CCURSOS

Psicologia Hospitalar – Novas Práticas

Este curso teórico-prático tem como objetivo instrumentalizar estudantes e profissionais para a atuação da Psicologia nos hospitais, com ênfase nas necessidades das práticas atuais e inovações devido à pandemia da COVID-19. Pretende também discutir o papel profissional no atendimento de pacientes, famílias e equipes, bem como a integração do Psicólogo em modelo multiprofissional. Como diferencial, o curso promoverá integração teórico-prática no próprio hospital sobre as técnicas de novos modelos de visitação, relação com as famílias, crescimento pós-traumático, isolamento e situações de perdas e luto.
As aulas teóricas serão por webconferência e ao vivo, com corpo docente altamente especializado e reconhecido.
As aulas práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru, junto ao serviço de Psicologia, pela manhã ou tarde, de segunda a sexta, no mês de novembro de 2020, conforme o agendamento no hospital e da disponibilidade do estudante. A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção e segurança dos estudantes.
Os temas de estudo serão os seguintes:
• Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar;
• Inserção do psicólogo na equipe multiprofissional;
• Atenção integral e atenção multiprofissional;
• Atendimento ao paciente hospitalizado: avaliação e manejo baseado em evidências;
• Impacto emocional do adoecimento e crescimento pós-traumático;
• O contato com paciente e família nos novos contextos: visitação virtual, comunicação com familiares e a ansiedade no isolamento dos pacientes;
• Papel da psicologia em situações de perdas e luto diante das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19;
• Experiência prática supervisionada em hospital geral – estudos de casos.

Público Alvo

Psicólogos e estudantes de Psicologia a partir do 8º período

Claudia Lucia Menegatti

Coordenação

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015).

MESTRADO

Andressa Marianne Salles Engelmann

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e mestrado em Mestrado em Psicologia da Infancia e Adolescencia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos cursos de Medicina e Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, uti neonatal, pesquisa e ansiedade.

DOUTORADO

Claudia Lucia Menegatti

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015).

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

DOUTORA

Graziela Sapienza

Docentes

Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Experiência em atendimento clínico e com programas preventivos nos campos de educação e saúde atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.

Letícia Georgett Bueno

Docentes

Mariana Ducatti Horiquini de Almeida

Docentes

Marilin Hohl

Docentes

MESTRADO

Patricia Guillon Ribeiro

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999) e mestrado em Psicologia da InFância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento infantil, Psicologia da maternidade, Comportamento Parental, Adesão ao tratamento de doenças crônicas infantis.

Renate Brigitte Michel

Docentes

Samanta Forti

Docentes

Tânia Rudnicki

Docentes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

46 horas

Valor do curso

R$ 680,00

Status

Inscrições encerradas