CCURSOS

LAW INTERNATIONAL PROGRAM – LIP ( Módulo Foundations ) – (Terça e Quinta)

O ” Law International Program” da Escola de Direito da PUCPR abre espaço para a conscientização de que a verdadeira compreensão do mundo e do seu povo só vem da exposição às realidades da vida em diferentes culturas. Assim, sou objetivo é desenvolver o intelecto do estudante em várias disciplinas, bem como habilidades essenciais para a vida, capacidades profissionais e aspectos-chave de seu caráter pessoal. Tendo em vista o perfil do estudante, o curso visa multiplicar experiências que desenvolvam uma visão globalizada e integrada a uma ação capaz de usar ferramentas empreendedoras para transformar a sociedade. Portanto, tem foco no estabelecimento de metas e planejamento da formação discente e profissional, a partir de uma visão empreendedora, com vistas ao desenvolvimento de um plano de carreira individual para o mercado internacional.

Público Alvo

O curso é direcionado aos estudantes de graduação da PUCPR e de outras IES e profissionais (Advogados, membros do Ministério Público, Magistratura ou Professores de Graduação e Pós graduação) que tenham interesse em desenvolver competências globais visando uma carreira internacional.

Metodologia: Sua experiência global no LIP inclui as seguintes categorias de aprendizado específico:

  1. Disciplinas em inglês
  2. Mentoria
  3. Pesquisa e Extensão
  4. Aplicação Prática simulada
  5. Imersão internacional (Short Courses, International Semester, PUCPR International Exchange – cursos complementares ao LIP com pagamento não incluído na mensalidade – para mais informações pelo site: internacionalizacao.direito@pucpr.br)

 

Disciplinas:

Aulas de conteúdo atualizado e global com horas presenciais e horas não presenciais – hands on com metodologias ativas em ambiente acadêmico 100% em inglês, composto de disciplinas nas áreas de Resolução de conflitos; Direito Econômico e desenvolvimento; Direito Socioambiental, sustentabilidade e tutela de direitos e Direito comparado. Não é exigido Certificado de proficiência em língua inglesa TOEFL/ TOIEC, no entanto, os participantes do curso devem ter conhecimento intermediário da gramática e da capacidade de compreensão da língua inglesa.

 

Ementas das Disciplinas do LIP – Law International Program:

1. Legal English: A disciplina objetiva familiarizar o estudante com termos jurídicos e redação técnica em inglês. O curso tem forte ênfase na leitura e produção de textos e serve como introdução ao sistema jurídico norte-americano. /

2.Comparative Constitutional Law: O curso tem como objetivo analisar o fenômeno da comparação entre Constituições de diferentes países, examinando criticamente conceitos como “migração de ideias constitucionais”, “transplantes jurídicos”, o “uso do Direito estrangeiro por Cortes Constitucionais”, entre outros./

3.Comparative Study of the Common and Civil Law: Formação, fontes, estruturas estatais, produção e execução das leis, federalismo, sistemas judiciais (tribunais e juízes), princípios de interpretação legal (constituição, legislação, stare decisis, precedentes, common law e equity).

4. Dialogues on Human Rights: O curso tem como objetivo instrumentalizar para compreensão do que são os direitos humanos. Parte-se da análise do sistema onusiano para compreender os sistemas regionais, especialmente por meio de suas decisões. O curso fornece instrumentos para a compreensão do papel de diferentes atores para concretizar direitos humanos.

Para Alunos PUCPR, Ex-Alunos, Alumni, favor incluir documentação comprobatória no campo anexo.

Ex.: Cópia da Carteirinha, Declaração de Matricula ou Diploma.

 

 

 

Doutora

Luciana Drimel Dias

Coordenação | Lattes

Daniel Wunder Hachem

Docentes | Lattes

Professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Curso de Especialização em Direito Administrativo do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Membro do Foro Iberoamericano de Direito Administrativo. Coordenador Executivo, pelo Brasil, da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo. Membro do NINC – Núcleo de Investigações Constitucionais do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Editor Acadêmico da A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional (Qualis B1 – Área de Direito/CAPES). Advogado.

Danielle Anne Pamplona

Docentes | Lattes

Professora Titular da Pós-Graduação e da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientadora de estágio Pós-doutoral, Doutorado e Mestrado. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1995). Tem experiência profissional na atuação junto à Organização Não Governamental de Micro Crédito e em Escritório de Advocacia, onde atua na Administração e na área empresarial. 

Mestre

Guilherme Freire de Melo Barros

Docentes | Lattes

Doutor

Helena de Toledo Coelho

Docentes | Lattes

Doutor

Jair Lima Gevaerd Filho

Docentes | Lattes

Mestre

Juliana Ferreira Montenegro

Docentes

Doutor

Paulo Otávio Mussi Augusto

Docentes

Doutor em Administração de Empresas, 2006, pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil. Áreas preferenciais de atuação: Estratégia Empresarial, Teoria das Organizações, Prática Estratégica, Análise Institucional. Grupo de Pesquisa: Administração Estratégica (GPAE).

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

180 horas

Valor do curso

Não informada

Status

Inscrições abertas