Introdução à Ciência de Dados

O curso de Introdução à Ciência de Dados visa atender à demanda do mercado de profissionais, que sejam capazes de desenvolver soluções para análise e reconhecimento de padrões sobre grandes volumes de dados, apoiando assim o processo de tomada de decisões. Durante os três meses de curso, o estudante será introduzido aos fundamentos de programação através da linguagem de programação Python para realizar análise estatística, pré-processamento, análise de dados, e aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina para solução de problemas reais.

Os principais temas abordados no curso são:

– Programação na linguagem Python (do básico ao avançado)
– Carregamento e tratamento de dados com Pandas
– Cálculos de estatísticas com Numpy
– Correlações
– Visualização de dados com Seaborn e Matplotlib
– Análise exploratória de dados
– Pré-processamento e Seleção de Características
– Classificação e agrupamento
– Aplicação de Machine Learning para solucionar problemas reais

Esse curso é ideal para estudantes e profissionais de diversas áreas que desejam ingressar na carreira de cientista de dados. Esse curso não possui pré-requisitos, pois fornece os fundamentos necessários de lógica de programação, estatística e aprendizagem de máquina.

Docente Vilmar Abreu Junior.

Vilmar Abreu Junior

Coordenação | Lattes

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (2011), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016), Doutorado em Informática pela PUCPR (2019). Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão.

Docente Eduardo Kugler Viegas.

Eduardo Kugler Viegas

Docentes | Lattes

Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui mestrado e doutorado em informática também pela PUCPR. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Ao longo de sua carreira, atuou no âmbito de sistemas distribuídos, com ênfase em segurança de sistemas, computação em nuvem, aprendizagem de máquina e big data. Seu trabalho resultou em registro de patente, e também na publicação de diversos artigos em conferências internacionais e periódicos em revistas de relevância mundial.

Jean Paul Barddal

Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), onde foi agraciado com o prêmio Marcelino Champagnat de mérito acadêmico; mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015), e doutorado pela mesma instituição em 2018. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisador associado do Advanced Institute for Artificial Intelligence, onde realiza pesquisa na área de mineração de dados e aprendizagem de máquina como nos seguintes temas: mineração de fluxos de dados, classificação, regressão, agrupamento, mudança de conceito, seleção de atributos e mineração de processos.

Docente Vilmar Abreu Junior.

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.