Saúde Mental, situação atual e perspectivas

Analisar os aspectos histórico-sociais e científicos que permitiram a formulação da loucura enquanto doença mental; Examinar os impactos institucionais da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Estabelecer quais são as atuais politicas de Saúde Mental e suas consequências na vida de de sujeitos em estado de sofrimento mental e suas famílias e na vida social em geral;

Público-alvo

Este Curso de extensão  é destinado a profissionais interessados na prática e teoria em Saúde Mental e seus diversos campos de atuação, tais como: Hospitais Psiquiátricos, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Clínica privada de Saúde Mental, Comunidades Terapêuticas e Projetos de Inclusão Escolar e Assistencial. Se extende aos membros da comunidade em geral, que tenham interêsses variados em adquirirr conhecimentos nesta área da ateção em saúde e nas Políticas Publicas da Saúde Mental.

MESTRADO

Nancy Greca de Oliveira Carneiro

DOUTORADO

Celia Aparecida Ferreira Carta Winter

Nancy Greca de Oliveira Carneiro

Paulo Duarte de Carvalho Amarante

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.