Quem cedo madruga, pode ter sono o dia todo: Introdução aos ritmos biológicos

Objetivo do Curso: O curso aborda conceitos básicos sobre ritmos biológicos, especificamente o ciclo vigília/sono e suas aplicações na área da saúde.
Os horários de início das jornadas de trabalho e horários escolares são, em grande parte, nas primeiras horas da manhã, sendo comum observarmos que algumas pessoas se adaptam melhor a esses horários sociais do que outras. Para alguns acordar nas primeiras horas da manhã é muito fácil, enquanto para outros, acordar cedo é uma grande dificuldade, geralmente esses apresentam quadro de privação de sono, refletido por apresentação de sintomas de sonolência diurna e qualidade de sono ruim. Diante disso, surge o questionamento: Será que há numa explicação biológica para a expressão desse fenômeno comportamental? E a resposta é: Sim, há uma explicação, respondida pela área de estudo dos ritmos biológicos, a Cronobiologia. A preferência individual aos horários de dormir e acordar se deve em grande parte, ao “relógio biológico” que está associado ao controle da secreção hormonal, expressão gênica, variações fisiológicas como temperatura corporal, frequência cardíaca, pressão arterial, funções cognitivas e o ciclo sono/vigília. Sendo assim, torna-se importante aos profissionais da saúde o conhecimento acerca da Cronobiologia para a compreensão das variações intraindividuais e seus impactos no desempenho e prescrição de exercícios físicos, dietas e a escolha de tratamentos para diversas patologias. O objetivo desse curso será abordar os conceitos básicos sobre os ritmos biológicos, especificamente o ciclo vigília/sono e suas aplicações na área da saúde, capacitando os profissionais de saúde a aliar esses conhecimentos à prática clínica.

Estudantes de graduação dos cursos da Escola de Medicina e Ciências da Vida.

Karen Sumire Kubi

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é coordenadora do curso graduação de Biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora de disciplinas relacionadas à Biotecnologia de Plantas na mesma universidade. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia funcional e molecular, fitopatologia e fitovirologia e possui interesse em projetos de divulgação e popularização da ciência.

Gustavo David dos Santos

Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), mestre em Fisiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente doutorando em fisiologia pela UFPR, sob o projeto intitulado “Associação da exposição gestacional a fatores biológicos e ambientais à trajetória do desenvolvimento cognitivo durante a primeira infância”. Possui experiência com pesquisa, docência no ensino básico e superior.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
2020 – Doutorado em Fisiologia (em andamento)
Universidade Federal do Paraná – Curitiba, PR
2019 – Mestrado em fisiologia
Universidade Federal do Paraná – Curitiba, PR
2017– Ciências Biológicas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba – PR

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.