Nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos

Apresentar e avaliar de forma objetiva os aspectos regulatórios relacionados à nova normativa para rotulagem nutricional de alimentos, publicada pela Anvisa em outubro de 2020, preparando os profissionais e consultores para o desenvolvimento e adequação dos rótulos.
Os temas de estudo do curso serão:
– Apresentação das legislações vigentes sobre rotulagem nutricional de alimentos.
– Análise da nova normativa sobre rotulagem nutricional publicada pela Anvisa – motivação, objetivo, prazos e alterações.
– Desenvolvimento dos cálculos para a nova simbologia de rotulagem nutricional frontal e nova Tabela de Informação Nutricional.
– Avaliação das alterações nas regras atuais para a declaração das alegações nutricionais.
– Criação das fichas de rotulagem para padronização de processos nas empresas, contemplando normas das Anvisa, MAPA, INMETRO entre outros.
As aulas serão por webconferência e ao vivo.
Fique atento ao seu email (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Público-alvo

Estudantes de graduação e profissionais que atuam ou desejam atuar no desenvolvimentos de rótulos para produtos alimentícios, como engenheiros de alimentos, nutricionistas, farmacêuticos, engenheiros químicos, químicos, entre outros; profissionais de Assuntos Regulatórios e P&D em indústrias alimentícias; consultores das empresas de alimentos e o público em geral interessados no tema.

Doutora

Marcia Rapacci

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1992, é professora nos cursos de graduação em Biotecnologia, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Gastronomia e Medicina Veterinária e dos cursos de pós-graduação em Biotecnologia: da Ciência ao Mercado e Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicada a Produtos de Alimentos da PUCPR. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso dos curso de Engenharia de Alimentos e Gastronomia. É líder e membro do grupo de pesquisa Conservação e Desenvolvimento de alimentos desde 1995. Tem experiência na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, atuando nas áreas análise de alimentos, tecnologia de laticínios, vegetais, embalagens e desenvolvimento de alimentos. Coordena do curso de pós-graduação em Fabricação de queijos artesanais e finos aplicados à gastronomia. É membro da equipe técnica do Grupo de Articulação da Rota Estratégica da Indústria Paranaense – Alimentos Funcionais dos Observatórios SESI/SENAI/IEL desde 2005. Tem atuado em projetos de desenvolvimento de produtos lácteos, queijos maturados por cultura de superfície, especialidades lácteas gourmet, alimentos funcionais e alimentos para fins especiais. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP – Turma II)

Doutora