Redação, Leitura e Interpretação de Artigos Científicos

Objetivo do Curso: Desenvolver habilidades e competências em aspectos fundamentais da divulgação da pesquisa e produção científica, bem como desenvolvimento do senso crítico e reflexivo aplicado à leitura e análise de informações publicadas em periódicos científicos.

Os temas de estudo do curso serão:
    1) Redação de Artigos Científicos:
    – Aspectos gerais;
    – Estrutura e convenções de um artigo científico;
    – Redação: resumo, introdução, justificativa, objetivos (geral e específicos), métodos, resultados e discussão;
    – Publicação: seleção do periódico ideal; o processo de revisão por pares.
    – Redação de outros documentos científicos – projetos, dissertações, teses.

2) Análise Crítica:
    – Leitura e análise crítica de artigos científicos;
    – Apresentação de artigos científicos em seminários/journal clubs.

3) Finalização:
    – Consultoria-relâmpago em redação de artigos científicos.

Discentes dos cursos de:
1) Graduação dos cursos da saúde: Medicina, Farmácia, Biotecnologia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Nutrição;
2) Pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado).

Eduardo Del Bosco Brunetti Cunha

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde (Imunologia da Aterosclerose) pela PUCPR. Atualmente está fazendo pós-doutorado em Bioquímica do exercício e estresse oxidativo. É professor dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição da UNIFACEAR e da UNIP/FAPAR, onde leciona as disciplinas de Biologia Celular e Fisiologia Humana. Também atua como assessor científico da empresa ANACLIN Genética, Saúde e Nutrição. Tem experiência na área de Biologia Celular, Imunologia, Genética e Nutrigenética.

Marcelo Tavora Mira

Rafael Saraiva de Andrade Rodrigues

Ricardo Pinho

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.