CCURSOS

Engenharia de Alimentos

Bacharelado

A produção de alimentos industrializados saudáveis, nutritivos, saborosos, inovadores e seguros ao consumidor é a função principal do Engenheiro de Alimentos. Ele é responsável por atuar na produção industrial de forma ética, garantindo o cumprimento de processos eficientes e sustentáveis. Com mais de 25 anos de experiência, o curso da PUCPR forma profissionais capazes de aplicar processos inovadores na produção industrial, que resultem em alimentos práticos, seguros e com adequada vida útil. Durante a graduação, o estudante tem contato com temas ligados à Química e Bioquímica de Alimentos, à Matemática e Física, a segurança alimentar, aos Processos Tecnológicos da indústria alimentícia, entre muitos outros, e torna-se um profissional inovador e comprometido com o bem-estar e o progresso da sociedade.

O curso prepara o estudante para

Desenvolver produtos alimentícios inovadores e saudáveis, além de certificar sistemas de qualidade e segurança alimentar na cadeia produtiva de alimentos. O profissional formado no curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR terá competência para gerenciar processos e projetos de produção de alimentos.

Cenário e atuações

O crescimento do agronegócio e as mudanças nos hábitos alimentares dos consumidores fazem com que a profissão do Engenheiro de Alimentos esteja sempre em evidência. A Engenharia de Alimentos conta com amplo mercado de trabalho, pois existem inúmeras oportunidades para o profissional além da produção de alimento. O empreendedorismo, a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e ingredientes, a elaboração de novos processos, a fiscalização de produtos, os assuntos regulatórios, a aplicação de aditivos e especificação de embalagens e a atuação nas áreas comercial e de marketing são alguns exemplos.

Por que fazer Engenharia de Alimentos na PUCPR?

No curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR, prática e teoria caminham juntas. Os estudantes têm à disposição laboratórios específicos para análise de alimentos e usinas-piloto de tecnologia e engenharia para processamento de matérias-primas, tais como leite, carne, pescados, vegetais e cereais. Tudo isso com equipamentos similares aos que são utilizados pelas indústrias alimentícias, em escala adaptada para a prática estudantil.

Em seu dia a dia, o estudante também tem acesso a visitas técnicas, estágios, participação em projetos de pesquisa e extensão em parceria com empresas e a possibilidade de intercâmbio em vários países. Além disso, o estudante tem a possibilidade de desenvolver e otimizar os processos pelas práticas realizadas, fazendo com que ele se torne mais autônomo e responsável.

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

3

GUIA DO ESTUDANTE

Vídeos PUCPR

Graduação em Engenharia de Alimentos - PUCPR

Doutor

Alvaro Cesar Camargo do Amarante

Docentes

Doutora

Cinthia Bittencourt Spricigo

Docentes

Doutora

Diana Thome Fachin

Docentes

Doutora

Marcia Rapacci

Docentes

Mestre

Maria Ines Pinto Bogisch

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,94*

Status

Inscrições encerradas