvolvimento de Jogos, Computação Gráfica, Imageamento Médico, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões.

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

3,5 anos

Mensalidade

R$ 850,00*

Status

Inscrições abertas