CCURSOS

LIP – LAW INTERNATIONAL PROGRAM – MÓDULO DIRECTION

Descrição

O LIP é um Programa de Extensão semipresencial, com duração de um ano e meio e ofertado em estrutura modular e flexível. Tem como objetivo preparar sua formação acadêmica com disciplinas em ambiente 100% em inglês nas áreas de Gestão de Conflitos, Direito Econômico, Direito Socioambiental, Direitos Humanos e Sustentabilidade e Direito Comparado, bem como possibilita elaborar um plano de carreira no contexto internacional por meio da Mentoria, oferece atividades optativas bem como imersão internacional. O Programa se destina aos estudantes da graduação e pós-graduação da PUCPR e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como profissionais da área jurídica (advogados, juízes, promotores, etc) e profissionais de áreas afins às disciplinas ofertadas.

Maiores informações: https://www.pucpr.br/law-international-program-lip/

 

O que é o Módulo DIRECTION?

No Modulo Direction as disciplinas e atividades são ofertadas a fim de lhe direcionar nas áreas de concentração internacionalizadas do Direito estruturadas no LIP, além de lhe possibilitar o desenvolvimento de uma comunicação de forma mais eficaz dentro de um mercado globalizado.

 

Posso cursar o Direction antes do Foundations?

Sim, o LIP é um Programa Modular, qualquer módulo poderá lhe proporcionar a compreensão da visão internacional do Direito sendo que não há pré-requisitos para os Módulos. Você escolhe o Módulo de acordo o seu interesse nas disciplinas ofertadas. Como o Programa é modular você pode escolher iniciar em qualquer dos 3 Módulos.

 

Disciplinas do Módulo DIRECTION:

1.Fundamentals of Mediation: Entender a importância e aplicabilidade das formas consensuais de resolução de de conflitos. Princípios das ADRs, espécies e diferenças. Uma introdução à Mediação, Negociação e Conciliação. Entender o Papel do Mediador, Negociador e Advogado e traçar critérios para sua atuação. Panorama do processo de Mediação e Sessões Simuladas de Mediação;

2.Fundamentals of Arbitration: Introdução à Arbitragem: conceito, princípios, tipos (doméstico e internacional). Análise da instituição. Cláusula compromissória, lugar da arbitragem, escolha da câmara, escolha dos árbitros. Execução das decisões arbitrais e Convenção de Nova York. Arbitragem no Brasil,

  1. Economic Analysis of Law: História da Análise Econômica do Direito; racionalidade limitada; assimetria informacional; Nova Economia Institucional; dependência de trajetória; economia dos custos de transação; análise econômica do contrato,

4.International Contracts: Contratos internacionais: conceito, características; aspectos culturais; lei que rege o contrato; soft law; UPICC; CISG; cláusulas padrão em contratos internacionais; redação de contratos.

  1. Mentoria: Juntamente com as disciplinas cursadas a Mentoria é uma das atividades compreendidas no LIP e desenvolvida com profissionais experientes e atuantes no mercado. A partir do contato com seu mentor você estabelecerá com ele um relacionamento acadêmico que deve estar baseado em confiança, confidencialidade e responsabilidade reciprocos. Você vai ser estimulado à percepção de como a mentoria pode desenvolver sua capacidade crítica, por meio da reflexão sobre projeto profissional e hipóteses de atuação, considerando os contextos social, econômico e geopolítico, na perspectiva internacional. Ao final, o Mentorado é capaz de elaborar um plano individual de ação para atuação na sua carreira internacional.

 

Por que fazer o LIP na PUCPR?

Porque é um programa pioneiro e inovador que só a PUCPR lhe oferece porque desenvolve uma expertise de 20 anos na trilha da internacionalização.

Com disciplinas atuais e globalizadas e a proposta de elaborar um plano de carreira no contexto internacional, o LIP pretende desmistificar a ideia de que não é possível internacionalizar os temas da área do Direito e busca gerar oportunidades de carreira no mercado nacional e internacional com possibilidade de IMERSÃO INTERNACIONAL que o estudante do LIP pode fazer customizado no seu tempo: a) em cursos de extensão de curta duração, b) intercâmbios de um a dois semestres no Exterior, c) cursos de extensão com professores estrangeiros no Brasil ou d) Mestrado profissionalizante para aqueles já graduados.

  1. a) Short Courses: Além das disciplinas cursadas na PUCPR, você tem a oportunidade de participar dos Short Courses que são Programas de verão e inverno em cidades como: Malibu, Hartford (Connecticut), Lisboa, Porto, Roma, Firenze, Paris, entre outros.
    b) International Semester: Você também pode fazer intercâmbio em mais de 200 Universidades parceiras em vários países, sem custo adicional para os estudantes da graduação PUCPR.
  2. c) PUCPR International Exchange Além disso, existe um contato constante com professores estrangeiros visitantes, novas metodologias e networking em Cursos de Extensão e Workshops na Escola de Direito PUCPR o PUCPR International Exchange
  3. d) Programa de LL.M (Master of Laws) cursado na UCONN (University of Connecticut) que se trata de um diploma de pós graduação em Direito reconhecido internacionalmente para os profissionais do Direito que almejam uma carreira internacional. O LL.M também é um preparatório para o Bar Association (correspondente a OAB no Brasil) que possibilita a atuação profissional no mercado de advocacia norte-americano.

 

Módulos LIP:

Os Módulos do LIP estão estruturados para lhe permitir que você possa construir relacionamentos com colegas e se sentir parte do programa. Independentemente de qual Módulo você escolha, as 16 disciplinas no total (4 disciplinas em cada um dos 3 semestres) fornecem a amplitude do conhecimento que será sua base acadêmica para uma visão internacionalizada do Direito.

O LIP está compreendido em 3 Módulos a serem cursados no Brasil: Módulo Foundations, Módulo Direction e Módulo Focus.

O Módulo Horizons é a imersão internacional que você pode cursar no Exterior ou nos Cursos de Extensão com professores estrangeiros na PUCPR.

 

Perfil do Egresso

O profissional desenvolve competências essenciais para o desenvolvimento de sua capacidade crítica, por meio da reflexão sobre projeto profissional e hipóteses de atuação, considerando os contextos social, econômico e geopolítico, na perspectiva internacional Além de  pensar e comunicar de forma mais eficaz e multidimensional a par da experiência e vivência da internacionalização do Direito.

O egresso terá duas certificações:

| NO BRASIL
Certificação dos Módulos de Extensão Internacional: cada módulo é certificado
Certificação em Law International Program: 3 Módulos de Extensão no Brasil + Imersão internacional

| NO EXTERIOR
Certificação internacional pela Universidade parceira (imersão internacional)

 

Mercado de atuação

O contexto atual do mercado se caracteriza pela elevada complexidade e concorrência. Por isso as organizações precisam, constantemente, trabalhar de modo eficiente, inclusive no que se refere às questões jurídicas e da gestão de conflitos.

O LIP possibilita a internacionalização do seu currículo gerando um potente diferencial de mercado porque é possível desenvolver importantes habilidades como pesquisa e estudo de casos comparados, oratória, estratégias e planejamento da carreira em um ambiente internacionalizado. Estas são ferramentas fundamentais para gerar, acima de tudo, empregabilidade num mundo cada vez mais complexo e transcultural.

Público Alvo

Estudantes de graduação da PUCPR e de outras IES e profissionais que tenham interesse em desenvolver competências globais visando uma carreira internacional.

Docente Luciana Drimel Dias.

Luciana Drimel Dias

Coordenação | Lattes
Docente Helena de Toledo Coelho.

Doutor

Helena de Toledo Coelho

Docentes | Lattes

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

180 horas

Valor do curso

Não informada

Status

Inscrições abertas