Patrimônio escultórico no Brasil: cadastramento, diagnóstico e reparos básicos (suporte e policromia)

Este curso tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do patrimônio escultório no Brasil entre os séculos XVI e XIX, bem como discutir as bases gerais relacionadas a critérios de manutenção e intervenção em peças policromadas confeccionadas em materiais diversos.

O curso é aberto a todos os que desejam conhecer um pouco mais sobre o universo do patrimônio escultórico religioso no Brasil entre os séculos XVI e XIX, e as medidas preventivas e interventivas para a sua preservação – artistas, materiais, técnicas construtivos, degradações e reparos emergenciais.

Mestre

Nancy Valente

Mestre

Nancy Valente

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.