CCURSOS

Inteligência Artificial no Jornalismo

Objetivo Geral: Atualizar os atuais e futuros profissionais de área de comunicação sobre conceitos, cenários atuais, metodologias e tecnologias utilizadas.

Objetivo Específico: Apresentar o conceitos de IA; Conhecer a estrutura do raciocínio em IA; Conhecer o cenário atual da IA no jornalismo (Redação, pesquisa web, imagens, bando de dados); Apresentar ferramentas com exemplos para utilização no jornalismo.

Público Alvo

Alunos, egressos na área de comunicação ou interessados em atualizar seus conhecimentos com novas tecnologias.

Silvio Bortoleto

Docentes

Profissional há 30 anos na área de sistemas e suporte a decisão, formação em Engenharia Civil (UFPR), Ciências Contábeis (FESP-PR), Mestrado em informática Aplicada (PUC-PR), o trabalho compreendeu integração de bancos de dados ( com auxílio de IA), Doutorado em Sistemas de Alto Desempenho (UFRJ/COPPE), o trabalho compreendeu Criar modelo de Mineração de Dados com Ontologia (com auxílio de IA). Trabalhou 15 anos no HSBC na área de Sistemas sendo 7 anos como suporte do DBA, modelagem de aplicações, datawarehouse e suporte a decisão. Trabalhou 7 anos na GW Informática, consultoria em sistemas e projetos de suporte a decisão, com trabalhados efetuados na Copel, Sanepar, Secretaria da Agricultura, Codapar e demais empresas governamentais. Consultorias em sistemas e suporte a decisão em empresas como Bosch, HAfelle, Durli Couros, Clínicas Especializadas, Banco HSBC/Bradesco, BRQ. Nos últimos 2 anos trabalhou como Pesquisador doutor na FIEP no Observatório, em modelos para suporte a decisão, datawarehouse, bem como as ferramentas Microsoft como Integration Service, Analisys Service, Power BI entre outras ferramentas, e na implementação de Inteligência Artificial em processos e criação de robôs.
Atua como professor há 20 anos, ná área de TI, coordenador durante 8 anos dos cursos de especialização na área de TI por 8 anos na Universidade Positivo, sendo o primeiro a criar o Curso de BI no sul do país, entre tantos outros cursos. Atualmente ministra aulas na Unicesumar e Fael, participando de grupos de pesquisa em Sistemas e Inteligência Artificial. Ministrou várias disciplinas em diversos cursos de MBA e especialização na PUCPR, Universidade Tuiuti, Universidade Federal do PAraná entre outras instituições de ensino.

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

24 horas

Valor do curso

R$ 798,00

Status

Inscrições abertas