cookie __utmz não existe
CCURSOS

Plurilinguismo e educação global

Esse curso busca formar e preparar professores e gestores para atuar com qualidade na Educação Bilíngue em que o inglês é a língua adicional. O curso vem atender o crescimento da educação bilíngue no país e a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue pelo Conselho Nacional de Educação.

Público-alvo

O curso é proposto para profissionais e estudantes que tenham interesse em ampliar seu conhecimento na área de multilinguismo e ensino plurilíngue, como estudantes e professores, pedagogos, coordenadores e diretores atuantes ou interessados em contextos bi/plurilíngues. Sugere-se conhecimento de língua inglesa nível B2 para a participação no curso.

* Este curso possui 24 horas de atividades assíncronas.

Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de Moraes

Coordenação

Karina Fernandes é Doutora em Estudos Linguísticos pela UFPR (2021). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica do Paraná (2010). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, e coordenadora das Especializações: Multilinguismo e Educação Global e Tradução Profissional. Foi coordenadora adjunta do Puc Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada na Língua Inglesa. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI, metodologias ativas e formação de professores.

Mestre

André Luís de Sant’ana Hedlund

Docentes | Lattes

Ex-bolsista Chevening, Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de Bristol na Inglaterra e Mentor de Programas Bilíngues do Edify. Ele é o atual presidente do Partners of the Americas Goiás e representante do Grupo de Interesse Especial em Mente, Cérebro e Educação do BRAZ-TESOL (MBE SIG) na região Centro-Oeste. André trabalhou como consultor pedagógico e revisor da National Geographic Learning e com formação docente em diversos segmentos. André é professor do curso de pós-graduação em Bilinguismo e Cognição pelo Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH) e ministra cursos livres sobre temas relacionados às ciências do aprendizado e bilinguismo. Sua trajetória conta com um blog sobre neurociência, psicologia e educação e palestras nacionais e internacionais.

Candida Regina Palma

Docentes

Doutoranda em Letras (Estudos Linguísticos – UFPR), Mestre em Letras (Estudos Linguísticos – UFPR) e atual vice-diretora do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Bilíngue e Desenvolvimento de Material Didático de Língua Inglesa.

Selma de Assis Moura

Docentes

Selma Moura é Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pedagoga e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação bilíngue, ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvimento de currículo e formação de professores. Atualmente interessa-se pela educação de crianças de origem imigrante em contextos de crescente diversidade no Brasil, por etnografia da linguagem, sociolinguística e letramentos multilíngues.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

120 horas

Valor do curso

R$ 1.495,00

Status

Inscrições abertas