PROGRAMA SHORT COURSE DE ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE CRÍTICO COM ÊNFASE AO POLITRAUMATIZADO

O objetivo é conhecer o serviço de atendimento de emergência, pré-hospitalar e intra hospitalar no Brasil.
Esta aprendizagem inclui:
1. Observar as condutas no pré-hospitalar e intra hospitalar de serviços de atendimento emergência
2. Realizar a avaliação primária e secundária no pré-hospitalar e intra hospitalar no centro de simulação da PUCPR.
3. Conhecer um Serviço de Unidade de Terapia Intensiva
4. Observar a continuidade do tratamento instituído na Unidade de Terapia Intensiva
5. Discussão de casos clínicos.

Este programa foi desenvolvido para um grupo máximo de 20 estudantes, com formação profissional na área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, entre outros), com foco em profissionais estrangeiros que tenham interesse em conhecer as particularidades da abordagem multiprofissional ao paciente crítico.
Para que o profissional estrangeiro possa concluir sua matrícula, será preciso ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para iniciar as aulas.

Ana Beatriz Costa Silva

DOUTORADO

Maria Heloisa Madruga Chaves

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.