CCURSOS

Engenharia de Computação

Bacharelado

A união da Engenharia com a Computação. O resultado? Um curso completo, multidisciplinar, onde acadêmicos são capacitados para projetar sistemas de hardware e software em um mercado em constante evolução que exige do profissional além de conhecimentos técnicos, habilidades como autonomia, senso crítico, resiliência, autorregulação e comportamento ético e sustentável. Para atender às diferentes exigências do segmento, a Engenharia de Computação da PUCPR proporciona uma formação ampla, com aptidões variadas e bem formuladas, contemplando os grandes temas da área de forma inovadora, com um currículo baseado na formação por competências e na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem. Entre outros, o curso desenvolve competências para modelagem, projeto e programação de software básico e aplicado, incluindo sistemas envolvendo Inteligência Artificial, Redes de Computadores etc, bem como projetos envolvendo hardware, para Internet das Coisas, Sistemas Embarcados, Automação Industrial entre muitas outras.

O curso prepara você para

Desenvolver soluções computacionais eficientes para os diversos tipos de problemas na área de Engenharia de Computação, envolvendo hardware, software e processos, observando preceitos éticos, sociais e ambientais, de forma colaborativa e evidenciando autonomia e senso crítico. Gerenciar projetos, serviços, manutenção e segurança de sistemas de computação, de forma ética, sustentável e colaborativa em equipes multidisciplinares, integrando recursos humanos e organizacionais. Resolver problemas estruturados relacionados à engenharia, articulando linguagem textual e gráfica. Além de avaliar o impacto das soluções de gestão em engenharia no contexto mais amplo da organização e da sociedade, com senso crítico e responsabilidade social.

Engenheiros da Computação
Tecnologias, linguagens de programação e arquiteturas de hardware são alguns dos interesses do profissional da área. Para obter destaque é fundamental acompanhar de perto os avanços tecnológicos e científicos do mercado e de academia, além de estar sempre por dentro das novidades que garantem a competitividade e a inovação tecnológica com viés empreendedor.

Mercado de Trabalho em Engenharia de Computação
Do setor automobilístico às telecomunicações, a computação está cada vez mais presente no dia a dia. Para suprir essa grande demanda, os profissionais encontram oportunidades em diferentes organizações, públicas e privadas. Nesses locais, as principais funções envolvem a concepção de processos nas áreas de software e hardware, pesquisas em informática aplicada e o desenvolvimento de projetos de sistemas embarcados e automação industrial, sem esquecer das atividades de gestão de projetos, de equipes e da inovação tecnológica.

Por que fazer Engenharia de Computação na PUCPR?

Com 30 anos de tradição, o curso de Engenharia de Computação desenvolve competências que vão muito além da qualificação técnica. Com um corpo docente especializado e próximo aos estudantes, empregando um modelo de formação por competências e aplicando metodologias ativas de aprendizagem, o curso possui alto grau de interdisciplinaridade e de desenvolvimento prático (conceber, projetar, implementar e operar). Com foco na integração, o curso propõe desafios para estimular o desenvolvimento de características pessoais desejáveis para o profissional desse segmento, como autonomia, empreendedorismo e espírito inovador.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

3

MEC

Vídeos PUCPR

Graduação em Engenharia da Computação

Afonso Ferreira Miguel

Coordenação

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Docentes

Doutor

Altair Olivo Santin

Docentes

Mestre

Ivan Jorge Chueiri

Docentes

Mestre

Marcelo do Carmo Camargo Gaiotto

Docentes
Docente Percy Nohama.

Doutor

Percy Nohama

Docentes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,94*

Status

Inscrições abertas