Green Supply Chain Management

Objetivo do Curso: Proporcionar aos participantes, uma visão apurada dos processos relacionados ao Green Supply Chain Management com foco em reestruturação de processos utilizando os conceitos da cadeia de suprimentos sustentável.
Ao final do aprendizado, os participantes serão capazes de:
– Reavaliar a utilização de recursos naturais, geração de resíduos e desperdícios.
– Desenvolver indicadores de sustentabilidade na gestão recursos.
– Conhecer as oportunidades do mercado para produtos gerados de forma sustentável.
– Avaliar o ecodesign e seus benefícios na gestão sustentável de recursos.
Os temas de estudo do curso serão:
– Novos conceitos organizacionais: técnico e ecológico;
– Ecoeficiência e créditos de carbono;
– A sustentabilidade na cadeia de suprimentos;
– Indicadores de desempenho verdes;
– Modelagem de cadeias de abastecimento sustentáveis;
– Instituições not-for-profit;
– Desafios na cadeia de suprimentos sustentável;
– Dinâmicas da logística verde e sua importância para o meio ambiente e sociedade.
As aulas serão remotas e ao vivo pelo ambiente virtual da PUCPR  (plataforma Balckboard Collaborate Ultra).
Fique atento ao seu e-mail (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Público-alvo

Profissionais com interesse em ampliar seus conhecimentos quanto ao desenvolvimento de cadeias de suprimentos sustentáveis que minimize os impactos ambientais com a redução da utilização de recursos naturais e reaproveitamento de materiais.

Doutora

Mariana Grassi Noya

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Mestrado em Agronomia/Produção Vegetal, pela Universidade Federal do Paraná (2012). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia/Produção Vegetal da UFPR (2018), com pesquisas voltadas à substratos alternativos e fisiologia de vegetações rústicas adequadas ao cultivo em sistemas de telhados verdes extensivos, focando em fitorremediação. Experiência em desenvolvimento e execução de projetos paisagísticos, com enfoque na utilização de plantas nativas buscando um paisagismo ecológico. Interesse em estudos com espécies ameaçadas de extinção e preservação dos ecossistemas. Atualmente ministra as disciplinas de Botânica e Fisiologia Vegetal para os cursos de Agronomia. Biotecnologia e Ciências Biológicas, e Plantas ornamentais, parques e jardins para Agronomia, na PUC PR, Campus Curitiba.

Mestre

Roberto Jerger Fialkovits

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, Mestre em “Business Administration” pela Florida Christian University (Florida – USA), MBA Executivo pela BBS Business School (Brasil) e pela University of Richmond (Virginia – USA), pós-graduado em Engenharia de Produção de Papel e Celulose pela Faculdade de Química Oswaldo Cruz, Extensão em Administração de Produção pela FGV e Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz. Desenvolveu sua carreira em empresas de mídia, alimentos e bebidas. Possui larga experiência em negociações internacionais, cadeia de suprimentos, logística internacional e processos de aquisições. Trabalhou na Expand Group no cargo de COO, atuando no segmento de bebidas e alimentos; no Grupo: “O Estado de S. Paulo” (constituído por cinco empresas), como Diretor de Suprimentos Corporativos, e no Grupo Abril, gerenciando processos de produção. Fundador da South America Connection “Consultorias, cursos e Treinamentos”. É Professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, do ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia no Mercosul Paraná) e da BBS Business School em Angola / África. Ministra palestras no Brasil e exterior em Indústrias, Cooperativas Agrícolas, Distribuidores de defensivos agrícolas, Instituições Militares, Instituições de Ensino Superior e Associações Corporativas. Autor do livro “A logística Empresarial em apoio às operações Militares” Editora Laços e Coautor do livro “Transformando pela Gestão” pela Editora FGV

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.