Interpretando o Brasil atual por meio de imagens

Em uma sociedade visual, é preciso aprender a ler e interpretar imagens contemporâneas – de fotografias a gifs – para que se possa desenvolver e exercer senso crítico. Com recorte para o Brasil no século XXI, tentaremos decifrar as mensagens visuais propagadas para a formação do imaginário coletivo da população. Neste curso, serão apresentadas metodologias de leitura e interpretação de imagens, as quais serão praticadas em grupo durante os encontros. Por fim, o curso conectará a experiência estética de leitura e interpretação de imagens aos conceitos de empatia e educação em direitos humanos.

Público-alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas do conhecimento. Público em geral.

Doutora

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Direito – UNICURITIBA (1990), graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas e professora das disciplinas de Teoria dos Direitos Humanos e História dos Direitos Humanos. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em História na PUCPR entre os anos de 2008-2015 e da Especialização em História Social da Arte (2009-2016). É membro do projeto DIAITA – Patrimônio Alimentar da Lusofonia – na área de história e cultura da alimentação da Universidade de Coimbra desde 2014. É professora convidada da Universidade Católica de Moçambique para o Doutorado em Humanidades. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação, diferenciação social, comportamento adequado e boas maneiras; alimentos, símbolos, civilização; e processo civilizador e direitos humanos. Membro do Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 2017. Membro da Comissão Consultiva das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa desde 2017 (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisas: História, Cultura e Política junto ao Cnpq desde 2009.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.