CCURSOS

Identidades e Alteridades

Objetivo Geral:

Subsidiar o processo de implementação do Ensino Religioso não-confessional, por meio do aprofundamento teórico-metodológico do seu currículo estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivos Específicos:

1. Compreender os fundamentos epistemológicos do Ensino Religioso não confessional.

2. Conhecer o currículo do Ensino Religioso presente na BNCC, suas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.

3.Apropriar-se dos fundamentos metodológicos do Ensino Religioso, com vistas ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem na educação básica

Público-alvo

Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Professores (as) de Ensino Religioso;

Estudantes e pesquisadores da área de Ciências da Religião;

Demais pessoas interessadas na área do Ensino Religioso e das Ciências da Religião.

 

 

  • Este curso possui 4 horas de atividades assíncronas.

DOUTORADO

Clelia Peretti

Coordenação

Doutora em Teologia (Faculdades EST). Pós-doutorado em Fenomenologia (Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense – Roma). Mestre em Educação (PUCPR). Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado e do Bacharelado em Teologia (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero, Educação (PUCPR).

Simone Riske Koch

Docentes

Possui graduação em Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso (2000) e Pedagogia (2002), especialização em Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso, Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (2006), doutoranda em no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. Atualmente é Professora na FURB. Membro do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento – GPEAD/FURB. É sócia fundadora da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina ASPERSC, e sócia do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – FONAPER. Atuou como especialista da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Ciências da Religião (CNE). Coordenou a Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso – RELER/FONAPER. Assessorou várias Secretarias de Educação na elaboração de suas propostas curriculares ou diretrizes, destaque para o Currículo Base da Educação Infantil do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso e Diversidade Cultural e Religiosa, atuando principalmente nos temas: diversidades; formação de professores, diretrizes e metodologias do e para o Ensino Religioso; estágio e práticas pedagógicas.

Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

20 horas

Valor do curso

R$ 70,00

Status

Inscrições abertas