Pintura decorativa – Estudo, reprodução e restauração

Este curso tem como objetivo principal introduzir profissionais no mundo da conservação e restauração de pinturas decorativas, capacitando pessoas para avaliar, reproduzir formas e aplicar estencil na elaboração de pinturas de ambientação. Como objetivo secundário, capacita pessoas para avaliar, produzir máscaras e aplicar estencil em paredes novas e artefatos de madeira.

09/10 – Conceito, materiais e técnicas ao longo da história /Distribuição de tema, estudo de máscaras (estêncil) e encontro de cores.
16/10- Preparo e impressão de suporte / corte e impermeabilização de máscaras.
23/10 – Aplicação de mascaras e acabamento: Traço fino, pintura de detalhes a mão livre, retoques. Entrega e feedback coletivo e individual aos grupos .

O curso é aberto a todos os interessados pela pintura decorativa – seu estudo, reprodução e restauração. Este tipo de pintura surgiu no final do século XIX, e o baixo custo associado à rapidez de sua execução, fez com que a técnica se difundisse rapidamente, embelezando com motivos diversos inúmeras edificações do final do século XIX até o terceiro quartel do século XX. O conhecimento da técnica é fundamental para restaurações de pinturas decorativas, mas pode também ser utilizado para embelezamento de paredes, confecção de mandalas, quadros e outros artefatos de valor estético.

Mestre

Nancy Valente

Mestre

Nancy Valente

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.