CCURSOS

Cidades Inteligentes
Novo

Tecnólogo

O curso de Cidades Inteligentes da PUCPR contribui para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para o ambiente das cidades, nos quais o profissional é capaz de manejar grandes volumes de informações e utilizar ferramentas de análise e visualização de dados, a fim de subsidiar tomadas de decisão em diferentes ambientes e contextos.

Por essas competências, o CORE do curso se constitui de duas áreas: COMPUTAÇÃO e CIDADES. Em função disso, reúne a expertise de duas Escolas da universidade – a Escola Politécnica e a Escola de Arquitetura e Design.


O curso prepara você para
O curso habilita o profissional a empregar software e hardware no processamento de grandes volumes de dados que, com o auxílio de Machine Learning e programação, visa prover serviços inovadores e mais alinhados às necessidades do cidadão da era digital. Além disso, o egresso poderá atuar nos departamentos estratégicos de Tecnologias de Informação e Comunicação de órgãos públicos e privados, sendo capaz de:

– Projetar soluções tecnológicas inovadoras para o ambiente de cidades;
– Gerenciar o ambiente tecnológico visando à qualidade e segurança das informações;
– Processar dados de texto, áudio e vídeo com atitude ética e empreendedora, por meio de tecnologia de informação e comunicação;
– Subsidiar tomadas de decisão de entes públicos e privados por meio de ferramentas de análise e visualização de dados.
– Implementar soluções integradas de tecnologias de informação e comunicação em diferentes contextos de cidades inteligentes, que atendam as demandas da sociedade, cooperando em equipes interdisciplinares com respeito e responsabilidade social.


Um profissional integral
A sua formação envolve um equilíbrio entre a razão e a percepção, projetando soluções tecnológicas inovadoras. Valores e habilidades estão associados à criatividade, no desenvolvimento de projetos e soluções, à capacidade de observação e à orientação para o trabalho em equipe e o suporte mútuo.

Pela interdisciplinaridade em sua formação, o Tecnólogo em Cidades Inteligentes terá condição de trabalhar de maneira integrada em duas áreas hoje tão distintas, o que o capacitará a ser perceber a velocidade com que as mudanças ampliam e modificam os nichos de trabalho, como um profissional atento às rápidas transformações na forma de se viver nas cidades, e portanto, aos novos mercados e áreas de atuação.

No curso o estudante percebe as oportunidades, ganhando incentivo para explorar abordagens inovadoras e atuar no desenvolvimento de projetos, de tecnologia e na pesquisa, em áreas como: departamentos estratégicos de empresas, indústrias, órgãos públicos, startups e com prestação de serviços. Aqui, ele terá dois eixos de formação (CORE do curso) e poderá fazer toda a integração da Tecnologia associada à Gestão de Cidades.

Nesses campos, são muitas as chances para o futuro profissional que busca evoluir em sua carreira como autônomo, consultor, colaborador ou parceiro em escritórios e empresas, bem como no trabalho institucional de projeto e planejamento. O mercado, a procura de profissionais competentes e arrojados, observa a sólida base formacional do nosso egresso, com iniciativa e liderança


Diferencial está no reconhecimento de um caminho próprio
Atualmente, a transformação global impulsiona o tecnólogo a desenvolver habilidades associativas e colaborativas, envolvendo formação em conceito e capacitação em projeto e tecnologias. A totalidade dos conhecimentos é obtida por meio de um currículo definido por competências, que se abre para as escolhas do estudante, permitindo-lhe direcionar sua área futura de trabalho, alinhada à duas escolas principais: Politécnica e Arquitetura e Design, trazendo mais competência a um mercado integrado, ágil e mundial.

Na continuidade da sua formação, o egresso encontra na PUCPR inúmeras possibilidades de estudos no âmbito da especialização, do mestrado e do doutorado ligados à Gestão Urbana, Design e Informática, com a perspectiva da formação de profissionais e líderes com visão empreendedora e globalizada.


Internacionalização
O curso de Tecnólogo em Cidades Inteligentes da PUCPR oportuniza a experiência internacional de seus estudantes por meio de parcerias, concedendo a possibilidade de cursar a graduação em mais de 200 instituições de ensino no exterior. Dessa forma, a Universidade garante ao egresso uma visão e capacitação globalizada para o mercado de trabalho.

Além do intercâmbio, existem outros programas que colocam o estudante em contato com a língua inglesa e permitem sua inserção no contexto internacional, como o English Semester.


Infraestrutura
O melhor da infraestrutura de duas escolas: Escola Politécnica e Escola de Arquitetura e Design. A Escola Politécnica dispõe de laboratórios de informática completos e todo apoio necessário para o acesso dos ingressantes às mais recentes inovações tecnológicas. Entre os destaques do curso, estão o Big Data, Internet das Coisas e os Servidores de alto Desempenho, bem como a Clínica de Tecnologia da Informação e Comunicação – uma oportunidade para os acadêmicos prestarem serviços à comunidade, tendo contato direto com clientes reais e criando um canal de mão dupla de aprendizado e sintonia social.

Além disso, a Escola de Arquitetura e Design oferece uma estrutura especializada para o processo criativo. Um grupo de laboratórios que auxilia os estudantes na experimentação e associação entre teoria e prática, tirando ideias do papel e concretizando projetos. Entre eles, Usabilidade, Cidades e o LAB MAKER, com cerca de 4.000m², utilizado pelos estudantes para consolidar ideias na prototipagem de produtos e impressão 3D.

 

 

 

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.

Conheça a Escola
Cidade

Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

2,5 anos

Mensalidade

Não informada

Status

Inscrições abertas