Metodologia ativa na aprendizagem – Módulos 3 e 4

Atualização na aprendizagem através de Metodologias Ativas.

Este curso é destinado a professores de Ensino Fundamental ao Superior, profissionais que trabalham com ensino/formação em diferentes organizações e estudantes cursando graduação e pós-graduação na área.

Abordagem de contextos reais e Aprendizagem colaborativa

Ementa: Esta oficina é destinado a professores do ensino fundamental ao superior e profissionais que trabalham com ensino/formação em diferentes organizações. Os participantes discutem as bases da metodologia Problem based learning (PBL) a partir de seus conhecimentos prévios sobre fatores que influenciam positivamente o aprendizado e a formação de um profissional competente, experienciam uma sessão de abertura de um tutorial do PBL com os cinco primeiros passos iniciais, vivem os papéis (estudante, relator e coordenador) e ampliam seus conhecimentos sobre a metodologia pesquisando os objetivos de aprendizagem durante o passo 6 no intervalo até o próximo encontro. Ao final desta sessão são capazes de elencar as bases conceituais, fortalezas e fragilidades da metodologia e os fatores indispensáveis para que ela possa ser corretamente utilizada.

“Método 300”

Ementa: Esta oficina é destinada a professores do ensino fundamental ao superior e profissionais que trabalham com ensino/formação em diferentes organizações. Os participantes desenvolvem estratégias de metodologia colaborativa, despertando o olhar para as dificuldades de aprendizagem dos pares. Ao final, são capazes de elencar os objetivo do método, suas vantagens diante das dificuldades de aprendizagem, bem como aplicar estratégias para realização e adaptações necessárias para articulações com outras metodologias ativas.

Aprendizagem ativa através de contextos reais.

Ementa: Esta oficina se destina aos professores que realizaram a primeira parte da oficina de PBL. Neste módulo os participantes realizarão o passo 7 de uma sessão tutorial (compartilhamento de informações), incluindo auto-avaliação, avaliação interpares, do estudante e do tutor durante a sessão tutorial. Após o encerramento da sessão tutorial, os participantes criarão objetivos de aprendizagem de níveis elevados da taxonomia de Bloom e respectivos problemas e discutirão cenários possíveis para utilização da metodologia em seus locais de trabalho.

Project Based Learning (PjBL)

Ementa: Esta oficina é destinada a professores do ensino fundamental ao superior e profissionais que trabalham com ensino/formação em diferentes organizações. Os participantes discutem, experienciam, analisam e praticam o ensino com a aprendizagem colaborativa e participativa, por meio da “aprendizagem baseada em projeto (PjBL)” na qual os estudantes identificam um sentido para buscar e selecionar informações, relacionar o que encontram com o que já têm, compartilhar ideias e achados com os colegas e professores, agir e interagir para chegar ao objetivo em que há um produto tangível como resultado. Ao final, são capazes de planejar diferentes atividades de aprendizagem cooperativa e aplicar o método Project Based Learning (PjBL) em situações autênticas.

Vania Aparecida Terra Malachias

Angela Maria Pelizer de Arruda

Docentes | Lattes

Evelin Massae Ogatta Muraguchi

Mestre

Paulo Henrique Maravieski Brambilla

Câmpus Londrina

O Câmpus Londrina da PUCPR iniciou suas atividades acadêmicas em 2002, oriundo da interação e acolhimento pela comunidade da região. A interação se fortalece cada vez mais, por meio da ação direta dos cursos de Graduação e Especialização nas diversas áreas de atuação, sempre em sintonia com os rumos da cidade.

Por meio dos serviços oferecidos à comunidade, a PUCPR insere no cotidiano de Londrina a marca de uma Universidade reconhecida nacional e internacionalmente pela sua tradição e excelência. Um comprometimento com a evolução que transforma a vida de estudantes e vai além das salas de aula, chegando ao dia a dia da população da região.

Conheça o Câmpus

Londrina - Câmpus Londrina

R$ 260,00 (estudantes PUCPR e estudantes matriculados nos módulos anteriores deste curso) e R$ 360,00 (comunidade externa)