CCURSOS

Engenharia Ambiental

Bacharelado

Equilibrar práticas ambientalmente corretas e economicamente viáveis para o desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade. Este é o principal objetivo deste profissional. Pensando nisso, o curso da PUCPR prepara o estudante para atuar na Engenharia Ambiental, Sanitária e de Gestão Ambiental. O graduado terá uma visão global e multidisciplinar, aprendendo sobre Planejamento Ambiental, Energia, Urbanização, Recuperação de área degradada e Monitoramento Ambiental . A formação da Universidade coloca o profissional à frente em um mercado competitivo.

O curso prepara o estudante para

O profissional formado pela PUCPR estará apto para estabelecer critérios adequados em Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, criar e coordenar Planos de Gestão Integrada, planejar, executar e supervisionar obras de cunho ambiental. Além disso, saberá usar recursos tecnológicos no desenvolvimento e execução em Planos de Monitoramento Ambiental; analisar, avaliar e monitorar a qualidade do ar e validar medidas de controle, e buscar a sintonia entre eficiência, qualidade e conservação de potencialidades naturais.

Cenário e atuações

Instituições dos mais diversos setores recebem grande pressão do mercado e da sociedade para que seus produtos e serviços, bem como a qualidade de vida proporcionada por eles estejam associados à qualidade ambiental. Esses fatores ampliam o escopo de atuação do Engenheiro Ambiental, que encontra grandes oportunidades em empresas da iniciativa privada, órgãos ambientais públicos, terceiro setor e área de educação ambiental para atuar sobre a redução dos impactos ambientais.

Por que fazer Engenharia Ambiental na PUCPR?

Com uma grade curricular abrangente e alinhada às mais recentes tendências da área, a Engenharia Ambiental da PUCPR é inovadora. Oferece uma infraestrutura completa e voltada à aprendizagem ativa, com Laboratórios de Pesquisas e Tecnologias Ambientais, Laboratório de Monitoramento Ambiental com extensão móvel, professores com experiência internacional e grande relacionamento com o setor produtivo. No curso, os acadêmicos têm a oportunidade de realizar atividades em campo com equipamentos de medição de última geração. Na PUCPR, o ingressante aprende fazendo! Faça parte da mudança, construindo um mundo melhor.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

3

ENADE

Ícone Troféu

3

MEC

Ícone Troféu

3

2018 - RUF3º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Vídeos PUCPR

Engenharia Ambiental

Mestre

Carla de Castro Ferreira

Coordenação

Mestre

Alessandro Bertolino

Docentes

Doutor

Arnaldo Carlos Muller

Docentes

Mestre

Carla de Castro Ferreira

Docentes

Doutor

Carlos Mello Garcias

Docentes
Docente Denis Alcides Rezende.

Doutor

Denis Alcides Rezende

Docentes | Lattes

Professor Titular e Pesquisador em Gestão Urbana e Administração Pública. Pós-Doutorado em Cidade Digital Estratégica, 2013-2014, Escola de Serviço Público (DePaul University, Chicago-EUA). Pós-Doutorado em Administração Pública Municipal, Universidade de São Paulo, Brasil. Doutorado em Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico Público-Privado, Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Tecnologia da Informação, Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Administração. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Principais Temas:
Cidade digital estratégica; Cidades Inteligentes; Planejamento estratégico da cidade; Sistemas de Informação da Cidade; Gestão de Tecnologia da Informação; Administração pública.

Principais Publicações:
*Rezende, Denis Alcides; Flores, Carla (2018). Twitter information for contributing to the strategic digital city: Towards citizens as co-managers. Telematics and Informatics, 35.
*Rezende, Denis Alcides (2016) Digital City Projects: information and public services offered by Chicago and Curitiba. International Journal of Knowledge Society Research, 7.
*Rezende, Denis Alcides (2016) Digital City: Chicago and Schaumburg (USA) Information, Sustainability Indicators and Public Services Projects. Revista de Gestão e Secretariado, 7.
*Rezende, D. A.; Procopiuck, M.; Figueiredo, F. C. (2015) Public Policy and a Strategic Digital City Project: A Case Study of the Brazilian Municipality of Vinhedo. The Journal of Urban Technology, 22.
*Rezende, Denis Alcides; et al (2014) Information and Telecommunications Project for a Digital City: A Brazilian case study. Telematics and Informatics, 31.
*Rezende, Denis Alcides (2014) Strategic Planning and Management of a Brazilian City: Many Words and Few Accomplishments. International Journal of Advances in Management and Economics, 3.

Contatos:
E-mail: denis.rezende@pucpr.br
Website: www.DenisAlcidesRezende.com.br
Facebook: www.facebook.com/DenisAlcidesRezendeDr
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9202172197777351

Doutor

Edilberto Moura

Docentes

Mestre

Fabiana Bartalini Von Der Osten

Docentes

Doutora

Fabiana de Nadai Andreoli

Docentes

Harry Alberto Bollmann

Docentes

Mestre

Jefferson Pedro Cunha

Docentes

Doutor

Leana Carolina Ferreira

Docentes

Doutora

Leana Carolina Setim

Docentes

Mestre

Liliane Klemann Raminelli

Docentes

Doutor

Luciene Ribeiro

Docentes

Doutor

Rafael Kuster de Oliveira

Docentes

Mestre

Rafaela da Silva Limons

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,81*

Status

Tenho Interesse