CCURSOS

Psicologia Hospitalar – Novas Práticas

Esse curso teórico-prático tem como objetivo instrumentalizar estudantes e profissionais para a atuação da Psicologia nos hospitais, com ênfase nas necessidades das práticas atuais e inovações devido à pandemia da Covid-19. Pretende também discutir o papel profissional no atendimento de pacientes, famílias e equipe, bem como a integração do psicólogo em modelo multiprofissional. Como diferencial, o curso promoverá integração teórico-prática no próprio hospital sobre as técnicas de novos modelos de visitação, relação com as famílias, crescimento pós-traumático, isolamento e situações de perdas e luto.
As aulas teóricas serão por webconferência e ao vivo, com corpo docente altamente especializado e reconhecido.
As aulas práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru junto ao serviço de Psicologia.
A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.
Fique atento ao seu email (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Público-alvo

Psicólogos e estudantes de Psicologia a partir do 6º período.

Ementa

Os temas de estudo serão os seguintes:
•    Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar;     
•    Inserção do psicólogo na equipe multiprofissional;
•    Atenção integral e atenção multiprofissional;
•    Atendimento ao paciente hospitalizado: avaliação e manejo baseado em evidências;
•           Impacto emocional do adoecimento e crescimento pós-traumático; 
•           Neuropsicologia Hospitalar 
•    O contato com paciente e família nos novos contextos: visitação virtual, comunicação com familiares e a ansiedade no isolamento dos pacientes;
•    Papel da psicologia em situações de perdas e luto diante das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19;
•    Experiência prática supervisionada em hospital geral – estudos de casos.

Vídeos PUCPR

Mestre

Andressa Marianne Salles Engelmann

Coordenação

Graduada em Psicologia pela UFPR (1998), especialização em Psicologia da Saúde (2000), Mestre em Psicologia da Infancia e Adolescencia pela UFPR (2003). Psicóloga Clínica e Professora Universitária (FEPAR, FACEL), atualmente é professora da PUCPR dos cursos de Psicologia, Medicina e American Academy Health, e cursos de pós-graduação em Psicologia e Saúde. Tem como temas de estudo o desenvolvimento humano, e as relações dos indivíduos com seus processos de saúde e doença.

Doutora

Claudia Lucia Menegatti

Coordenação

Psicóloga formada pela PUCPR, Especialista em Psicologia Clínica-Behaviorismo (UFPR), Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR) e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR). Atua como Psicóloga Clínica e no Magistério Superior na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com ênfase em Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento.

Mestre

Andressa Marianne Salles Engelmann

Docentes

Graduada em Psicologia pela UFPR (1998), especialização em Psicologia da Saúde (2000), Mestre em Psicologia da Infancia e Adolescencia pela UFPR (2003). Psicóloga Clínica e Professora Universitária (FEPAR, FACEL), atualmente é professora da PUCPR dos cursos de Psicologia, Medicina e American Academy Health, e cursos de pós-graduação em Psicologia e Saúde. Tem como temas de estudo o desenvolvimento humano, e as relações dos indivíduos com seus processos de saúde e doença.

Camila Maia de Oliveira Borges Parana

Docentes

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR – linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica (2011 / 2013); Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (2014); Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Positivo (2008); Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007); Possui graduação em Psicologia pela PUCPR (2005); Coordenadora Adjunta do Curso de Psicologia da PUCPR, Professora do Curso de Psicologia da PUCPR e supervisora de estágio profissionalizante em Neuropsicologia do Núcleo de Práticas em Psicologia da PUCPR.

Doutora

Claudia Lucia Menegatti

Docentes

Psicóloga formada pela PUCPR, Especialista em Psicologia Clínica-Behaviorismo (UFPR), Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR) e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR). Atua como Psicóloga Clínica e no Magistério Superior na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com ênfase em Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento.

Doutor

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Doutora

Graziela Sapienza

Docentes

Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Experiência em atendimento clínico e com programas preventivos nos campos de educação e saúde atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.

Doutora

Mariana Ducatti Horiquini de Almeida

Docentes

Psicóloga (UNAERP, 2011). Especialista em Clínica Comportamental (PSICOLOG, 2013). Mestre (FFCLRP-USP, 2014) e Doutora (FFCLRP-USP, 2018) em Ciências com ênfase em Psicobiologia. Atualmente é Psicóloga do Hospital São Judas Tadeu (Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Amor – Barretos), Coordenadora e Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Barretos e Coordenadora e Docente do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (FACISB).

Mestre

Marilin Hohl

Docentes | Lattes

Curso de Graduação em Enfermagem / PUCPR.  Mestrado em Enfermagem / UFSC.  Especialista em Enfermagem em Estomaterapia / PUCPR,  Gestão e Liderança Universitária  /PUCPR;  Assistência de Enfermagem em UTI / UFPR e  Didática do Ensino Superior / PUCPR.  Docente Adjunta do Curso de Enfermagem / PUCPR. Tutora do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso / PUCPR e HUC. Vice Líder e Membro do Grupo de Pesquisa GECEG / PUCPR.

Mestre

Patricia Guillon Ribeiro

Docentes

Psicóloga Clínica, Professora do Curso de Psicologia da PUCPR, Mestre em infância e adolescência pela UFPR, Doutoranda em Ciências da Saúde, Coordenadora da Pós Graduação em Abordagens Multidisciplinares da Saúde Mental da Infância e adolescência na PUCPR.

Mestre

Raphael Chrystopher Borguezan

Docentes

Renate Brigitte Michel

Docentes

Doutora

Tânia Rudnicki

Docentes

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela PUC/RS. Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pela Capes Foundation Ministry of Education Of Brazil-Brasília/DF – Brazil, no WJCR – William James Center for Research/Portugal), Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA/PT. Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Mestre e Especialista em Psicologia Clínica, com experiência na área da saúde e hospitalar, trabalhando principalmente os seguintes temas: terapia cognitiva (TC); tratamento psicológico com ênfase no comportamento e cognição relacionados à doença crônica, doente renal crônico, adesão, estresse e estressores, auto-eficacia e lócus de controle, Psico-oncologia, Crescimento Pós-Traumático (CPT) em sobrevivente de câncer de mama e Psicologia Positiva. Pesquisadora Associada do Centro de Investigação William James ISPA/PT. Diretora do Itepsa – Instituto de Terapia Cognitiva em Saúde. Possui experiência na área de formação profissional em Psicologia e em prevenção e tratamento psicológico. Livros e capítulos na área, além de artigos publicados. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Psico-Oncologia (Crescimento Pós-Traumático, Suporte Social, Qualidade de vida e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental)

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

48 horas

Valor do curso

R$ 680,00

Status

Inscrições abertas