Este curso teórico-prático tem como objetivo instrumentalizar estudantes e profissionais para a atuação da Psicologia nos hospitais, com ênfase nas necessidades das práticas atuais e inovações devido à pandemia da COVID-19. Pretende também discutir o papel profissional no atendimento de pacientes, famílias e equipes, bem como a integração do Psicólogo em modelo multiprofissional. Como diferencial, o curso promoverá integração teórico-prática no próprio hospital sobre as técnicas de novos modelos de visitação, relação com as famílias, crescimento pós-traumático, isolamento e situações de perdas e luto.
As aulas teóricas serão por webconferência e ao vivo, com corpo docente altamente especializado e reconhecido.
As aulas práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru, junto ao serviço de Psicologia, pela manhã ou tarde, de segunda a sexta, no mês de novembro de 2020, conforme o agendamento no hospital e da disponibilidade do estudante. A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção e segurança dos estudantes.
Os temas de estudo serão os seguintes:
• Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar;
• Inserção do psicólogo na equipe multiprofissional;
• Atenção integral e atenção multiprofissional;
• Atendimento ao paciente hospitalizado: avaliação e manejo baseado em evidências;
• Impacto emocional do adoecimento e crescimento pós-traumático;
• O contato com paciente e família nos novos contextos: visitação virtual, comunicação com familiares e a ansiedade no isolamento dos pacientes;
• Papel da psicologia em situações de perdas e luto diante das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19;
• Experiência prática supervisionada em hospital geral – estudos de casos.
Psicólogos e estudantes de Psicologia a partir do 8º período
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.