II Seminário de Educação e Pesquisa em Direitos Humanos: uma aproximação à pesquisa empírica

Familiarizar os participantes com os procedimentos e estratégias de pesquisa científica em direitos humanos, especialmente empírica, por meio da participação em seminários dialogados a serem conduzidos por pesquisadores e pesquisadoras já graduados que estão no curso de um projeto de pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado, etc.).

Pesquisadores em formação, principalmente estudantes dos cursos de graduação do câmpus Maringá da PUCPR, em especial aqueles que desenvolvem projetos de iniciação científica, o que também envolve estudantes de Ensino Médio participantes do PIBICJr.

Doutor

Marco Alexandre de Souza Serra

Possui Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Pós-Graduação (especialização) em Ciências Sociais também pela UEM. É mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutor em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), além de Pós-doutor em criminologia pela Universidad Nacional del Litoral (UNL/Argentina). Pesquisador nos campos da Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direitos Humanos e História da Questão Criminal. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenando o Núcleo de Direitos Humanos (câmpus Maringá) da mesma universidade.

Beatriz Elena Barud Silva

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá