Pintura sobre tela: Reparos básicos em suporte

Este curso tem como objetivo principal introduzir no mundo da Conservação e Restauração de pintura sobre tela, pessoas que se sentem atraídas pela arte e pela técnica da preservação do patrimônio artístico cultural. Como objetivo específico, busca capacitar pessoas para reconhecer e elaborar pequenos reparos em pinturas sobre telas (suporte).

08/11 – A pintura artística no Brasil: Antecedentes, artistas, características, materiais / Estratos de uma pintura sobre tela / Análises, levantamentos, exames com luzes especiais, cadastramento.
22/11 – Características e problemas de suporte em tela: perfurações, queimas, cortes, fragilizações / Cadastramento, diagnóstico e proposta de intervenção em suporte de tecido danificado (fornecido pelo coordenador do curso) – mapeamento de danos, planificação, preparação de materiais para reparos.
29/11 – Restauração de suporte (tela fornecida): ponte de fios (PVA / Araldite), reforços (tecido, TNT ,lã de vidro) costuras (Paraloid B 72 / araldite) / Relatório de ações e resultados. Feedeback coletivo e individual aos participantes.

O curso é aberto a todos os interessados pela patrimônio pictórico em nosso país e pelas ações de conservação e restauração de suporte em pinturas de cavalete (tela). É ideal para aqueles que querem ingressar no mundo da Conservação e Restauração do Patrimônio.

Mestre

Nancy Valente

Mestre

Nancy Valente

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.