Ciência e Inovação em Alimentos
Novo

Tecnólogo

A criação do Curso Tecnólogo em Ciência e Inovação em Alimentos, o primeiro do estado do Paraná, vem de encontro à demanda do mercado que busca um profissional que atue nas diversas fases da cadeia de suprimentos, na criação da formulação, na produção e no desenvolvimento de alimentos mais sustentáveis, saudáveis e seguros, visando contribuir com o desenvolvimento técnico e econômico de pequenas, médias e grandes indústrias. O profissional formado nesta área tem a capacidade de identificar problemas e formular soluções sugerindo ações que visem a melhoria da alimentação da população, identificando exigências do consumidor, além de atuar no sistema agroalimentar em todas as etapas do processo (abastecimento, transformação, distribuição, comercialização).

O curso prepara o estudante para
Atuar em toda a cadeia produtiva de alimentos identificando problemas e propondo soluções, baseado em três pilares de formação:

• Produção e desenvolvimento de alimentos e produtos inovadores, sustentáveis, saudáveis, seguros e com foco no consumidor (qualidade, sensorialidade, nutrição, custo), desde a implementação de um produto em linha até a manutenção do processo em regime.
  • Gestão de projetos, recursos e sistemas para a operação de uma unidade produtiva, conduzindo o planejamento e a melhoria contínua do processo.

Cenários e atuações
Com o crescimento de empresas de pequeno, médio e grande porte no setor alimentício, o Tecnólogo em Ciência e Inovação em Alimentos tem um amplo campo de atuação, podendo exercer suas competências em diversas áreas, como gestor ou consultor na criação de formulações, no desenvolvimento e na produção de alimentos, no gerenciamento de projetos, sempre com foco na sustentabilidade e no empreendedorismo, encontrando alternativas para elaboração de novos produtos e processos.

Por que fazer o curso na PUCPR?
O curso de Tecnologia em Ciência e Inovação em Alimentos da PUCPR é pioneiro e único no Paraná. Aqui, os estudantes aprendem com metodologias de aprendizagem ativa, ou seja, aprendem fazendo. As disciplinas contemplam temas como a criação da formulação, processamento de alimentos, biotecnologia, bionegócios, controle de qualidade, gestão, lean manangent e estágio curricular, oportunizando ao estudante a vivência profissional.

Para dar suportes às iniciativas de aprendizagem, o curso possui uma Usina Piloto com plantas de processamento de vegetais, laticínios, carnes, fermentados e panificação, com equipamentos que simulam o cenário industrial, além de laboratórios de química, bioquímica, microbiologia, embalagem, análise sensorial e cozinha experimental. O acadêmico também pode usufruir de uma biblioteca completa na área de alimentos.

O quadro docente do curso é outro destaque da PUCPR, já que é composto por doutores e mestres experientes com ampla atuação no mercado profissional.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.