Ventilação mecânica básica: Da montagem do ventilador mecânico à resolução de assincronias

Objetivo do Curso: Capacitar o fisioterapeuta e estudantes de fisioterapia para a o manejo adequado do ventilador pulmonar mecânico, desde a sua montagem até os ajustes mais finos de parâmetros ventilatórios para a manutenção da sincronia paciente-ventilador. O curso visa simplificar ao máximo um tema tão complexo, para que os profissionais e estudantes possam realizar os ajustes ventilatórios de maneira otimizada.
Os assuntos que serão abordados no curso serão:
– Partes do ventilador pulmonar mecânico (VPM);
– Montagem do VPM;
– Umidificação ativa e passiva;
– Fases do ciclo ventilatório;
– Modos ventilatórios básicos;
– Monitorização gráfica;
– Mecânica ventilatória;
– Identificação e correção de assincronias paciente-ventilador.
As aulas teóricas e práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru.
A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.
Fique atento ao seu e-mail (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Fisioterapeutas e acadêmicos do último ano de fisioterapia.

MESTRE

Maria Leonor Gomes de Sa Vianna

Mestre em Bioética pelo PPGB- PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- CNPq. Graduação em fisioterapia pela PUC PR 1989 e especialização em geriatria e gerontologia 1991 pela PUC PR. Professora do curso de fisioterapia PUC PR da disciplina de fisioterapia respiratoria e supervisora de estagio no Hospital pequeno príncipe desde 2001. Fisioterapeuta da Irmandade Santa casa de Misericórdia de Curitiba desde 1990.

Bruna Roberta Pereira Silveira

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Dom Bosco/PR, atua como Fisioterapeuta Intensivista na empresa Intensiphysio – Hospital Santa Cruz/PR, especializada em Urgência e Emergência pela residência multiprofissional do Hospital de Clínicas da UFPR, mestranda em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR. Tem experiência na área de Terapia Intensiva Adulto com vivência no auxílio e recuperação de pacientes críticos clínicos e pós cirúrgicos, realizando técnicas para a restauração e desenvolvimento da capacidade física e funcional.

Camila Monteiro Mazzarin

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (2009 – 2012), pós-graduação lato sensu na modalidade residência multiprofissional em saúde do idoso pela secretaria municipal de saúde de Curitiba (2014 – 2016). É mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná. Docente no curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – Campus Curitiba). Cursando doutorado no programa de pós-graduação em medicina interna e ciências da saúde (UFPR). Membro do Núcleo de Estudos em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva (NEFIR – UFPR).

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.