Madeira em bens patrimoniais: espécies, características, degradações

Este curso tem como objetivo principal contribuir na construção do conhecimento acerca da madeira, um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, e que foi empregada de forma abundante em nosso país nas construções arquitetônicas, nos objetos de arte e nos artefatos utilitários. Como objetivo específico, busca capacitar o olhar para a percepção das diferentes especies de madeira, suas características, indicações de usos, diferentes tipos de ataque biológico aos quais ela está exposta, e as formas de tratamento possíveis para barrar processos de degradação – medidas de conservação.

Curso aberto a todos que desejam conhecer um pouco mais sobre a madeira, seus usos, características e degradações biológicas.

Mestre

Nancy Valente

Mestre

Nancy Valente

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.