CCURSOS

Engenharia Florestal

Bacharelado

Engenheiro florestal é aquele que cuida das florestas! Trabalha em meio à natureza e promove a conservação dos recursos florestais. Você sabia que grande parte de produtos que utilizamos no dia a dia são provenientes direta ou indiretamente de florestas? Que o Brasil tem quase 60% do seu território recoberto por florestas nativas?  E que as florestas de produção estão em expansão?

Os profissionais da área estão em contato direto com o meio ambiente e atuam em diversos segmentos. Entre os campos de atuação estão a produção de itens de origem florestal, como açaí, pinhão e mate, a conservação dos recursos, produção de árvores para obtenção de produtos como papel, móveis, látex e roupas feitas de celulose, assim como trabalhar em florestas de proteção e no planejamento, gestão, implantação e monitoramento.

Os engenheiros florestais terão a possibilidade de atuar em escritórios ou em campos abertos, comandar grandes equipes de trabalho, lidar com pequenos produtores ou em órgãos públicos. Também poderão seguir carreira docente ou de pesquisador, trabalhar como profissionais autônomos prestando consultoria, utilizar recursos de tecnologia de ponta, como o uso de drones, imagens de satélites e automação de máquinas florestais. Para completar, eles embelezam as cidades e melhoraram a qualidade de vida das pessoas com o paisagismo e a arborização urbana! Para fazer tudo isso, os conhecimentos que envolvem a engenharia florestal vão desde as ciências naturais, exatas, até áreas de gestão e automação.

O curso prepara o estudante para
Os profissionais formados pela PUCPR estão preparados para assumir todas as atribuições e novos desafios que o mercado demanda, com autonomia, dedicação, cooperação, honestidade e senso crítico. O engenheiro florestal estará apto para ter uma visão ampla da sociedade, sendo capaz de resolver problemas complexos, propor soluções e inovações, além de contribuir para o desenvolvimento do setor florestal.

Cenário e atuações
O mercado de trabalho na área florestal é diversificado e dinâmico. Em função da importância do setor e do agronegócio para a economia brasileira, a empregabilidade tem sido um ponto forte para os egressos. Somando a isso, o fato do Paraná ser um dos maiores produtores de madeira do país e de contar com diversas consultorias e empresas traz ao estudante inúmeras oportunidades de emprego.

Além dos empregos formais nas empresas florestais e do setor, a atuação como profissional autônomo é uma grande opção para o engenheiro florestal, seja em consultorias ou prestação de serviços. Dentre as principais áreas de atuação, destacam-se a Silvicultura, o Manejo Florestal, a Conservação da natureza, a Tecnologia da Madeira e a Gestão de Empresas.

Por que fazer Engenharia Florestal na PUCPR?
Na PUCPR, as aulas se dividem em aulas práticas, visitas em empresas e parques naturais, aulas teóricas e em laboratórios. Os estudantes têm a oportunidade de fazer viagens de estudo em diferentes regiões do Brasil, se envolver em trabalhos de pesquisa científica e participar de grupos de estudos e estágios em diferentes áreas da engenharia florestal. As aulas acontecem em laboratórios equipados, salas de aula e no campo. Para dar suporte ao curso e atender a necessidade de atividades no campo, a Universidade conta com uma Fazenda-Escola, a Fazenda Experimental Gralha Azul, possibilitando ao estudante a integração da teoria com a prática. É um verdadeiro laboratório a céu aberto!

Os docentes do curso são profissionais de reconhecimento nas suas áreas e todos possuem mestrado e doutorado em Ciências Agrárias. As aulas são dinâmicas, pois os professores de Engenharia Florestal da PUCPR têm se dedicado às novas técnicas de ensino, sempre em contato com as novidades: aulas em salas preparadas especialmente para metodologias ativas, grupos de discussão, confecção de vídeos e muita experimentação.

A Engenharia Florestal da PUCPR tem nota 4 no MEC e nota 4 no ENADE, tornando o curso da Universidade o melhor privado do Brasil.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

4

MEC

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Coordenação

Airton Rodrigues Pinto Junior

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia), Especialista em gestão e Liderança Universitária.

Áreas de atuação: Entomologia Agrícola, Topografia, legislação e ética profissional para Agronomia, Manejo de plantas bioativas, Armazenagem de grãos e produtos.

Docente Aline Roberta de Carvalho Silvestrin.

Doutora

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e Doutora em Engenharia Florestal.

Área de atuação: Pedologia, Manejo e Conservação do solo, Recuperação de Áreas Degradadas e Indicadores da qualidade do solo.

Doutor

Marcio Coraiola

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Engenharia Florestal

Área de atuação: Biometria e Inventário Florestal, Manejo de Florestas Naturais e Estatística Aplicada.

Doutora

Mariana Grassi Noya

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação: Citologia e Morfologia de plantas, fisiologia Vegetal, pesquisas com PANC’s nativas, telhados Verdes e Fitorremediação.

Doutora

Marina Mieko Nishidate Kumode

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Industrial Madeireira, Mestre e Doutora em Engenharia Florestal, Tecnóloga em Construção Civil.

Área de atuação: Caracterização Física e Mecânica de espécies florestais; Biodegradação de madeira; Tecnologia de Madeira; Industrialização Florestal; Nanotecnologia.

Mestre

Nayara Guetten Ribaski

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Florestal com intercâmbio na Albert Ludwing Universitat (Freiburg, Alemanha), MBA em Negócios Internacionais, especialização em Economia e Política Florestal, Mestre em Ciências Florestais.

Área de atuação: Política Florestal, Empreendedorismo, Plano de negócios, Certificação Florestal.

Pyramon Accioly

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Engenharia Florestal

Área de atuação: Sistema de Informações Geográficas (SIG), Geoprocessamento, Estudos de Impacto Ambiental, Caracterização Vegetacional, Sensoriamento Remoto, banco de dados e Conservação da Natureza.

Doutor

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação:
Fruticultura, Plantas bioativas, Plantas ornamentais, Sementes e Fisiologia vegetal.

Doutora

Sandra Regina Cabel

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Agronoma, Especialista em Administração e Marketing, Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) e Doutora em Engenharia Florestal

Área de atuação:
Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal, Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e Compensação Ambiental.

Doutor

Saulo Henrique Weber

Docentes | Lattes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.233,20*

Status

Inscrições encerradas