Reabilitação do paciente crítico: da UTI ao pós-alta

Objetivo do Curso: Objetivo deste curso teórico-prático é que o aluno compreenda a atuação da fisioterapia junto ao doente crítico em ambiente hospitalar desde a avaliação, traçando o diagnóstico fisioterapêutico, até a prescrição do plano de tratamento  com os recursos e técnicas atuais da fisioterapia e, desta maneira, consiga intervir para melhorar a qualidade de vida no pós-alta hospitalar com enfoque no retorno as atividades de vida diária e funcionalidade.
Os assuntos que serão abordados no curso serão:
– Avaliação física e funcional do paciente crítico (utilização de escalas e testes físico-funcionais);
– Avaliação da capacidade funcional e capacidade de exercício;
– Definição do diagnóstico fisioterapêutico;
– Prescrição do exercício para o paciente em UTI e ambiente ambulatorial, visando a reabilitação.
As aulas teóricas e práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru.
A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.
Fique atento ao seu e-mail (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Fisioterapeutas e acadêmicos do último ano de fisioterapia.

MESTRE

Maria Leonor Gomes de Sa Vianna

Mestre em Bioética pelo PPGB- PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- CNPq. Graduação em fisioterapia pela PUC PR 1989 e especialização em geriatria e gerontologia 1991 pela PUC PR. Professora do curso de fisioterapia PUC PR da disciplina de fisioterapia respiratoria e supervisora de estagio no Hospital pequeno príncipe desde 2001. Fisioterapeuta da Irmandade Santa casa de Misericórdia de Curitiba desde 1990.

Camila Monteiro Mazzarin

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (2009 – 2012), pós-graduação lato sensu na modalidade residência multiprofissional em saúde do idoso pela secretaria municipal de saúde de Curitiba (2014 – 2016). É mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná. Docente no curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – Campus Curitiba). Cursando doutorado no programa de pós-graduação em medicina interna e ciências da saúde (UFPR). Membro do Núcleo de Estudos em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva (NEFIR – UFPR).

Demétria Kovelis Monteiro

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UEL (estudo sobre incentivo à prática de atividade física em tabagistas sedentários) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase no treinamento físico domiciliar em pacientes com DPOC grave. Atualmente é Professora do Centro Universitário UniDomBosco (UniDBSCO).

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.