cookie __utmz não existe
CCURSOS

Psicologia Hospitalar – Novas Práticas

Objetivo do Curso: Esse curso teórico-prático tem como objetivo instrumentalizar estudantes e profissionais para a atuação da Psicologia nos hospitais, com ênfase nas necessidades das práticas atuais e inovações devido à pandemia da Covid-19. Pretende também discutir o papel profissional no atendimento de pacientes, famílias e equipe, bem como a integração do psicólogo em modelo multiprofissional. Como diferencial, o curso promoverá integração teórico-prática no próprio hospital sobre as técnicas de novos modelos de visitação, relação com as famílias, crescimento pós-traumático, isolamento e situações de perdas e luto.
Os temas de estudo do curso serão:
– Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar.
– Atenção Integral e Atenção Multiprofissional.
– Inserção do psicólogo na equipe multiprofissional.
– Impacto emocional do adoecimento e crescimento pós-traumático.
– Neuropsicologia Hospitalar.
– O contato inicial com o paciente – a primeira entrevista.
– Atendimento ao paciente hospitalizado: avaliação e manejo baseado em evidências.
– O contato com paciente e família nos novos contextos: visitação virtual, comunicação com familiares e a ansiedade no isolamento dos pacientes.
– Papel da psicologia em situações de perdas e luto diante das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19.
– Prática supervisionada em hospital geral.
As aulas teóricas serão por webconferência e ao vivo, com corpo docente altamente especializado e reconhecido.
As aulas práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru junto ao serviço de Psicologia.

Público-alvo

Psicólogos e estudantes de Psicologia a partir do 6º período.

Mestre

Andressa Marianne Salles Engelmann

Coordenação

Graduada em Psicologia pela UFPR (1998), especialização em Psicologia da Saúde (2000), Mestre em Psicologia da Infancia e Adolescencia pela UFPR (2003). Psicóloga Clínica e Professora Universitária (FEPAR, FACEL), atualmente é professora da PUCPR dos cursos de Psicologia, Medicina e American Academy Health, e cursos de pós-graduação em Psicologia e Saúde. Tem como temas de estudo o desenvolvimento humano, e as relações dos indivíduos com seus processos de saúde e doença.

ana-laura-silveira-brauner

Ana Laura Silveira Brauner

Docentes

Psicóloga com especialização em Psicologia Hospitalar com ênfase em Oncologia, pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde, concluído pela Universidade Federal de Pelotas / RS. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é psicóloga hospitalar no Hospital Universitário Cajuru, atua também em consultório particular.

Mestre

Andressa Marianne Salles Engelmann

Docentes

Graduada em Psicologia pela UFPR (1998), especialização em Psicologia da Saúde (2000), Mestre em Psicologia da Infancia e Adolescencia pela UFPR (2003). Psicóloga Clínica e Professora Universitária (FEPAR, FACEL), atualmente é professora da PUCPR dos cursos de Psicologia, Medicina e American Academy Health, e cursos de pós-graduação em Psicologia e Saúde. Tem como temas de estudo o desenvolvimento humano, e as relações dos indivíduos com seus processos de saúde e doença.

Camila Maia de Oliveira Borges Parana

Docentes

Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia, Mestre em Psicologia pela UFPR, Doutoranda em Psicologia pela UFPR.

Professora do Curso de Psicologia da PUCPR e supervisora de estágio profissionalizante em Neuropsicologia do Núcleo de Práticas em Psicologia da PUCPR. Atua em consultório particular nas áreas de avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Doutora

Claudia Lucia Menegatti

Docentes

Psicóloga formada pela PUCPR, Especialista em Psicologia Clínica-Behaviorismo (UFPR), Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR) e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR). Atua como Psicóloga Clínica e no Magistério Superior na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com ênfase em Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento.

Doutor

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

flavia-maria-de-paula-soares

Mestre

Flavia Maria de Paula Soares

Docentes

Psicóloga, psicanalista, Professora Universitária de Psicologia PUCPR, Tutora da Residência Multidisciplinar da Saúde do Idoso (Hospital Universitário Cajurú – HUC PUCPR. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, Doutora em filosofia- filosofia da psicanálise. Autora do libro: Envelhescência: o trabalho psíquico na velhice (Ed. Appris)

Graziela Sapienza

Docentes

Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Experiência em atendimento clínico e com programas preventivos nos campos de educação e saúde atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.

larissa-priscila-de-oliveira

Larissa Priscila de Oliveira

Docentes

Larissa Priscila de Oliveira Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo. Atualmente é psicóloga hospitalar no Hospital Universitário Cajuru.

maria-eduarda-pianaro-chemin

Maria Eduarda Pianaro Chemin

Docentes

Maria Eduarda Pianaro Chemin: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Positivo. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Itecne e em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe. Atualmente é psicóloga hospitalar no Hospital Universitário Cajuru e no Hospital Vitória. É membro da comissão de Psicologia Hospitalar no Conselho Regional de Psicologia.

Doutora

Mariana Ducatti Horiquini de Almeida

Docentes

Psicóloga (UNAERP, 2011). Especialista em Clínica Comportamental (PSICOLOG, 2013). Mestre (FFCLRP-USP, 2014) e Doutora (FFCLRP-USP, 2018) em Ciências com ênfase em Psicobiologia. Atualmente é Psicóloga do Hospital São Judas Tadeu (Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Amor – Barretos), Coordenadora e Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Barretos e Coordenadora e Docente do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (FACISB).

Patricia Guillon Ribeiro

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999) e mestrado em Psicologia da InFância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento infantil, Psicologia da maternidade, Comportamento Parental, Adesão ao tratamento de doenças crônicas infantis.

renate_brigitte_michel

Renate Brigitte Michel

Docentes

Doutora

Tânia Rudnicki

Docentes

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela PUC/RS. Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pela Capes Foundation Ministry of Education Of Brazil-Brasília/DF – Brazil, no WJCR – William James Center for Research/Portugal), Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA/PT. Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Mestre e Especialista em Psicologia Clínica, com experiência na área da saúde e hospitalar, trabalhando principalmente os seguintes temas: terapia cognitiva (TC); tratamento psicológico com ênfase no comportamento e cognição relacionados à doença crônica, doente renal crônico, adesão, estresse e estressores, auto-eficacia e lócus de controle, Psico-oncologia, Crescimento Pós-Traumático (CPT) em sobrevivente de câncer de mama e Psicologia Positiva. Pesquisadora Associada do Centro de Investigação William James ISPA/PT. Diretora do Itepsa – Instituto de Terapia Cognitiva em Saúde. Possui experiência na área de formação profissional em Psicologia e em prevenção e tratamento psicológico. Livros e capítulos na área, além de artigos publicados. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Psico-Oncologia (Crescimento Pós-Traumático, Suporte Social, Qualidade de vida e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental)

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Início das aulas

Valor do curso

R$ 1.020,00

Status

Inscrições abertas