Urgências e Emergências – conhecimentos básicos para uma abordagem multiprofissional

Esse curso tem como objetivo informar aos profissionais da área da saúde sobre as principais informações pertinentes ao tema Urgência e Emergência, numa abordagem multiprofissional.
Os temas de estudo do curso serão:
– Principais temas envolvendo Urgências e Emergências clínicas (Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, Diabetes Melittus descompensada, Sinais sugestivos de maus tratos e abuso, Emergências respiratórias) e situações de queda comuns na terceira idade, locais mais comuns de lesões e conduta de primeiros socorros.
– Alterações psiquiátricas comuns e conduta.
– Abordagem clínica ao paciente.
– Parada cardiorrespiratória e Reanimação Cardiopulmonar.
– Hipo/Hipertensão.
– Em urgência e emergência traumática estaremos debatendo conceitos sobre ferimento de arma de fogo, ferimento por arma de fogo, agressões, acidentes e outros mecanismos de trauma.
As aulas teóricas serão on-line (remotas) e ao vivo (síncronas) via Blackboard Collaborate Ultra. Na semana anterior ao início do curso, os alunos matriculados receberão via e-mail, as instruções, o login e a senha para acessar a plataforma para as aulas remotas síncronas.
As aulas serão ministradas pela fisioterapeuta Graziele Fátima Klein é graduação pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialização em Fisioterapia hospitalar pela Uniandrade e Mestrado pela UTFPR. Especialização em Urgência e Emergência, ainda curso de formação de Socorrista pela Universidade Tuiuti do Paraná e Aperfeiçoamento em Vigilância Nutricional na Atenção Básica a Saúde pela FIOCRUZ. Professora do módulo de Primeiros Socorros da pós graduação em fisioterapia Dermato Funcional da PUCPR. Professora do módulo de Urgência e Emergência na Fisioterapia, Faculdade Inspirar de Porto Velho. Professora do módulo de Emergências geriátricas da pós graduação em Urgência e Emergência da Universidade Positivo. Professora do módulo de Primeiros Socorros da pós graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho da Faculdade Estácio de Sá. Professora da Disciplina de Anatomia Humana do curso de Graduação em Enfermagem da Pucpr. Docente das disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana, Saúde e medicina do Trabalho, Ergonomia e Primeiros Socorros na TECPUCPR escola técnica pertencente a associação Paranaense de Cultura / PUCPR até 2016. Professora do Curso de formação de Socorrista Cadenas. Retorno ao Tecpuc em Janeiro de 2018, finalizando contrato em Julho de 2019. Vários artigos Publicados.

Profissionais, acadêmicos e técnicos da área da saúde.

Lara Guerios

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos.

Graziele Fatima Klein